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Retomada de final de ano nos bares e restaurantes: 4 dicas para transformar o seu comércio e recuperar os lucros

  • Segunda, 06 Dezembro 2021 18:10
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Claudia Silva
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Crédito: Freepik

79% dos donos de bares e restaurantes acreditam que as vendas devem aumentar até o fim do ano; especialista elenca dicas para recuperar lucros no período

Durante a pandemia, 50 mil estabelecimentos do setor de bares e restaurantes deixaram de existir no estado de São Paulo, segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SP), o que equivale a 20% do total. A Associação aponta ainda que 400 mil funcionários perderam seus postos de trabalho. Com o fim das restrições nos horários de funcionamento, empreendedores estão se organizando para retomar as operações em horário normal e esse momento exige cautela.

E as projeções para o setor são otimistas, de acordo com uma nova pesquisa nacional da Abrasel, realizada em outubro, cerca de 79% dos donos de bares e restaurantes acreditam que as vendas nos estabelecimentos devem aumentar até o fim do ano.

“Essa nova reabertura fez com que os empresários criassem uma expectativa positiva de que tudo voltará a ser como era antes, mas é importante que eles estejam atentos às novidades e saibam se organizar, pois ainda é um momento delicado para o setor", comenta João Quintella, CEO e fundador da Liuv, startup responsável pela criação de soluções digitais para bares e restaurantes.

Quintella alerta que algumas estratégias podem garantir uma retomada mais fácil e bem-sucedida depois de um período de tantas instabilidades. Confira as dicas do CEO:

1 - Digitalização e aceleração são o novo normal

Ser digital é a nova tendência e a pandemia da Covid-19 acelerou ainda mais esse processo. É importante que os estabelecimentos ofereçam serviços digitais, especialmente aqueles serviços que, além de representarem facilidades e maior qualidade no atendimento, também sejam uma forma de prevenção ao Coronavírus. Ou seja, se você é um bar ou restaurante, em vez de entregar um cardápio de papel para seu cliente, ofereça a opção de acesso via QR Code, para que ele acesse diretamente do celular, sem a obrigatoriedade de tocar em algo. Além disso, você também pode possibilitar que o pagamento seja feito por meio de app, para evitar que aquele cliente fique em uma fila ou espere pelo garçom e que ainda tenha que tocar na máquina de cartão.

2 - Controle seu CMV

Essa dica parece simples e trivial, mas existem muitos estabelecimentos que ainda não têm o próprio controle do custo de mercadoria vendida e isso torna o dia a dia da gestão do negócio muito mais complexa. “Ter uma plataforma de gestão que auxilie no controle dos produtos mais vendidos, do ticket médio do negócio, entre outros indicadores, ajuda o empreendedor a gerir de melhor forma o negócio e até a produzir estratégias mais certeiras de marketing”, aponta Quintella.

3 - Otimização dos fluxos

Como já dito, o ‘novo normal’ trouxe aceleração no dia a dia do consumidor. Hoje ele quer sentar, consumir e pagar de maneira mais rápida. É importante que o estabelecimento esteja ciente disso e se organize para conseguir girar as mesas, diminuir as filas e prestar um bom atendimento. Assim, é possível ter um volume maior de clientes e oferecer bons e rápidos serviços para que todos saiam satisfeitos.

4 - Tenha sempre os protocolos de prevenção em mãos

Não é porque seu estabelecimento voltou a funcionar em todos os horários, que você pode relaxar com a segurança dos clientes e funcionários. “Cumprir os protocolos de prevenção à Covid-19 faz com que todos se sintam seguros e queiram retornar sempre ao seu bar ou restaurante”, finaliza o CEO.

Sobre a Liuv

Fundada em 2017, a LIUV é uma startup do setor food service que tem como missão ajudar a donos de estabelecimentos como bares, restaurantes e baladas, por meio de soluções digitais. A startup foi criada para simplificar a maneira de fazer pedidos e de pagar a conta em bares e restaurantes, além de descomplicar os programas de fidelidade do dia-a-dia. Por meio do aplicativo, é possível também construir uma relação mais próxima entre os estabelecimentos e seus clientes, transformando a experiência dos consumidores e fidelizando usuários. Recentemente, a empresa lançou seu serviço de cardápio digital, por meio de tecnologia whitelabel, e recebeu aporte da CIELO, totalizando valor de R$ 9 milhões. Também passou por Programa de Aceleração no Vale do Silício.


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