Logo
Imprimir esta página

Portal Solar abre a Semana da Engenharia com palestra sobre projetos de energia solar em telhados

Alexandre Eustaquio Rosa, Coordenador de Projetos do Portal Solar Franquia, contou aos alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro como é feito o dimensionamento de sistemas fotovoltaicos para micro e minigeração distribuída

O Portal Solar, especialista em energia fotovoltaica com mais de 100 franquias no país, participou nesta segunda-feira (23) da abertura da Semana da Engenharia Elétrica (SENEL), organizada por alunos e professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento gratuito continua virtualmente pelo Youtube até a próxima sexta-feira (26/11), com duas palestras por dia, sendo uma na parte da manhã e outra a noite.

Na primeira palestra, o mestre em Engenharia Elétrica Alexandre Eustaquio Rosa, Coordenador de Projetos do Portal Solar Franquia, contou aos alunos como é feito o dimensionamento de sistemas fotovoltaicos para micro e minigeração distribuída e explicou quais são os parâmetros técnicos que precisam ser respeitados na hora de projetar uma usina em telhados.

Mestre em Engenharia Elétrica pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP-Portugal) e engenheiro graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Eustáquio é especialista em instalação de sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica.

“Seremos cada vez menos dependentes de combustíveis fósseis. Um exemplo são os veículos que passarão a ser elétricos. Nada melhor que ter uma energia limpa e barata em nossas casas para abastecer esses veículos”, afirmou Eustaquio.

O Coordenador de Projetos do Portal Solar explicou as definições regulatórias sobre micro e minigeração de energia, apresentou os principais componentes do sistema para cada tipo de projeto e compartilhou as principais equações para os estudantes de engenharia da UFRJ. Além disso, foram utilizados dois estudos de caso para exemplificar a diferença de um sistema no Rio de Janeiro (RJ) e outro em Fortaleza (CE). Clique aqui para assistir a palestra.

“É uma paixão trabalhar com energia solar. Transformou a minha vida e vai transformar o mundo”, completou, reforçando que o mundo caminha para um futuro sustentável e, portanto, os sistemas de geração fotovoltaicos serão cada vez mais comuns em casas e empresas.

Também na segunda-feira, o diretor do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Ceará, Fernando Ribeiro de Melo Nunes, palestrou sobre a Integração do Hidrogênio Verde com as Fontes Solar e Eólica. Nesta terça-feira (23), o pesquisador do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL), apresentou um minicurso sobre o programa computacional ANAREDE, o mais usado para análise de Sistemas Elétricos de Potência no Brasil. Também está previsto hoje a palestra sobre Sistemas Isolados do Sistema Interligado Nacional (SI-SIN), com a analista da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Michele Souza.

SENEL 2021

O tema do SENEL 2021 é “Os caminhos da Energia”, trazendo palestras e cursos sobre geração, transmissão, distribuição de energia, novas tecnologias e mercado de trabalho. O evento, patrocinado pelo Portal Solar, acontece de forma totalmente online entre 22 e 26 de novembro.

Para o CEO do Grupo Portal Solar, Rodolfo Meyer, a missão do Portal Solar sempre foi informar os consumidores e ajudar a educar o mercado fotovoltaico. “Compartilhar o conhecimento e formar novos profissionais é parte do propósito do Portal Solar. Sonhamos com o dia em que milhões de telhados serão ocupados pela energia solar no Brasil, assim como já acontece em nações mais desenvolvidas como a Austrália, a Alemanha e nos Estados Unidos”, concluiu.

Sobre o Portal Solar

O Portal Solar é o primeiro e maior portal de internet especializado em energia solar do Brasil. Através do modelo de franquias, fornece soluções para residências, comércios e indústria produzirem a sua própria energia elétrica através da energia solar fotovoltaica.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto