SEGS Portal Nacional

Demais

Compesa e Porto Digital lançam primeiro ciclo de inovação aberta

  • Sexta, 12 Novembro 2021 08:13
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Peterson Mayrinck
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Transformação digital, inovação de processos e melhoria na entrega de resultados. São esses os objetivos buscados pelo Águas Digitais, o programa de inovação aberta do Governo do Estado, por meio da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), com o Porto Digital lançado nesta quarta-feira (10). Neste primeiro ciclo de inovação, o foco é o desenvolvimento de soluções para aprimorar o atendimento ao público e os serviços de campo da companhia de saneamento. Inicialmente, as inscrições estão abertas para startups, pesquisadores, empresas e institutos de ciência e tecnologia (ICT) de todo o Brasil submeterem as suas contribuições sobre os desafios da Compesa e suas possíveis soluções, pelo site https://www.aguasdigitaiscompesa.com.br. A chamada segue aberta até 8 de dezembro.

Após a fase inicial voltada a ouvir as contribuições do mercado, o programa pretende selecionar soluções dentro de cinco desafios propostos em áreas de interesse mapeadas pela Compesa, Porto Digital e CESAR. Dentro do processo de inovação aberta, as empresas e profissionais engajados poderão receber investimento financeiro, consultorias e apoio corporativo para desenvolverem e customizarem projetos que se transformarão em mínimos produtos viáveis (MPVs) e, posteriormente, em produtos capazes de ganhar mercado (Go-to-Market).

“O Programa Águas Digitais integra o momento de renovação vivido pela Compesa, neste ano marcado pelos 50 anos da Companhia. O objetivo do projeto é apoiar e estruturar nossa empresa na obtenção de soluções inovadoras na busca da superação de desafios, como parte do processo de transformação digital. Com isso, queremos também ampliar a compreensão do conceito de inovação nos diferentes níveis gerenciais, definir modelos para desenvolvimento de inovação e adotar métodos e ferramentas gerenciais aplicadas à inovação na Companhia”, explicou a presidente da Compesa, Manuela Marinho.

“São inúmeros os desafios enfrentados diariamente na busca por garantir a melhoria contínua na prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Nesse sentido, promover a interação e a parceria entre o poder público, empresas e sociedade civil em geral, é estratégico para que tenhamos a capacidade de inovar, evoluir e, consequentemente, oferecer uma operação cada vez mais eficiente para os pernambucanos”, comenta a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista.

Os desafios elencados pela Companhia estão divididos nas áreas temáticas de gestão de ativos, cadastro e análise de clientes, gestão de equipes de campo, análise da qualidade da água e otimização do abastecimento de água. Os participantes futuramente selecionados contarão com possibilidade de investimento total da Compesa estimado em R$ 1 milhão, além de mentoria especializada em Design, Agile, Lean Startup e Business durante as fases de prototipagem e MVP.

“Inovação aberta é um conceito que propõe a colaboração entre empresas, indivíduos e órgãos públicos na criação de novos produtos e serviços. Ou seja, ao invés de depender de uma equipe interna de pesquisa e desenvolvimento, a proposição e a construção das soluções para os desafios da organização são feitas por empresas e pessoas especializadas externas”, comenta o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena. “É exatamente isso o que garante mais diversidade, reduz o tempo entre desenvolvimento e operação, diminui os custos e gera novos mercados”, completa.

SOBRE A COMPESA

Sociedade anônima de economia mista, com fins de utilidade pública, a Compesa está vinculada ao Governo do Estado de Pernambuco por meio da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos. É uma organização dotada de personalidade jurídica de direito privado, tendo o Estado como seu maior acionista. A Compesa foi fundada em 1971 com a missão de levar água e esgotamento sanitário aos pernambucanos.

SOBRE O PORTO DIGITAL

O Porto Digital é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil e é um dos representantes da nova economia do Estado de Pernambuco. Instalado na área central do Recife, sua atuação se dá nos eixos de produção de software e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Economia Criativa, além do foco no futuro das cidades por meio de prototipação com base em fabricação digital e internet das coisas (IoT).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 05, 2025 Demais

Samsung lança secadora com maior capacidade do mercado…

Dez 05, 2025 Demais

Reforma transforma apartamento alugado em lar moderno

Dez 05, 2025 Demais

Tramontina está entre as marcas mais prestigiadas do…

Dez 05, 2025 Demais

Corte Constitucional da Itália marca audiência para…

Dez 05, 2025 Demais

Condomínios clube transformam o conceito de morar bem

Dez 05, 2025 Demais

Natal sem drama: como lidar com encontros quando a…

Dez 05, 2025 Demais

5 lições para florescer novos propósitos de vida em 2026

Dez 05, 2025 Demais

Fraude do falso advogado: confira 6 dicas para se…

Dez 04, 2025 Demais

Lições de criatividade e otimização de espaço em…

Dez 04, 2025 Demais

Época natalina: renove os ambientes com a decoração

Dez 04, 2025 Demais

Quer ser aprovado em concurso em 2026? Siga essas 5…

Dez 04, 2025 Demais

Qual cor usar no Ano-Novo? Veja a paleta que vai guiar…

Dez 04, 2025 Demais

É possível fazer exercício demais? Entenda os sinais de…

Dez 04, 2025 Demais

Como planejar a viagem de fim de ano com pets

Dez 04, 2025 Demais

Chegando o verão: Como cuidar do cabelo contra o sol,…

Dez 04, 2025 Demais

Cenários tropicais, experiências imersivas e estilo…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version