Grupo de Trabalho entrega relatório final sobre modelo único de avaliação biopsicossocial
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por MMFDH
- SEGS.com.br - Categoria: Demais
Anúncio foi feito nesta sexta-feira (3), durante solenidade alusiva ao Dia Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência
O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) divulgou, nesta sexta-feira (3), o relatório final sobre a elaboração de um modelo único de avaliação biopsicossocial para pessoas com deficiência, durante solenidade alusiva ao Dia Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, no Palácio do Planalto. O material foi produzido por um grupo de trabalho interinstitucional.
Confira o relatório final
A proposta considera, além de fatores médicos para caracterização da deficiência, também elementos sociais, conferindo mais justiça para identificação dessas pessoas no Brasil.
“Nos próximos dias o Presidente vai entregar para o Brasil o primeiro instrumento de avaliação biopsicossocial. Desta forma, estamos construindo uma nação acessível. Este é o governo da acessibilidade e da inclusão”, disse a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, no evento.
Ela ressaltou ainda que a avaliação é uma grande conquista da sociedade brasileira, por segue diretrizes de organismos internacionais como a Organização das Nações Unidas (ONU), e coloca em harmonia com os países mais avançados na promoção dos direitos dessas pessoas.
Lei Brasileira de Inclusão
A regulamentação do chamado Modelo Único de Avaliação Biopsicossocial da Deficiência está previsto na Lei Brasileira de Inclusão, também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, aprovada em 2015.
O instrumento poderá ser usado, por exemplo, na concessão de aposentadoria especial ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC) pelo Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS). Atualmente, esse tipo de avaliação é feita basicamente por um perito médico, com ênfase nos aspectos mais físicos da deficiência.
Após a divulgação, o modelo único será analisado pela Presidência da República e, posteriormente, publicado por meio de um decreto.
Para dúvidas e mais informações:
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>