SEGS Portal Nacional

Demais

SmartAcqua apresenta solução de IA no Water Loss, maior evento sobre perdas de água nos EUA

  • Quinta, 02 Dezembro 2021 18:16
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Silvia Giurlani
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

As redes de abastecimento do mundo todo perdem mais de 346 bilhões de litros de água por dia. Se essas perdas fossem reduzidas em 30% seria possível abastecer mais de 800 milhões de pessoas com água tratada. Esse tema tão relevante e preocupante será discutido durante a North American Water Loss Conference & Exposition (NAWL), promovida pela American Water Works Association (AWWA), que será realizada no período de 7 a 9 de dezembro em Austin, Texas (EUA). “É um evento de suma importância pois focalizará várias abordagens para redução das perdas de água não faturadas, e será uma plataforma para compartilhar novas soluções, processos, métodos e técnicas com todos os atores desse segmento”, destaca Hélio Samora, CEO da SmartAcqua, empresa que será uma das expositoras.

O executivo acredita que essa será uma excelente oportunidade para o público participante conhecer a solução de combate e gestão de perdas de água SmartAcqua que foi criada no final de 2019 por profissionais brasileiros com mais de 35 anos de experiência em Otimização de Processos, Gestão de Recursos Hídricos e Desenvolvimento e Implementação de Sistemas de Tecnologia da Informação. “Com a formalização da matriz norte-americana e da subsidiária brasileira em 2021, a nossa expectativa é ampliar as oportunidades de negócios nos dois países neste primeiro momento. No Brasil, onde a média de Perda Total de água é superior a 50%, já implementamos projetos-piloto, provas de conceito e estruturação técnica e econômica de projetos de combate a perdas de água sob performance”, explica Samora.

A solução SmartAcqua se utiliza de informações existentes de campo, como também obtidas por meio de sensores, e através de algoritmos de Inteligência Artificial mapeia e potencializa as perdas de água na rede de abastecimento e nos pontos de consumo. Voltada para as empresas de saneamento, a plataforma é disponibilizada no modelo SaaS – Software as a Services – com assinatura anual. “Vamos apresentar a plataforma no nosso estande na exposição que acontece em paralelo ao Congresso para um público qualificado composto por gestores de serviços públicos de água, especialistas em conservação de água, supervisores de detecção de vazamentos, diretores de empresas de saneamento, engenheiros e pesquisadores, entre outros”, destaca Samora.

Dia mundial das perdas de água

A questão das perdas de água é tão importante a ponto de ter inspirado um grupo de especialistas da Associação de Perdas de Água (International Water Association - IWA) a estipular o dia 04 de dezembro como o Dia Mundial das Perdas de Água. A ideia inicial partiu do suíço Uri Gutermann e foi apoiada pelos demais especialistas da entidade com o objetivo de aumentar a conscientização sobre esse problema que acontece no mundo todo e apresentar aos diferentes públicos as melhores práticas e ferramentas disponíveis para minimizá-lo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 22, 2025 Demais

Agenda cheia no fim do ano? Veja como manter o corpo em…

Dez 22, 2025 Demais

Quando o descanso vira estresse: se não planejadas, as…

Dez 22, 2025 Demais

Previsão do Tarot para Janeiro de 2026: O Mago abre o…

Dez 22, 2025 Demais

Pesquisa revela perfil das moradias de alto padrão nos…

Dez 22, 2025 Demais

Empatia não é enfeite de dezembro

Dez 22, 2025 Demais

Campanha de Natal da Wine oferece até 85% de desconto

Dez 22, 2025 Demais

MAM Baby explica a contribuição dos mordedores para uma…

Dez 22, 2025 Demais

Aproveite os nutrientes das frutas enlatadas das festas…

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version