Logo
Imprimir esta página

Instituto Totum é acreditado pela Climate Bonds Initiative (CBI) para a certificação de green bonds

Totum está habilitado a garantir a legitimidade da emissão dos títulos verdes, instrumentos financeiros com o propósito de financiar projetos ambientais que ajudem a combater as mudanças climáticas.

Tradicional organismo de certificação do mercado brasileiro, o Instituto Totum recebeu o sinal verde da Climate Bonds Initiative (CBI) para a certificação de Green Bonds (títulos verdes) no país. Assim, o Totum passa a integrar o restrito grupo de organizações que conquistaram a acreditação concedida pelo CBI, entidade britânica sem fins lucrativos que sistematiza as normas de práticas sustentáveis.

“Poucas organizações no mundo têm a acreditação pela CBI, pois trata-se de um rigoroso processo de avaliação, que exige a comprovação de múltiplas competências, além de conhecimento das tecnologias envolvidas nos setores elegíveis”, explica Fernando Giachini Lopes, diretor-presidente do Instituto Totum. Com sede no Brasil existem apenas quatro organismos, incluindo o Totum, acreditados pela CBI.

Com essa acreditação da CBI, o Instituto Totum está habilitado a fazer a verificação do processo de certificação de títulos de dívida utilizados para financiar investimentos sustentáveis, como debêntures, letras financeiras, Certificados de Recebimento do Agronegócio (CRAs) e Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) e títulos emitidos no exterior. Os Green Bonds são cada vez mais um instrumento importante para estimular o desenvolvimento sustentável e direcionar recursos para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Desde que foi criado, em 2015, o mercado brasileiro de títulos temáticos (incluindo Green Bonds) cresce de modo acelerado - dados de mercado indicam que deve atingir R$ 150 bilhões este ano. “O Brasil é um dos países com as maiores oportunidades para a expansão de investimentos sustentáveis no mundo, especialmente em áreas como energias renováveis (solar, eólica e bioenergia), agricultura, florestas, tratamento de resíduos, água, transporte e prédios verdes”, afirma Lopes. Esses nove setores de atuação foram os escolhidos pelo Totum, que também é o emissor local dos Certificados de Energia Renovável (I-RECs).

A certificação é fundamental para garantir a legitimidade da emissão, ou seja, verificar se os títulos temáticos correspondem às atividades/setores elegíveis, se estão aderentes aos princípios de sustentabilidade do CBI e se têm condições de cumprir as metas e os indicadores definidos, bem como a destinação dos recursos. Com base nesse processo de verificação, o Totum emite um parecer antes do lançamento do título, que fica disponível para os investidores, chancelando a operação. Esse parecer vale como uma certificação no caso de Green Bonds ou como uma segunda opinião no caso dos demais títulos temáticos (por exemplo, com metas de sustentabilidade).

O diretor-presidente do Totum explica que depois de um ano da emissão do Green Bond é realizada uma checagem para conferir se os recursos realmente foram aplicados nos investimentos definidos inicialmente pela empresa. É a chamada emissão com recursos “carimbados”. Um outro tipo de emissão que vem crescendo, diz Lopes, é o de títulos atrelados ao desempenho de sustentabilidade, ou seja, a empresa tem liberdade de usar o capital desde que cumpra a meta estabelecida. Nesse caso, o dinheiro não tem uso pré-definido e os investidores solicitam uma segunda opinião, provida pelo Totum.

Segundo ele, no Brasil os emissores costumam ser as próprias empresas, enquanto no exterior são as instituições financeiras.

Sobre o Instituto Totum

O Instituto Totum é acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro para os escopos de Gestão da Qualidade (sob o número OCS 0038), Inventários de GEE - OVV (sob o número OVV 0009) e Certificação de Pessoas (sob o número OPC 0017), na modalidade Certificação de Auditores em Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). O Totum é responsável pela concepção, desenvolvimento e operação de mais de 20 programas de autorregulação no Brasil nos setores de alimentos, segurança, tecnologia, gestão pública e energia. Representa o IREC Standard, sendo responsável pela emissão de RECs e GAS-REC no Brasil. O Totum é uma firma inspetora credenciada pela ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis para realizar a Certificação da Produção e da Importação Eficiente de Biocombustíveis no âmbito do RenovaBio.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto