SEGS Portal Nacional

Demais

O Brasil e biomas tropicais como parte da solução para a fome no mundo

  • Quarta, 01 Dezembro 2021 10:01
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Matheus Duarte
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Com desenvolvimento científico e tecnológico, o país pode melhorar a produção de alimentos e gerar renda, impulsionando os produtores e conquistando novos mercados

“Com o conhecimento e a tecnologia que o Brasil já dispõe é possível produzir desenvolvimento sustentável imediatamente. Somos capazes de transformar a Amazônia no maior celeiro global de alimentos sem derrubar uma única árvore, basta apenas transferir para a sociedade aquilo que já sabemos”. Esta frase é do professor Alysson Paolinelli, presidente do Instituto Fórum do Futuro, que lança, nos dias 1 e 2 de dezembro, o projeto Polo Demonstrativo Amazônia 1, mais uma iniciativa pioneira do Projeto Biomas Tropicais.

O projeto, que engloba os municípios rondonienses de Cacoal, Pimenta Bueno e Espigão do Oeste, será apresentado durante o evento “Wake Up Call Amazônia, Já!”, que acontece em Porto Velho.

O objetivo do congraçamento é aproximar o conhecimento represado nas universidades da realidade dos produtores, empresas e sociedade com vistas a produzir transformações para demonstrar a capacidade de multiplicação de ferramentas para o desenvolvimento sustentável.

Serão dois dias com importantes painéis abarcando a agenda integrada da Ciência, da Gestão, do Planejamento e da Sociedade na perspectiva do desenvolvimento sustentável da bioeconomia tropical. Temas como conectividade e inclusão, estímulo à educação e cultura voltadas para projetos científicos, além das potencialidades de aprimoramentos endógenos de café e psicultura e impactos mínimos da produção de alimentos na natureza também serão ressaltados na ocasião.

A realização do congresso acontece quase concomitantemente à comemoração dos nove anos do Fórum do Futuro.

Na época (em 2012), Paolinelli, que tem seu nome em destaque no cenário político e agroindustrial por ter sido ministro da Agricultura e ser indicado ao prêmio Nobel da Paz por seu projeto de desenvolvimento do bioma do Cerrado, reuniu um time de reflexão com nomes de peso, como Eliezer Batista, que inventou a logística Brasil China, e Ronaldo Sandenberg, ex-ministro das Tecnologias e oito anos embaixador da ONU, Botafogo Gonçalves, que como embaixador do Brasil na Argentina foi o principal articulador do Mercosul, entre outros nomes de relevância, bem como uma coleção de técnicos do mais alto nível, para a fundação do instituto.

Relembrando a trajetória e o papel do Fórum do Futuro em debates e deliberações sobre o desenvolvimento de uma agricultura mais sustentável no país, Paolinelli ressalta que o Brasil, atualmente, além de ser um grande refúgio ecológico e de ser uma representação do que o mundo precisa ter, desenvolveu bem sua tecnologia e seu sistema produtivo. “É uma país que acredita na possibilidade de mudanças, que teve instrumentos para mudar e fez isso muito rapidamente, criando o que o mundo mais deseja hoje, que é ser uma nova alternativa de uma agricultura tropical sustentável. E ainda será, sem dúvida nenhuma, a garantia da segurança alimentar nesses próximos anos”.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA MELHORAR A PRODUTIVIDADE

Neste período de pandemia, com ondas que vem e vão do coronavírus no globo, a crise econômica tornou ainda mais evidenciada a fome no planeta.

Na visão de Paolinelli, mesmo dentro desse cenário incerto, o segmento da agroindústria está passando por transformações muito favoráveis. “O primeiro deles é que o consumidor passou a ser mais exigente e mais atento, buscando produtos mais naturais”, assinala o ex-ministro.

Esta é uma equação que está acontecendo no mundo mais desenvolvido, onde a renda familiar pode pagar mais pelo alimento e o produtor, com isso, pode também a ampliar a sua capacidade produtiva destes alimentos mais naturais. “Para o Brasil, trata-se de uma grande oportunidade, porque esse produto não necessita de máquinas automáticas, computadores de alta geração, mas sim do manejo pessoal do produtor, exigindo intensificação da mão de obra. Se tivermos a inteligência de usarmos os recursos biotecnológicos para fazer o tratamento mais adequado dessa produção natural, nós vamos levar vantagens competitivas”, complementa.

Para ele, com o apoio da ciência e da tecnologia e o desenvolvimento da produtividade no país, o Brasil terá a capacidade de competir no mercado e gera renda. “Se trabalharmos nessa direção, contribuiremos, inclusive, com a inclusão social”.

Outro conceito equivocado é investir no extrativismo, que só agrava o problema da terra. Temos que sair do extrativismo. Agricultura não é dividida em pequeno, médio e grande agricultura familiar. Isso não existe. O que existe é uma agricultura com tecnologia, com inovação que evolua o seu sistema em governança, em estabilidade ecológica e equilibradamente, sob o ponto de vista social. Temos que reforçar a visibilidade dos biomas tropicais, dos povos tropicais. A ciência transforma a vida das pessoas, assim como a inovação aponta um novo futuro, e como as tecnologias são a arma que temos pra enfrentar a miséria e a fome”, finaliza o ex-ministro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 22, 2025 Demais

Agenda cheia no fim do ano? Veja como manter o corpo em…

Dez 22, 2025 Demais

Quando o descanso vira estresse: se não planejadas, as…

Dez 22, 2025 Demais

Previsão do Tarot para Janeiro de 2026: O Mago abre o…

Dez 22, 2025 Demais

Pesquisa revela perfil das moradias de alto padrão nos…

Dez 22, 2025 Demais

Empatia não é enfeite de dezembro

Dez 22, 2025 Demais

Campanha de Natal da Wine oferece até 85% de desconto

Dez 22, 2025 Demais

MAM Baby explica a contribuição dos mordedores para uma…

Dez 22, 2025 Demais

Aproveite os nutrientes das frutas enlatadas das festas…

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version