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O foodservice voltará a ser o que era antes da pandemia?

*Por João Quintella, CEO e fundador da Liuv, foodtech de soluções digitais para bares e restaurantes

Comércios fechados, restaurantes sem previsão de funcionamento e demissões em massa. Esse foi o cenário enfrentado pelo segmento de alimentação fora do lar, o chamado foodservice, com as restrições sanitárias trazidas pela Covid-19, especialmente nos estágios mais agudos da pandemia. Em 2020, o Brasil perdeu três em cada dez negócios voltados à alimentação fora do lar. Cerca de 300 mil estabelecimentos foram fechados, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Mudanças no comportamento de consumo também impactaram o setor. Donos de restaurantes, padarias e bares tiveram que se reinventar e buscar oportunidades nos novos hábitos do consumidor. O crescimento do delivery no ano passado e em 2021 demonstra essa tendência – em 2020, 73% das franquias de alimentação adotaram o sistema, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

A reinvenção e a modernização dos negócios contou muito com a tecnologia. A digitalização nos estabelecimentos foi impulsionada e certas mudanças vieram para ficar, reconfigurando o foodservice para atrair esse novo consumidor, transformado pela pandemia. O cardápio digital e aplicativo de pedidos e pagamentos da Liuv são um exemplo disso.

Com o avanço da vacinação e o retorno ao funcionamento integral dos estabelecimentos, o setor renova os ânimos para uma recuperação mais expressiva. Uma nova pesquisa nacional da Abrasel, realizada em outubro, revelou que 79% dos consultados acreditam que as vendas de bares e restaurantes ainda devem aumentar até o fim do ano.

E as projeções são otimistas. O setor deve seguir avançando, baseado em uma oferta de soluções focadas na satisfação e na experiência dos consumidores. A expectativa é de que o segmento, que fechou 2020 com um valor 24% menor devido à pandemia (R$ 139,9 bilhões), encerre 2021 com um crescimento de 20% sobre esse número (R$ 166,9 bilhões) e com uma previsão de recuperação completa em 2022.

Estamos otimistas e acreditamos que o mercado de alimentação fora do lar deve continuar acelerando a modernização e digitalização de seus serviços para aumentar ainda mais a demanda, atrair público para os estabelecimentos e satisfazê-lo da melhor forma. Somos prova viva de que é nos desafios que muitas vezes surgem a oportunidade de adaptar serviços e alçar novos voos, em cenários que, em princípio, parecem os mais desfavoráveis possível.

A resposta, portanto, é que, com todos os impactos da Covid-19, o food service não voltará a ser o que era antes da pandemia, mas porque estará transformado e para melhor, com todos as inovações e adaptações que estão surgindo ao longo desse processo. Não voltará a ser o mesmo, porque estará cada vez mais conectado à tecnologia e personalizado com a necessidade do consumidor.

Sobre João Quintella

João Quintella é cofundador, CEO e responsável pela estruturação e operação da Liuv, startup que ajuda a evitar filas e facilita a maneira de fazer pedidos do cardápio e pagamentos de contas em bares e restaurantes. Graduado em administração em gestão ambiental pelo Centro Universitário Senac, tem mais de 10 anos de experiência em desenvolvimento de negócios. Tem especialização em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas, já trabalhou como consultor financeiro, como analista de negócios na MSP Participações S.A. e desde 2016 atua como CEO da Liuv.


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