SEGS Portal Nacional

Demais

Empresas buscam engajamento em acontecimentos da cultura pop

  • Segunda, 04 Abril 2022 10:02
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Lara
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Tatiana Fanti, empresária e fundadora da Escola Prima Donna, revela que memes se tornaram comuns nas mídias sociais de companhias e startups, mas recomenda cautela em alguns casos

Durante a última cerimônia de premiação do Oscar, atores, diretores e os próprios filmes saíram dos holofotes e deram lugar ao tapa de Will Smith em Chris Rock, após uma piada direcionada à esposa do ator durante o evento. O assunto rapidamente se espalhou pelas redes sociais, gerando memes e discussões na internet.

Muitas empresas utilizam as plataformas digitais para interagir com seu público, seja em publicações institucionais ou pegando carona em grandes acontecimentos da cultura pop para criar memes em busca de engajamento. E nesse caso não foi diferente.

Para Tatiana Fanti, empresária e fundadora da escola de empreendedorismo e comunicação para mulheres Prima Donna, o sucesso desse tipo de conteúdo está diretamente ligado a como ele é recebido pelos usuários. “Em tempos de crise, com pandemia e guerras, os memes tornam as coisas mais leves e, mesmo que seja por apenas um momento, trazem uma sensação de bem-estar e divertem as pessoas”, relata.

Para a empreendedora, alguns fatores são responsáveis pela popularização desse tipo de publicação no meio comercial. “Além da facilidade de ser produzido, ele ajuda a entrar na bolha desse conteúdo viral, aumentando o seu alcance com o uso de hashtags e outras técnicas. Os memes também têm a capacidade de gerar mais engajamento na página, já que a probabilidade de interações em uma piada é muito maior do que em posts sobre os serviços que você oferece”, pontua.

No entanto, é necessário ter cautela ao apostar nesse tipo de postagem, sempre levando em consideração os fatores legais e morais antes de publicá-las. “A questão legal se aplica, principalmente, ao uso de imagens de alguém de forma indevida, enquanto a parte moral diz respeito diretamente ao conteúdo, que pode, de alguma maneira, ser ofensivo para algumas pessoas, como o caso da própria esposa do Will Smith em relação a piada do comediante Chris Rock”, revela Tatiana.

Jada Pinkett Smith, apresentadora, atriz, cantora e esposa de Will Smith sofre de alopecia. A artista aderiu ao visual careca após descobrir a condição que desencadeia a perda de cabelo entre homens e mulheres, mas foi alvo da piada do comediante justamente por este motivo, fato que desencadeou toda a confusão que foi televisionada mundialmente durante a premiação.

De acordo com a empresária, as publicações precisam estar alinhadas aos valores institucionais das empresas, que não podem ser deixadas de lado em detrimento da busca por engajamento. “Se você for analisar friamente, ao fazer uma brincadeira com a imagem de um tapa, você está compactuando com aquela situação. Se sua empresa se posiciona contra a violência, automaticamente você está se contradizendo ao realizar esse tipo de postagem”, alerta.

Para remar contra a maré, Tatiana revela que uma das saídas pode ser a empatia em relação às pessoas que sofrem com o mesmo problema de Jada. “Um nutricionista, por exemplo, pode usar esse acontecimento para explicar como a alimentação pode afetar pessoas que sofrem com alopecia, enquanto uma psicóloga pode falar quais são as implicações psicológicas que as mulheres sofrem no processo de perda capilar”, finaliza.

Sobre Tatiana Fanti

CEO & Fundadora da Prima Donna, mãe da Maria Eduarda (13 anos) e do Arthur (2 anos). Também publicitária por formação, relações públicas por vocação e brasileira morando na Alemanha. A liberdade que o empreendedorismo a proporcionou fez com que ela quisesse que outras mulheres pudessem ter acesso ao conhecimento que permitiu ter uma marca de sucesso e foi assim que nasceu a Prima Donna, a 1ª Escola de Comunicação e Empreendedorismo para Mulheres. Com 20 anos de comunicação e passagem por grandes agências, Tati reúne na escola o que é preciso saber para construir uma marca de sucesso. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version