Logo
Imprimir esta página

CADE determina fim do contrato de exclusividade da Gympass com as academias

Decisão permitirá que as academias tenham liberdade de escolha e possam trabalhar com mais empresas agregadoras, como a TotalPass

O Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) determinou de forma cautelar que a Gympass suspenda imediatamente cláusulas de exclusividade impostas a academias e empresas credenciadas à sua plataforma. A decisão foi tomada após analisar o processo que a TotalPass protocolou, em 2020, em que questionava a utilização pela Gympass de sua liderança de mercado para manter grandes academias apenas em sua plataforma. Segundo o CADE, a startup tinha em seu portfólio, no ano passado, cerca de 80% das academias do País.

A decisão do Tribunal reforça que a Gympass não poderá praticar nenhum ato que tenha como objetivo forçar estabelecimentos a cumprirem a obrigação de exclusividade anteriormente pactuada. A empresa só poderá manter contratos exclusivos em academias que receberam aporte financeiro via investimentos diretos em bens de capital ou infraestrutura de academia. Também deverá comunicar por escrito às academias e RHs sobre a suspensão das cláusulas de exclusividade, quarentena e proibição de limitação de preços.

No final do ano passado, a Superintendência Geral do CADE concedeu uma medida preventiva que impedia a Gympass de fechar novos contratos de exclusividade com as academias, mas mantinha os contratos firmados anteriormente. Na época, a TotalPass recorreu ao Tribunal do CADE, que ampliou a medida preventiva e determinou o fim dos contratos antigos, por cinco votos a um.

“A decisão reitera nosso esforço para que as academias e estúdios tenham liberdade de escolha. A função de um agregador é fornecer uma nova fonte de receita para o dono da academia, algo que seja positivo desde que não se crie a dependência de um único agregador, pois o poder de barganha faz com que haja a inclinação apenas para um lado da balança, o que caracteriza um ilícito concorrencial”, afirma Fábio Sakae, CMO da TotalPass.

Sobre a TotalPass

A TotalPass é uma plataforma que reúne e oferece as melhores academias e estúdios do País a colaboradores de empresas parceiras, por valores especiais. Nesse grupo, são contempladas toda a rede Smart Fit e Bio Ritmo, além de estúdios especializados em corrida, boxe, yoga, ciclismo, treinos funcionais coletivos e desenvolvimento muscular. Os beneficiários da TotalPass têm acesso a mais de 2.000 academias, incluindo as principais unidades da rede. Entre os clientes estão Uber, Nubank, Amaro, Riachuelo, Prevent Senior, Azul, Gol e GPA.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto