SEGS Portal Nacional

Demais

Com meta de descarbonizar suas operações, Dow anuncia contrato com a Casa dos Ventos para compra de energia eólica

  • Quarta, 17 Novembro 2021 10:50
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bárbara Luz
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

▪ A Dow firmou um Contrato de Compra de Energia (PPA – Power Purchase Agreement, em inglês) com a Casa dos Ventos para aquisição de energia eólica com o objetivo de suprir parte da demanda energética de sua unidade localizada em Cabangu, no município de Santos Dumont (MG).

▪ Além da compra de energia, o acordo prevê a opção de a Dow, no futuro, fazer um investimento nos parques eólicos, possibilitando o regime de autoprodução de energia.

▪ O contrato da Dow com a Casa dos Ventos reforça o compromisso da empresa com a descarbonização de suas operações na América Latina. A Dow tem a meta de alcançar a neutralidade de carbono em 2050.

A Dow assinou um Contrato de Compra de Energia (PPA – Power Purchase Agreement, em inglês) com a Casa dos Ventos para a aquisição de energia eólica destinada ao abastecimento de parte da demanda da unidade da empresa localizada em Cabangu, no município de Santos Dumont (MG). Com prazo de 15 anos, o acordo prevê ainda a possibilidade de a Dow fazer um investimento financeiro no parque eólico, viabilizando, no futuro, o regime de autoprodução de energia.

Para Javier Constante, presidente da Dow Brasil e América Latina, o longo prazo estabelecido para o contrato evidencia o compromisso da Dow com a descarbonização de seus processos produtivos. “Estamos vivenciando uma transformação no ecossistema dos negócios impulsionada pela compreensão da importância do investimento em desenvolvimento sustentável. A pegada de carbono é um grande tema para a Dow e queremos garantir que parte considerável da energia consumida pela empresa venha de fontes renováveis”, ressalta.

O acordo reafirma também o posicionamento da Dow entre as empresas químicas com maior contratação de energia renovável globalmente. Atualmente, a companhia possui 850 MW de capacidade de energia renovável contratada, superando sua meta global de sustentabilidade para 2025.

A geração da energia fornecida para a Dow virá do parque eólico Rio do Vento, localizado no Rio Grande do Norte. O início de suprimento do contrato está previsto para janeiro de 2024 e a parceria com a Casa dos Ventos garantirá o fornecimento de 60 MW médios de energia. “O PPA aumentará a competitividade da unidade fabril de Cabangu e está em linha com a estratégia de compra de energia da Dow, focada no fornecimento de energia renovável, confiável e competitiva. Além disso, esse projeto contribui para a expansão e diversificação da matriz elétrica brasileira, na qual a fonte eólica desempenha um papel fundamental, especialmente na região Nordeste.”, destaca Claudia Schaeffer, diretora de Energia da Dow para América Latina.

A assinatura do contrato com a Casa dos Ventos torna a Dow uma das principais parceiras para viabilizar um dos maiores complexos eólicos do mundo. O Complexo Eólico Rio do Vento terá 1038 MW de capacidade instalada após a conclusão de sua segunda fase. “Com parcerias como esta, a matriz elétrica do país ganha um importante adicional proveniente de fonte renovável, ao mesmo tempo em que a empresa alinha seus negócios com os pilares da sustentabilidade, além de garantir maior competitividade, com previsibilidade de custos e segurança de suprimento”, pontua Lucas Araripe, diretor de Novos Negócios da Casa dos Ventos.

Transição energética com foco na neutralidade de carbono

Grande consumidora de energia, a Dow tem investido constantemente na diversificação de suas matrizes energéticas. A estratégia está alinhada às metas de sustentabilidade da companhia que pretende reduzir as emissões líquidas anuais de carbono na América Latina e alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

Em outubro de 2019, a Dow já havia assinado um acordo com a Central Puerto para garantir o fornecimento de energia renovável para sua operação em Bahía Blanca, na Argentina. Em 2020, a companhia firmou um contrato de PPA com a Atlas Renewable Energy para o fornecimento de energia renovável de fonte solar para o complexo fabril da empresa em Aratu, na Bahia. Com ele, estima-se que a companhia irá reduzir cerca de 35 mil toneladas de CO2 em emissão ao ano nas operações.

Neste ano, a empresa deu mais um passo em direção à descarbonização de suas operações na América Latina. O Latin America Inspiration Center, seu centro de inovação para América Latina, localizado em Jundiaí, tornou-se a quarta unidade da Dow no Brasil movida 100% a energia renovável, juntamente com as fábricas em Jacareí, Hortolândia e Jundiaí, que funciona ao lado do centro. Como resultado, a Dow deixará de emitir 925 toneladas de CO2 equivalente por ano.

Sobre a Casa dos Ventos

A Casa dos Ventos é uma empresa brasileira que desenvolve, constrói e opera projetos de geração de energia a partir de fontes renováveis. Responsável pela maior campanha de medição de ventos já empreendida no mundo, a empresa desenvolveu um em cada três parques eólicos em operação no Brasil. A trajetória da companhia é marcada por investimento em inovação e concepção de soluções customizadas para apoiar a transição energética de consumidores para um suprimento sustentável.

Para seguir com seu protagonismo no setor, a Casa dos Ventos é detentora do maior portfólio de projetos eólicos e solares do Brasil. A companhia aderiu ao Pacto Global da ONU e trabalha de forma alinhada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as melhores práticas de ESG, preservando os biomas locais, desenvolvendo projetos sociais nas comunidades em que está presente e contribuindo para uma economia de baixo carbono.

Sobre a Dow

A Dow (NYSE: DOW) combina alcance global, escala e integração de ativos, inovação focada e liderança em frentes de negócio diversificadas para alcançar crescimento lucrativo. Sua ambição é se tornar a empresa de ciência dos materiais mais inovadora, centrada no cliente, inclusiva e sustentável do mundo para possibilitar um futuro mais sustentável ao planeta por meio de sua expertise em ciência dos materiais e da colaboração com seus parceiros. O portfólio diferenciado de plásticos, intermediários industriais, revestimentos e silicones da Dow oferece uma grande variedade de produtos e soluções de base científica a clientes em segmentos de mercado de alto crescimento, como embalagens, infraestrutura, mobilidade e cuidados do consumidor. A Dow opera 106 unidades fabris em 31 países e emprega cerca de 35.700 pessoas. Em 2020, gerou aproximadamente US$ 39 bilhões em vendas. Referências à Dow ou à Companhia significam a Dow Inc. e suas subsidiárias.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version