Logo
Imprimir esta página

Com equidade, colaboração e digitalização, a cidade de Salvador avança na construção de resiliência urbana

Projeto “Ecossistema de Cidadania Digital: Democratizando o Conhecimento” é premiado com o Latam Smart City Awards 2021 na categoria Sociedade Equitativa e Colaborativa

Rede de Cidades Resilientes e Visa são parceiras da cidade com o programa “Cidades Resilientes Moldando um Mundo Digital”

A cidade de Salvador (BA) conquistou o Latam Smart City Awards 2021 na categoria Sociedade Equitativa e Colaborativa em reconhecimento ao projeto “Ecossistema de Cidadania Digital: Democratizando o Conhecimento”. O município está desenvolvendo um programa inovador de treinamento em tecnologias digitais para promover o emprego, o empreendedorismo e a inclusão digital de grupos vulneráveis, criando oportunidades de capacitação em áreas como programação de software, comércio eletrônico, pagamentos digitais, entre outras. A ação inovadora é impulsionada pela Prefeitura de Salvador com o apoio da Rede de Cidades Resilientes e da Visa.

“Juntamente à Visa e à Rede de Cidades Resilientes, estamos fomentando a construção de uma cidadania digital inclusiva por meio de conhecimentos e ferramentas, para melhorar as oportunidades de emprego e desenvolvimento na cidade”, afirma Bruno Reis, prefeito de Salvador. “Com esta parceria, estamos promovendo a resiliência na cidade para enfrentar os desafios da transformação digital do trabalho, do comércio e da economia”, completou.

No Brasil, 63% dos empregadores têm dificuldade para contratar profissionais qualificados, devido principalmente à falta de competências técnicas[1]. Essa situação impacta principalmente sobre mulheres e negros, dois grupos na população de Salvador que enfrentam condições historicamente desiguais em termos de acesso à educação e ao trabalho de qualidade. Este é um dos problemas que o projeto procurou ajudar a resolver.

Diante desse desafio, a Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (SECIS) e a Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (COGEL), com o apoio da Visa e da Rede de Cidades Resilientes por meio do programa “Cidades Resilientes Moldando um Mundo Digital”, uniram forças com a Via Varejo, a Fundação Casas Bahia, a Secretaria de Inovação e Tecnologia (SEMIT), e o Hub Salvador, para diminuir a brecha digital na cidade, incentivar a digitalização inclusiva, baixar o índice de desemprego e diminuir a desigualdade social. “A parceria da Prefeitura de Salvador com a Rede de Cidades Resilientes e a Visa no desenvolvimento do projeto “Ecossistema de Cidadania Digital: Democratizando o Conhecimento”, premiado com o Latam Smart City Awards 2021, nos permite evoluir para uma cidadania digital produtiva e contribuir para o desenvolvimento de Salvador como uma Cidade Inteligente”, destacou Magda Andrade, da Companhia de Governança Eletrônica do Salvador – COGEL.

Como líder em pagamentos digitais, a Visa está comprometida em ajudar as cidades a aproveitar as oportunidades econômicas e sociais oferecidas pelo mundo digital. “Graças ao programa Cidades Resilientes e a Prefeitura de Salvador, estamos inovando para apoiar as transformações digitais e, com isso, fornecer respostas que ajudem no desenvolvimento de cidades resilientes, usando uma metodologia aberta voltada à solução de problemas. De acordo com o propósito da Visa, acreditamos que economias inclusivas para todos, em qualquer lugar, fazem com que todos cresçam, em qualquer lugar”, comenta Aida Esteban Millat, diretora de Mobilidade Urbana e Cidades Inteligentes da Visa América Latina e Caribe.

Os muitos efeitos da pandemia da Covid-19 aceleraram a tendência das cidades em abraçar a digitalização e a tecnologia como um motor para o desenvolvimento. Isso é central no momento de conceber um processo de recuperação resiliente que seja inclusivo, equitativo e colaborativo. “Reconstruir melhor nossas cidades é um desafio urgente para esta e as futuras gerações”, destaca Eugene Zapata Garesché, diretor global de Alianças Estratégicas e responsável pela Rede de Cidades Resilientes para a América Latina e o Caribe. “A experiência que estamos desenvolvendo com a Prefeitura de Salvador e em parceria com a Visa será uma inspiração para nossa rede de cidades ao redor do mundo, demonstrando com casos concretos como aproveitar as oportunidades de digitalização para promover o bem-estar de comunidades vulneráveis e impulsionar a adaptação das cidades aos desafios de um mundo em transição".

Essa iniciativa de promoção do empreendedorismo sustentável e de capacitação do mercado de trabalho soteropolitano faz parte da primeira edição do programa para ajudar cidades na criação de soluções digitais para seus desafios de resiliência, que contou também com a participação da Área Metropolitana de Guadalajara, do estado de Jalisco, no México, e do Distrito Metropolitano de Quito, no Equador. A experiência e as soluções dessas três cidades serão apresentadas no Fórum Internacional “Soluções Digitais para Resiliência Urbana na América Latina” que acontecerá em dezembro de 2021.

[1] Prefeitura Municipal de Salvador, Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência – SECIS, “Salvador Resiliente”, edição original, Salvador, Março de 2019, pg. 145 - https://resilientcitiesnetwork.org/downloadable_resources/Network/Salvador-Resilience-Strategy-Portuguese.pdf


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2022 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto