Logo
Imprimir esta página

Especialista avalia a contribuição do engenheiro à sociedade e a relação da profissão com o empreendedorismo

Me. Tiago de Bortoli Luciano leciona nos cursos de Engenharia do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) e aponta que a profissão colabora com a formação do senso de responsabilidade do indivíduo e valoriza o trabalho em conjunto;

Segundo uma pesquisa recente realizada pela Endeavor, mais de 70% dos brasileiros sonham em abrir o próprio empreendimento. No que se refere à engenharia, Tiago de Bortoli Luciano, mestre em Ciências Mecânicas e docente do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), avalia que a semelhança da profissão com o empreendedorismo, está na necessidade de o profissional “resolver problemas”.

Para o especialista, em ambas as áreas, um bom profissional precisa estar capacitado para enxergar globalmente os percalços que surgem (nos mais diversos nichos e segmentos) e, portanto, é necessário propor soluções técnicas que garantam os resultados desejados.

“O engenheiro por si só já é um empreendedor nato. Além disso, o processo de diminuição das contratações CLT e o aumento da “PJtização” dos trabalhos, também têm colaborado para que profissionais empreendam cada vez mais e melhor valorizem as suas habilidades na engenharia”, analisa Tiago.

Entre as principais tendências da profissão no empreendedorismo, o especialista do UDF exemplifica que existem hoje diversas consultorias para modelagem de projetos e em muitas áreas. “Empresas e instituições têm empregado engenheiros em cargos da alta administração. O Brasil também tem passado por um processo de maior valorização da mão de obra técnica especializada, abrindo um caminho de crescimento horizontal para profissionais que buscam se desenvolver sem deixar as raízes técnicas do trabalho de engenharia”, avalia.

Como oportunidade de negócio e contribuição da profissão a sociedade, Tiago argumenta que, assim como um bom administrador deve ser, o engenheiro tem por característica ser exato, como também, a formação do engenheiro caracteriza-se pelo senso de responsabilidade do indivíduo e prioriza o trabalho realizado em conjunto.

“Quando decisões empresariais são tomadas com base em cenários projetados e numéricos, as chances de sucesso aumentam exponencialmente. Por isso, a engenharia e o preparado teórico do engenheiro em si já são uma oportunidade de negócio. Analiso que a profissão colabora com a formação do senso de responsabilidade e do trabalho coletivo. Portanto, ser um engenheiro significa ter uma missão social e saber que o exercício dessa atividade constrói um bem maior para todos’, enfatiza.

Por fim, o mestre em Ciências Mecânicas e docente nos cursos de engenharia do UDF, Tiago de Bortoli Luciano, dá algumas dicas de perfil para o engenheiro que seja a independência profissional e empreender na profissão:

Busque uma vivência empresarial:
Mantenha uma visão empreendedora;
Desafie-se, tenha criatividade, busque sempre o conhecimento e com isso, identifique as oportunidades que surgirão;
Engenheiros com esse perfil, sempre vão gerar impacto social, e isso, em qualquer área que venham atuar;

Tiago de Bortoli Luciano: Engenheiro Mecânico formado pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) e Mestre em Ciências Mecânicas pela Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência no desenvolvimento projetos estratégicos e na estruturação na negócios locais e internacionais, tendo colaborado com a inserção e a evolução de grupos estrangeiros no Brasil. Atuou no segmento automotivo, industrial, metalúrgico, de defesa e segurança pública. Possui habilidades em gestão empresarial, marketing e ações institucionais, operações de importação e exportação, educação e treinamento, diagnósticos e relatórios, estudos de viabilidade técnica e econômica, elaboração de projetos, modelagens de engenharia e gestão operacional PCM e LEAN, estruturação de CRM e rotinas de alta produtividade em software de processo (Trello), planos de desenvolvimento de mercado, cronogramas, gerenciamento de P&L e elaboração de propostas comerciais. Fala inglês e espanhol.

Sobre o UDF - Criado em 1967, o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) é a primeira instituição particular de ensino superior da capital do Brasil. Instituição tradicional no ensino de Direito, o UDF conta também com cursos respeitados na área de negócios, da saúde e de tecnologia, além de oferecer cursos de pós-graduação lato e stricto sensu, e programas de extensão voltados à comunidade externa. Pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca - Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio - Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba e Londrina /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto