SEGS Portal Nacional

Demais

Instituições Públicas Concorrem Ao Prêmio Espírito Público Em Segurança Alimentar

  • Sexta, 03 Dezembro 2021 10:26
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mario Ferreira Junior
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

O Prêmio Espírito Público selecionou seis instituições de diferentes Estados brasileiros como exemplos em Segurança Alimentar, por suas ações para levar alimentos à população. Até 11 de dezembro, será possível saber mais sobre os seus trabalhos e participar de uma votação popular para escolher o melhor projeto. Basta acessar o site https://premioespiritopublico.org.br/votacao-instituicoes-que-transformam/

A atuação dessas instituições do Acre, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo é fundamental, quando cerca de 19 milhões de brasileiros passam fome todos os dias e 116,8 milhões dizem não ter acesso pleno e permanente a alimentos, segundo dados da Rede Pessan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional).

A instituição vencedora será anunciada em 15 de dezembro, em solenidade em que o Prêmio Espírito Público também revelará quem são os servidores públicos premiados em 2021. O Prêmio, em seu quarto ano, é uma iniciativa criada para reconhecer e valorizar servidores e instituições que promovem um melhor serviço público para a sociedade.

Vejam quais são as instituições selecionadas, em ordem alfabética por Estados:

Acre: Prefeitura de Marechal Thaumaturgo, com o Programa Nacional de Alimentação Escolar, que já atendeu mais de 30 escolas urbanas e rurais, com 5.070 alunos, beneficiando também mais de 200 famílias que fornecem gêneros alimentícios da agricultura familiar para o município.

Paraná: Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Projeto Mesa Solidária), de Curitiba, que desde dezembro de 2019 promoveu a distribuição de 497 mil refeições e a doação de 190 toneladas de alimentos, por meio de uma rede de 48 organizações parceiras e cerca de mil voluntários.

Piauí: Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF/PI), com os projetos Quitanda Virtual e Programa de Alimentação Saudável, que são complementares, na medida em que estimulam a produção de alimentos por pequenos produtores e garantem alimentação a pessoas em risco. Com eles, cerca de 20 mil famílias foram beneficiadas, em 18 municípios.

Rio Grande Norte: Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar, que criou o Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar e Economia Solidária (PECAFES). O programa até agora beneficiou cerca de 300 mil famílias, incluindo as ligadas a alunos da rede estadual, que receberam kits de alimentos da agricultura familiar.

Santa Catarina: Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC (Epagri), que trabalha para a capacitação do produtor rural e sua fixação no campo, em um Estado em que 80% das propriedades são de agricultura familiar. Os cursos da Epagri capacitaram 2.468 jovens entre 2012 e 2019. Durante a pandemia, a empresa criou atendimentos on-line, chegando a 198 cursos e 14,6 mil inscritos em seus canais.

São Paulo: Banco de Alimentos do Município de São Paulo, que começou sua atuação em 2002 e tem como principal objetivo reduzir a perda e o desperdício de alimentos. Em 2020, o banco doou 2.245 toneladas de alimentos e 48 mil cestas básicas, por meio de uma rede de 410 entidades parceiras, beneficiando cerca de 713 mil pessoas.

O Prêmio Espírito Público é um projeto da Parceria Vamos, formada pela Fundação Lemann, Instituto humanize e República.org, com o apoio dos parceiros: Agenda Pública, ANAMMA, Brazillab, CLP, Comida do Amanhã, Desiderata, Ensina Brasil, GIFE, Instituto Betty e Jacob LAFER, Instituto Dara, ITS, Instituto Igarapé, Instituto João e Maria Backheuser, Instituto Sou da Paz, Instituto Publix, Intuite.se, Legisla Brasil, MBC, Movimento Pessoas à Frente, PNUD, Ponte a Ponte, Semeia, SOS Mata Atlântica, Vetor Brasil e Wylinka.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Dez 11, 2025 Demais

Documentário “Alphaville, o bairro: história em…

Dez 11, 2025 Demais

Do boato à evidência: o que a ciência explica sobre a…

Dez 11, 2025 Demais

O esgotamento invisível do fim do ano: especialista…

Dez 11, 2025 Demais

Com a chegada do verão, cresce a busca por resultados…

Dez 11, 2025 Demais

Morar nos EUA exige mais do que um sonho

Dez 11, 2025 Demais

Muito além da salada: o papel invisível do azeite na…

Dez 11, 2025 Demais

Quer jogar tênis em 2026? Tudo que você precisa saber…

Dez 11, 2025 Demais

Tendência e dicas de maquiagem das passarelas para o…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version