Inspiração geek e oriental ditam o projeto de restaurante com boardgames em São Paulo
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Marcela Millan
- SEGS.com.br - Categoria: Demais
Projetado pela arquiteta especialista em arquitetura de restaurantes Claudia Novaes, o Bodogami une gastronomia com o universo dos jogos e se destaca como point na Liberdade, bairro oriental da capital paulista
Se reunir com os amigos, jogar, comer e se divertir. Nos últimos anos, a procura por espaços que unam a gastronomia com o universo lúdico e geek se tornou alta e, agora, muitos bares e restaurantes oferecem um cardápio variado, que vai muito além das comidas - eles abrangem toda uma sorte de board e card games, oferecendo uma experiência divertida para os clientes que ali frequentam.
Diante dessa tendência, a arquiteta Claudia Novaes, especialista em arquitetura gastronômica e à frente do escritório Cn Dois Arquitetura, se viu diante do desafio de reformar os 500 m² desse bar e restaurante, no bairro da Liberdade, em São Paulo. "O Bodogami nasceu como uma loja online de venda e aluguel de jogos de tabuleiro, mas se atualizou para ser um espaço agradável para que os clientes pudessem jogar durante todo o dia e ainda apreciar a gastronomia oriental", explica a arquiteta. Assim surgiu a ideia de unir os jogos com uma Yaketeria - um restaurante de espetinhos tradicionais japoneses - e bar, próximo da Praça da Liberdade.
A estética da madeira e a divisória de ambientes trazem referências orientais, enquanto o cimento queimado conferiu toda a contemporaneidade necessária para o projeto concebido por Claudia Novaes | Foto: Marcelo Magnani
"Como a fachada é tombada, não era possível trabalharmos com uma grande intervenção. Dessa forma, a saída foi apostar em uma pintura branca que nos possibilitou destacar o letreiro. Nossa proposta então foi desenvolver a proposta do Bodogami no salão interno, criando um espaço que fosse agradável e confortável para que os clientes passassem horas jogando", diz Claudia Novaes.

Toda a temática geek do restaurante aparece nos detalhes da decoração, que ganhou pontos de cor e paredes de lousa | Foto: Marcelo Magnani
Para desenvolver toda a atmosfera lúdica desejada, remetendo ao universo gamer, a arquiteta empunhou as cores como aliadas. "Apostamos em uma base sólida e séria, com muita madeira e concreto, e brincamos com pontos de cor na decoração, que em muitos casos é interativa, permitindo que os próprios clientes interfiram no espaço", diz. O conforto acústico também foi uma máxima para esse projeto, que contou com um forro acústico pintado de preto para atenuar o som das jogatinas. "Para complementar, uma estrutura de madeira composta por hexágonos, formato muito presente nas peças de jogos de tabuleiro, rebaixa visualmente o pé-direito, conferindo mais aconchego e muita leveza", explica a arquiteta. Essa estrutura também desce para as paredes, podendo abrigar plantas e itens da cultura nerd e geek. "A inspiração veio da união do universo dos games com a cultura japonesa, resultando em um restaurante clean, mas estimulante", complementa.

O revestimento s e i sgonal trouxe personalidade para o balcão de atendimentos, que se abre para o salão do restaurante projetado pelo escritório Cn Dois Arquitetura | Foto: Marcelo Magnani
Com capacidade para 60 pessoas, o Bodogami é dividido em dois pavimentos, com uma cozinha bem equipada e com área para todos os preparos, bar, café e Yakiteria no andar do salão. "No subsolo, alocamos a área de funcionários, estoque, escritório, câmara frigorífica e pré-preparo de carnes", explica Claudia. O salão conta com layout versátil e móvel, que preza pela flexibilidade de usos. Um longo sofá azul foi a escolha para trazer leveza e cor ao ambiente, ao passo que as mesas de madeira contam com um tamanho pensado para abrigar muito bem tanto os alimentos, quanto os jogos. O piso de porcelanato une a praticidade e alto desempenho com a estética convidativa da madeira e, em alguns cantos, foi mesclado com peças s e i sgonais, fazendo alusão a um tabuleiro. "Esse mosaico sobe para a bancada e parede do atendimento, formando um desenho instigante", destaca a arquiteta do Cn Dois.
Bem equipada, a cozinha consegue atender a demanda para dias normais e eventos especiais, servindo um cardápio variado e de inspiração oriental | Foto: Marcelo Magnani
No quesito iluminação, a arquiteta Claudia Novaes vivenciou um desafio extra: "precisava criar um projeto luminotécnico que atendesse bem às mesas grandes e pequenas, permitindo fácil leitura dos cardápios e regras de jogo, sem fazer muita sombra", diz. A solução foi desenvolver um projeto luminotécnico composto por diversas luminárias que, no final das contas, propiciou o esperado conforto visual aos clientes do Bodogami. "O resultado foi um restaurante aconchegante, em que as cores e temática geek aparecem nos detalhes. Tudo muito contemporâneo e pensado para receber bem a todos os clientes", finaliza.
Sobre a Cn Dois Arquitetura:
Fundado em 2013, a arquiteta Claudia Novaes percebeu que o mercado tinha dificuldade em oferecer soluções completas onde o cliente pudesse ter seu projeto gastronômico realizado do início ao fim em um único lugar. Com uma equipe profissional e que cresceu gradativamente para atender as demandas trazidas a cada novo cliente, o time está em constante evolução e trabalha arduamente para superar as expectativas de cada cliente, sempre aprimorando conhecimento, estudando novas tendências e otimizando os processos para oferecer a melhor solução.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>