Logo
Imprimir esta página

Clientes estão mais atentos às alavancas promocionais que vão além de desconto, segundo estudo da SBVC

Pesquisa realizada pela SBVC revela que consumidores têm valorizado mais o cashback

Utilização de ferramentas promocionais aumentaram 80% durante o período pesquisado

Com patrocínio da Dotz, que reúne negócios de fidelização, marketplace e techfin, o estudo “Alavancas Promocionais -- na visão das empresas e dos consumidores”, desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), em novembro de 2021, mostrou que os consumidores, cada vez mais, valorizam a variedade de benefícios oferecidos pelas empresas, inclusive o cashback.

“Na hora de escolher onde comprar, os clientes dão preferência para a liberdade de uso das vantagens recebidas, valorizam a diversidade. Estamos acompanhando este movimento, por isso, evoluímos nossa plataforma para multialavanca, oferecendo todas as opções promocionais mais fortes do mercado”, explica Ricardo Magalhães, vice-presidente da Dotz. Na pesquisa, a empresa ficou entre as mais lembradas -- 14% pensaram nela espontaneamente quando perguntados sobre programas de fidelidade.

Lojas Físicas

As principais iniciativas oferecidas pela companhia no varejo de lojas físicas vão ao encontro das mais utilizadas pelos consumidores, de acordo com o estudo, que são: descontos/promoções -- principalmente nos segmentos de supermercados, farmácias e moda -- seguido por cashback, concentrado em lojas de Eletro, e programa de pontos, sejam eles próprios ou participante de coalizão.

Segundo o estudo, todas as empresas pesquisadas disponibilizam descontos e promoções, e metade tem programa de pontos. No entanto, somente 50% das companhias mensura os resultados dessas estratégias de engajamento. “A Dotz trabalhou de forma a entregar ao varejista uma visão simples e real dessa apuração. Temos parceiros no segmento que, após esse estudo, inclusive, mudaram o rumo de suas ações, conseguindo gerar mais vendas e margem”, conta o executivo da Dotz.

Ainda de acordo com os dados, coletados entre junho e outubro de 2021, também foi constatado que somente 38% das lojas físicas oferecem cashback, e 31% contam com programa de pontos. Mesmo que baixos, esses números mostram uma evolução na comparação com a primeira edição da pesquisa, realizada em 2020. Na ocasião, programa de pontos com parceiros era oferecido por 17% das lojas físicas e nenhuma delas contava com cashback.

Quase dois terços das empresas aumentaram sua base de consumidores fiéis em mais de 10% com cashback, e entre 5 e 10% com programa de pontos.

Custos

O estudo da SBVC também investigou quanto as iniciativas promocionais custam para as empresas e mostrou que descontos/promoções são as alavancas de maior impacto no faturamento bruto das companhias. Em supermercados, por exemplo, o número foi de 10% do investimento em 12 meses.

“O grande desafio da estratégia comercial é manter um nível de investimento sustentável e ainda assim atraente para o consumidor final. Notadamente, o cashback tem alto apelo para o consumidor quando praticado em patamar elevado do benefício. Por isso, se torna eficiente o uso das múltiplas alavancas”, explica o vice-presidente da Dotz.

Sobre a Dotz Inc.

Dotz Inc. é uma empresa de tecnologia robusta e com amplo conhecimento do consumidor, que reúne em seu modelo de negócio tecnologia, dados, fidelização, marketplace e techfin.

Com presença consolidada no segmento de loyalty, a empresa foi pioneira no mercado de fidelidade por coalizão no Brasil com o programa Dotz, que possui mais de 50 milhões de clientes cadastrados em todo o país.

Ao longo de 20 anos de atividade, construímos um ecossistema único e atuamos como uma plataforma B2B2C que integra e monetiza três frentes de negócios altamente sinérgicas: Loyalty, Marketplace, TechFin.

Milhões de consumidores realizam transações e pagamentos em mais de 5.000 pontos de venda da coalizão em parceiros offline (supermercados, farmácias, postos de gasolina, restaurantes e outros) e online (Marketplace) e são recompensados com a moeda Dotz (Loyalty), que é depositada em suas carteiras digitais (TechFin).

A Dotz Inc. também tem uma atuação forte em tecnologia e serviços financeiros com a Conta Dotz, conta digital que oferece diferenciais únicos para o usuário, como a conversão de Dotz em dinheiro, ganho de Dotz em diversas movimentações, marketplace integrado e uma ampla rede de aceitação, que permite ao consumidor ganhar Dotz em todas as compras pagas via QR Code.

Esta plataforma de inteligência digital, que permite a Dotz entregar aos parceiros aquisição de novos clientes a custos baixos, fidelização dos clientes atuais, aumento de vendas, de ticket médio, de frequência e de lucratividade, além de redução do churn.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2022 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto