Logo
Imprimir esta página

Única kombucharia de Rondônia produz mais de mil garrafas da bebida por mês

Empreendedora a frente do negócio desenvolve pesquisas para inserir sabores amazônicos na kombucha e investe na ampliação da empresa

Na cidade de Vilhena/RO, a cerca de 800km da capital, Porto Velho, a Expedição Sebrae 50 + 50 foi conhecer a história de um negócio jovem e promissor: a Amazô Kombucha, que em três anos, dobrou sua produção. Atualmente, são envasadas cerca de mil garrafas por mês, distribuídas em oito pontos de venda. Gabriela Zolinger, idealizadora da kombucharia, trocou o trabalho como coordenadora pedagógica em uma escola por sua empresa. E não se arrependeu.

Hoje, a Amazô Kombucha fabrica mais de mil garrafas por mês, em três sabores (uva, frutas vermelhas e gengibre com limão siciliano). A empresa distribui a bebida para oito pontos de venda na cidade e está trabalhando para ampliar a produção e também inserir ingredientes amazônicos no preparo, como o guaraná e o cupuaçu.

A família da empresária, que hoje vive em um sítio no interior do estado, sempre cultivou a terra e o gosto por uma vida mais saudável. Quando teve seu filho, hoje com dois anos e meio, Gabriela decidiu se dedicar exclusivamente à maternidade. E, como costuma dizer, “quando nasceu uma mãe, nasceu também uma empreendedora”. Ela deixou o emprego com carteira assinada pra cuidar do filho, e, ao mesmo tempo, começou a estudar mais sobre os alimentos, pra cuidar melhor da introdução alimentar do pequeno.

Gabriela, que é técnica agrícola e também formada em Ciências Biológicas, descobriu em suas pesquisas o potencial da kombucha, uma bebida fermentada à base de chá e outros ingredientes. Com o apoio da mãe, começou a fazer o preparo em casa, pra consumo próprio, e percebeu uma melhora significativa em seu próprio organismo. Então, passou a pesquisar todos os processos de produção do alimento e seus benefícios para a saúde.

O início

Aos poucos, o que começou como uma produção caseira foi se tornando um negócio. “Eu presenteava amigos e familiares com a kombucha e comecei a ser estimulada a vender. Então, fui aprimorando a receita, fiz cursos, estudei a microbiologia que envolve a bebida e comecei as vendas, de maneira informal, para algumas pessoas”, relembra Gabriela.

Com o aumento da produção e a necessidade de estruturar e regularizar o negócio, Gabriela sentiu necessidade de procurar o Sebrae. Fez diversas capacitações em técnicas de venda, atendimento, planejamento estratégico, marketing e precificação. Também participou de eventos, como o Conexão Sebrae e a Rio Innovation Week, onde pode apresentar a kombucha, fechar negócios e estabelecer parcerias.

“O apoio do Sebrae foi fundamental pra que eu conseguisse implantar o meu negócio, no começo. E também pra crescer, agora. Com apoio do programa Inova Amazônia, meu objetivo é ampliar a capacidade de produção e investir em novos sabores e também em outras bebidas”, afirmou. Para a empreendedora, este é o início de uma promissora trajetória. “Estamos apenas começando e eu vejo, no futuro, ainda muito espaço para a kombucharia crescer e minha empresa se destacar cada vez mais”.

Gabriela explica o que é a kombucha

“É uma bebida fermentada e gaseificada naturalmente. A base da fermentação é o chá verde adoçado, que por meio de uma cultura de bactérias e leveduras (scoby) realiza a transformação dos compostos do chá em nutrientes. Pode ser considerada uma bebida funcional, devido ao baixo teor calórico, ação antiinflamatória, fortalecimento da imunidade e regulação do sistema gástrico intestinal.”

Números da Amazô

1.000 garrafas produzidas por mês
8 pontos de venda

Linha do tempo

2019 – Gabriela começou a fermentar a kombucha artesanalmente
2020 – Criação da marca Amazô Kombucha e pedido de registro no INPI
2021 – Formalização como microempreendedora individual
2022 – Projeto para ampliar a produção, de 1.000 para 5.000 garrafas/mês

Dicas da Gabriela: “Como o Sebrae me apoiou”

Participação na Rio Innovation Week

Participação no edital do Inova Amazônia

Vários cursos online

Capacitações e consultorias presenciais

Expedição Sebrae 50+50

A história da empreendedora Gabriela Zolinger faz parte da Expedição Sebrae 50+50, que está percorrendo o Brasil para mostrar empreendedores e empreendedoras que criam o futuro e fazem história. Assista aqui ao vídeo com a história de Gabriela.

Confira mais fotos da Expedição no Flickr do Sebrae.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto