Logo
Imprimir esta página

Cresce a adesão da população à leitura de livros, jornais e revistas digitais

Os aplicativos de produtos periódicos e de livros digitais da Verisoft registraram um crescimento de mais de 50% em sua audiência entre 2020 e 2021

A digitalização das mídias tradicionais é um tema recorrente no século XXI. Enquanto algumas pessoas temem que esse processo resulte no abandono de certos formatos de comunicação, como os jornais e revistas, uma pesquisa expôs que a população tem demonstrado cada vez mais adesão a incorporar esses mesmos formatos no seu dia a dia através das plataformas digitais. A Verisoft, empresa especializada na criação e no desenvolvimento de produtos mobile, que atua no processo de digitalização do setor editorial e educacional do Brasil, realizou uma análise recente de seus aplicativos de leitura digital e constatou um aumento significativo da sua audiência tanto em relação aos seus produtos de periódicos quanto aos seus produtos de livros digitais, que se enquadram nos modelos de streaming de conteúdo e de posse definitiva.

A análise interna promovida pela Verisoft revelou que o seu portfólio de produtos periódicos, composto pelos aplicativos Claro Banca, Bancah e pelo Bancah Jornais, desenvolvido em parceria com a operadora Vivo, registrou um aumento de 74% em sua audiência entre 2020 e 2021. Como resultado da pesquisa, é possível observar que houve um aumento da aceitação e da adesão aos jornais de formato digital, que registraram um crescimento de 60% no número de acessos por parte dos usuários. “Esse é um dado muito positivo, pois reforça que o jornal não está morrendo. Na verdade, ele está conseguindo se reinventar em meio à era digital para atender às necessidades dos novos leitores”, ressalta Renato Marcondes, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Verisoft.

O aumento da audiência também parece estar atrelado a outro dado importante, o crescimento do acervo disponibilizado ao público. De acordo com Renato Marcondes, a Verisoft tem investido esforços para ampliar o número de marcas que disponibiliza aos seus usuários. “Entre 2020 e 2021, conseguimos incorporar 60 novas marcas ao nosso portfólio de produtos. Como consequência, mais de 4 mil edições de jornais e 3 mil edições de revistas foram disponibilizadas aos assinantes dos aplicativos apenas em 2021”.

Livros Digitais

Não foram apenas os produtos de periódicos da Verisoft que registraram crescimento, os aplicativos da empresa voltados para o universo de livros digitais também tiveram uma elevação acentuada em seus números de audiência. A Verisoft atua com dois modelos em seus produtos de livros, o de streaming de conteúdo, oferecido no aplicativo Livroh, e o modelo de posse definitiva, oferecido no aplicativo Aya Books.

O Livroh, aplicativo que conta com mais de 40 mil títulos entre livros digitais e audiolivros, e que oferece um acervo digital com 600 obras gratuitas de autores nacionais e internacionais, registrou um aumento de 137% em sua audiência em 2021.

A parceria que a Verisoft fechou em 2021 com a Bookwire, a maior distribuidora de livros digitais do mundo, impulsionou o acervo de títulos do Livroh em 300% nos últimos 12 meses. O número de editoras parceiras presentes no app de streaming de livros saltou mais de 600%, contabilizando um total de 530 editoras na plataforma.

“Podemos ver que o acervo das ferramentas é algo que atrai a atenção dos leitores, dando mais opções para que eles possam se entreter. Assim, é possível traçar um paralelo com os serviços de streaming de filmes, que buscam sempre atualizar seus catálogos para oferecer um maior número de títulos aos assinantes”, explica Renato Marcondes.

O Aya Books, clube do livro digital que entrega um best-seller por mês aos seus usuários, também registrou um aumento de 79% do número de livros transacionados, comparados os períodos de abril de 2020 e abril de 2021. Desde que foi lançado em abril de 2020, o aplicativo já efetuou a transação de mais de 16 milhões de livros digitais.

Além de tudo isso, a praticidade e o conforto para utilizar as mídias digitais continua sendo um ponto que atrai novos usuários, seja para se entreter ou se desenvolver pessoalmente e profissionalmente. “Investimos em ferramentas que tornam o hábito de leitura do usuário mais agradável, reduzindo o cansaço da vista e oferecendo feats de apoio, como dicionário, marca texto, entre outras funções. Tudo isso contribui inclusive para os usuários que buscam nossos acervos para estudar para as provas de admissão no ensino superior e para a capacitação profissional”, ressalta Renato.

Sobre a Verisoft

Há mais de 20 anos no mercado de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, a Verisoft nasceu em Campinas, interior de SP, e contribuiu para o desenvolvimento e aplicação de diversas tecnologias inovadoras nos últimos anos, preocupando-se sempre com a promoção do acesso ao mundo digital de forma democrática.

Especialistas na criação e no desenvolvimento de produtos mobile, a empresa atua também na digitalização do setor editorial e educacional do Brasil, oferecendo uma gama completa de conteúdo: Cursos, Livros, Audiolivros, Revistas e Jornais digitais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto