SEGS Portal Nacional

Demais

Fim de ano nas favelas do G10: estudo mostra o que não pode faltar nas festas e o que os moradores esperam para 2022

  • Segunda, 13 Dezembro 2021 11:15
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Guimarães
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Pesquisa revela que vai ter comemoração sim. Peru, chester e churrasco na mesa de mais de 50% dos entrevistados. Para o ano que vem, educação e vida fitness estão nas prioridades

Apesar das dificuldades agravadas pela pandemia nos últimos dois anos, um estudo inédito, feito com as comunidades do G10, demonstram um clima mais festivo para o fim desse ano. Com potencial de consumo de R$ 9,9 bilhões, o G10 é o bloco das favelas com maior expressão econômica do país.

Realizado pelo Outdoor Social Inteligência®, instituto de pesquisa voltado para a classe C, este é o último estudo do ano dentro do levantamento “Persona Favela”, que, desde janeiro, se dedica a detectar tendências de comportamento e consumo dentro das 15 favelas que compõe o G10. O “Persona Favela” começou a ser construído no início de 2021 e lançado em agosto.

Com foco nas festas de fim de ano, a pesquisa perguntou aos moradores o que não pode faltar nesses momentos e a comida ganhou a preferência. 54% responderam que o Peru/Chester é essencial. Já 50% elegeram o churrasco como o principal da festa, acompanhado da cerveja, que é também imprescindível para metade dos entrevistados (50%). O panetone e o vinho também foram citados por 46% e 19%, respectivamente. Quanto ao valor dos produtos, a média de preço que os entrevistados estão dispostos a pagar pelo Peru/Chester é de R$ 97,00, já o panetone, pode custar até R$ 68,00 e, para a garrafa de vinho, o orçamento é de até R$ 47,00.

Para Emília Rabello, fundadora do instituto de pesquisa, os dados mostram que os entrevistados estão dispostos a realizar uma boa ceia esse ano. “O último Natal foi completamente diferente do que estamos acostumados a viver porque existia um risco maior de contágio, com isso, nos mantivemos isolados e com receio. Já esse ano, com boa parte das pessoas vacinadas, as festas de 2021 vêm com clima de confraternização e esperança para um 2022 mais alegre”, conta.

Em relação ao orçamento para as festas, a média de valor que os entrevistados estão dispostos a investir na ceia de Natal é R$ 314,27. Já na festa de Réveillon, o custo médio pode ser até R$323,27. Um destaque na questão econômica são as faixas de idade: a pesquisa detectou que os jovens de 18 a 34 são os que estão mais dispostos a pagar. Esse resultado pode estar associado ao crescimento de uma força de trabalho jovem dentro das favelas e a prioridade em relação ao lazer, por parte do grupo.

2022: estudo e cuidados com o corpo

Em clima de “ano novo, vida nova”, a educação está na prioridade de quem busca uma mudança no estilo de vida. Entre as resoluções para a virada do ano, um em cada quatro entrevistados (25%) pretendem estudar ou fazer algum curso no ano que vem.

A pesquisa também mostra que 34,8% possuem metas que envolvem a saúde ou a estética, incluindo: fazer academia/exercícios físicos, consumir alimentos saudáveis e perder peso.

Perfil dos entrevistados

A pesquisa ouviu 435 pessoas das 5 regiões do Brasil. 60% homens e 40% mulheres. Dentre os entrevistados, 25,6% possuem entre 18 e 24 anos; 27,5% têm entre 25 e 34 anos; 23,7% estão na faixa dos 35 a 44 anos; 13% têm entre 45 e 54 anos, e 10% possuem mais de 55 anos.

A maioria dos entrevistados são negros: 40% se autodeclaram pardos e 30% pretos. 22% são brancos. 5,6% se autodeclaram amarelos e 2,1% indígenas.

Entre as ocupações, 19% afirmam que trabalham de forma autônoma, 18% atuam no setor de serviços, 14% são microempreendedores, 12% atum no comércio, 14% estão desempregados. Parcelas menores compõe o grupo de aposentados (4,8%), funcionários públicos (4,2%) e outros.

Municípios e favelas consultadas: Belém (PA): Baixada Nova Jurunas, Condor; Manaus (AM): Cidade de Deus; Fortaleza (CE): Pirambú; São Luís (MA): Coroadinho; Recife (PE): Casa Amarela; Salvador (BA): Complexo de Amarelinha; Brasília (DF): Sol Nascente; Belo Horizonte (MG): Aglomerado da Serra; Rio de Janeiro (RJ): Rocinha, Rio das Pedras; São Paulo (SP): Heliópolis, Paraisópolis; Curitiba (PR): São Domingos Agrícola; Porto Alegre (RS): Cruzeiro do Sul.

Pesquisa sobre comportamento: fim de ano

Realização: Outdoor Social®

Metodologia: Pesquisa presencial, quantitativa por amostragem. Foram ouvidas 435 pessoas.

Sobre o Outdoor Social®

Criado em 2012, o Outdoor Social® é um negócio de impacto que atua no mercado brasileiro de publicidade como uma mídia OOH para a comunicação com a periferia e no desenvolvimento de pesquisas de opinião e consumo com este público. Presente em 6.200 comunidades em todo o país, a empresa conta com 150 agentes comunitários, responsáveis pela análise do local, cadastramento e contato junto a moradores de comunidades que cedem seus muros para a colação de painéis publicitários, grafites ou promoções, de forma remunerada. Com uma economia circular e gerando renda dentro das favelas, o sistema já beneficiou mais de 30 mil famílias. Para mais informações: www.outdoorsocial.com.br ou pelo Instagram @outdoorsocial.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version