Shopping Parque da Cidade firma parceria com associação ARCAH para implementação de horta social urbana em seu telhado
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Damaris Ignácio
- SEGS.com.br - Categoria: Demais
Projeto busca gerar impactos positivos no âmbito social, através da capacitação e geração de emprego para pessoas em situação de rua
Pensado para ser um empreendimento totalmente sustentável e gerar menos impacto ao meio-ambiente, o Shopping Parque da Cidade tem investido, desde a sua criação, em tecnologias que promovam o bem-estar social e ambiental, por meio da implementação de soluções como a compostagem, o reuso de água e o telhado verde. Assim, a fim de potencializar essas iniciativas e gerar impactos positivos não só ao meio-ambiente, mas também no âmbito social, o Parque da Cidade firmou uma parceria com a Associação de Resgate à Cidadania por Amor à Humanidade (ARCAH) para implantar uma horta social urbana no seu telhado.
Já é sabido que o telhado verde diminui a temperatura do empreendimento sem incidência de sol, ajudando a baixar a demanda térmica do ar-condicionado, que impacta diretamente no gasto de energia. Mas a iniciativa pode ir além e transformar a vida de centenas de pessoas que vivem em situação de rua na capital paulista. Segundo o Movimento Estadual da População em Situação de Rua, estima-se que, durante a pandemia, o número de pessoas que vivem nas ruas, apenas na cidade de São Paulo, chegou a 66 mil. Foi pensando em mudar esse cenário que o shopping iniciou a parceria com a ARCAH.
“Nós já tínhamos um telhado verde, que nos ajudava a reduzir os danos ao meio-ambiente. Mas enxergamos no projeto uma oportunidade de irmos ainda mais longe, já que a Horta Social Urbana visa acolher, capacitar e transformar a realidade de pessoas que vivem nas ruas, os devolvendo dignidade através de um trabalho. Assim, além de apoiarmos a autonomia, geração de renda e reintegração na sociedade e no mercado de trabalho, também geramos alimentos saudáveis e de qualidade para várias outras”, comenta Stella Pinheiro, gerente de marketing do Shopping Parque da Cidade.
O contrato foi firmado no final de outubro e já no início de novembro iniciou-se o estudo do solo, definição de protocolos e o plantio. Até o momento, foram plantadas 1670 mudas de alface, mas a intenção é aumentar a produção e diversificar os tipos de hortaliças que, a fim de custear o projeto e ajudar a gerar renda para os trabalhadores contratados, são, posteriormente, destinadas a projetos da associação, como o restaurante Salada Orgânica Social, às cestas de orgânicos vendidas diretamente ao consumidor, e a comercialização de produtos para uma rede de supermercados.
“O Projeto Horta Social Urbana foi criado em 2018 com o intuito de acolher, capacitar e gerar emprego para a população em situação de rua. De lá para cá, já foram reinseridos no mercado de trabalho, mais de 33% dos nossos alunos. Entre esses, está o senhor Delsin José (64 anos), que, até então, vivia em situação de rua, mas viu seu destino mudar, por meio do projeto e, atualmente, é o responsável pela horta do Parque da Cidade. “Oferecemos às pessoas que vivem nas ruas, ferramentas práticas para que deixem essa trágica situação para trás, descubram suas paixões, desenvolvam sua autoestima e principalmente conquistem sua autonomia financeira. Muito além de dar o peixe, ensinamos a pescar” explica Filipe Sabará, fundador da ARCAH.
Para ficar por dentro dessa e de outras novidades, acompanhe o Shopping Parque da Cidade nas redes sociais.
Sobre o Shopping Parque da Cidade: Inaugurado em maio de 2019, sob gestão da Enashopp, o Shopping Parque da Cidade fica na Avenida das Nações Unidas, no bairro Chácara Santo Antônio, capital paulista. É o primeiro life center do Brasil, espaço com características de shopping (compras, entretenimento, comodidade, conforto, segurança) e de parque (local arborizado, tranquilo, sustentável, saudável). Presente em grandes cidades dos EUA e de países da Europa, o life center acompanha um novo comportamento do consumidor, que busca propósito, experiência e consciência na hora de comprar. O shopping tem em seu DNA a sustentabilidade - conta com inédito sistema de lixo e descarga a vácuo, telhado verde (que retém água das chuvas e mantém a temperatura interna), sistemas de economia de água e energia, plantas originais da Mata Atlântica, entre outras iniciativas. O cinema, da rede Kinoplex, foi eleito o melhor cinema VIP de São Paulo pelo Guia da Folha em 2020. O shopping funciona dentro do Complexo Parque da Cidade, que abrange 10 edificações (Shopping Parque da Cidade, Hotel, 6 torres comerciais e 2 residenciais, além de uma área verde de 22 mil metros quadrados).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>