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Trinto prepara ações para acelerar e-commerce de seus clientes na Black Friday

  • Sexta, 26 Novembro 2021 10:27
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Isabel Silvares
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A Trinto, consultoria especializada em marketing digital e que agora faz parte da Corebiz, maior integradora de Omnichannel da América Latina, aposta em um crescimento de vendas no e-commerce que, em alguns casos, pode chegar a até dez vezes o valor investido pelas empresas para as ações na Black Friday 2021. Para alcançar suas metas, o foco da Trinto continua a ser o desenho personalizado e customizado de projetos e o atendimento via squads dedicados, o que reforça o posicionamento da consultoria como digital partner.

A preparação para o maior evento do varejo e do e-commerce brasileiro reforça a percepção da Trinto de que a Black Friday 2021 alcançará resultados satisfatórios, uma vez que 91% dos brasileiros aumentaram o uso de tecnologia digital, tendência que vigora desde 2020 e que ajudou a transformar de uma vez por todas os modelos de compra e de consumo. A interação no ambiente online e os novos formatos de trabalho fizeram com que as pessoas ficassem cada vez mais conectadas, o que permitiu maior flexibilidade e segurança para as compras online e elevou a perspectiva de venda para a Black Friday.

Além dos grandes players do mercado de varejo e e-commerce, 79% das empresas de pequeno porte investiram em novas tecnologias para que pudessem ganhar destaque nos canais digitais, como é o caso do segmento de moda e vestuário. “O consumidor entende que não precisa ir à loja física para comprar um produto e a verdade é que a Black Friday 2021 não será igual à de 2020 e tampouco parecida com 2019. As pessoas já começam a pesquisar desde o mês de outubro, de olho na pré-black Friday, e embora o consumidor esteja mais cauteloso este ano por conta do cenário econômico do país, ele não deixará de aproveitar as oportunidades oferecidas pelas marcas”, avalia Daniel Moraes, CEO da Trinto.

A nova realidade de consumo reforçou ainda mais as estratégias desenhadas pela Trinto para incrementar as vendas nesta época do ano. Tanto as marcas que já mantinham uma parcela de seus negócios no ambiente digital e estão mais acostumadas ao ritmo do e-commerce, quanto as que passaram a comercializar seus produtos no on-line apostam na diversidade para decidir qual mensagem passar aos seus potenciais clientes, cada vez mais exigentes e conscientes das opções de consumo.

Pesquisa elaborada pela Provokers para o Google mostra que a Black Friday de 2021 terá diferenciais em relação a anterior, que bateu recorde histórico de vendas em 2020 com R$ 7,7 bilhões de receita, um aumento de 27% em relação a 2019. O estudo aponta que no cenário atual, o consumidor está muito mais digitalizado, assim como as empresas, que buscaram atualizações tecnológicas e investiram na digitalização.

Estratégias para conquistar o cliente

O CEO da Trinto observa que a diferenciação se tornou uma moeda valiosa em relação à concorrência. A pesquisa mostra que os usuários avaliam uma série de itens para a tomada de decisão de compra. 73% dos usuários consideram os custos da entrega, enquanto 62% questionam a qualidade do produto e outros 52% avaliam a confiança do site ou da loja web. O tempo de entrega e a logística foram considerados por 49% dos usuários. Para se ter ideia, a pesquisa aponta que houve aumento pelas empresas na oferta de frete grátis (45%) e frete rápido (149%), temas que costumam influir na decisão de compra do consumidor.

Mas um item que chama a atenção ao longo dos últimos anos são os benefícios oferecidos ao consumidor. No varejo online, ganha também quem oferece as melhores vantagens em bônus e benefícios para compras futuras. O cashback, por exemplo, foi o que mais se destacou, com um aumento de 128% em 2020, em relação ao ano anterior. Outros pontos observados pelos consumidores envolvem pagamentos flexíveis e parcelamento oferecido, variedade e sortimento de produtos, facilidade de troca e lançamentos exclusivos de produtos.

Entre os itens mais buscados pelo consumidor, a maioria das compras finalizadas envolveram smartphones e celulares (36,5%), seguido por eletrodomésticos (36,3%), televisores (29,3%), informática e tablets (24,1%), móveis e decoração (22,4%), moda e vestuário (22,2%), eletroportáteis (21,3%), viagens (19,2%), beleza(16,8%), livros/papelaria (12,6%). Para 2021, a expectativa é que as categorias com tíquete médio menor, como alimentos, beleza, pets e serviços, entre outros, devem ganhar destaque em relação aos outros e criar engajamento e aumento de receita. Os segmentos da categoria de celulares, eletrônicos, casa e decoração, calçados, devem continuar muito requisitados.

Para conquistar o consumidor o varejo tradicional sabe que terá que disputar espaço com os varejistas internacionais, que vêm aumentando sua participação na Black Friday brasileira com uma estratégia de branding e posicionamento de marca muito fortes. A estratégia do pré-black Friday é uma das que vêm sendo cada vez mais explorada pelas empresas, para que seus consumidores estejam preparados e conscientes no momento da compra.


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