SEGS Portal Nacional

Demais

O direito dos pais à pensão de seus filhos

  • Quinta, 21 Outubro 2021 10:12
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jane Castro
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Adv. Marcelo de Borba Becker

Sócio do escritório Becker & Moraes Advogados Associados

Com a crise econômica e o desemprego atingindo milhares de brasileiros, o número de pessoas que não possui renda para a sua subsistência torna-se cada vez mais assustador. Neste cenário, a falta de conhecimento de grande parte da população sobre seus direitos também se torna um agravante. Se é um dever de todo o cidadão fazer suas contribuições tributárias e previdenciárias a tempo e à hora, também seria de se esperar que este mesmo cidadão tivesse o retorno do Estado relativo aos seus mínimos direitos.

São comuns e inúmeros os casos em que os filhos menores de 21 anos de idade ou incapazes recebem a pensão previdenciária de seus pais quando estes vêm a óbito. É um direito presumido, não necessitando, portanto, ser comprovada a dependência. O benefício existe pela menoridade e, da mesma forma, quando os filhos são maiores e incapazes, eles têm o direito de receber pensão de seus pais.

No entanto, não é muito comum, e aí devemos alertar para este direito, os pais receberem pensão previdenciária dos seus filhos falecidos. A possibilidade existe, porém, nestes casos, o direito à percepção de pensão não é presumido, devendo ser comprovado através dos meios de prova disponíveis, de testemunhas e documentos, a exemplo de extratos bancários, pagamentos de boletos, condomínios, água, luz, remédios, planos de saúde e etc.

Importante ressaltar que a dependência econômica deve ser completa e não parcial, não bastando um mero auxílio ou contribuição do filho, mas uma dependência total do pai/mãe, salientando, de outro lado, que não há o requisito da coabitação do filho com o seu/seus pais.

Com a Reforma Previdenciária, ocorrida em novembro de 2019, os valores de pensão sofreram significativas alterações, uma vez que as quantias então pagas se davam sempre 100% do que era devido ao contribuinte instituidor do benefício. Em razão da atual legislação, esta regra hoje deve ser avaliada caso a caso.

Para postular seu benefício, o pensionista deverá inicialmente realizar o seu pedido administrativamente perante o INSS, o que pode ser feito por meio de um procurador ou mesmo pela própria pessoa. Além de comprovar a dependência econômica do instituidor, quando ocorrido o seu óbito, este deve ser segurado do INSS. Muitas vezes, mesmo que a pessoa tenha direito ao benefício previdenciário, o INSS nega o seu pedido de pensão por este motivo, o que não significa que o requerente não tenha efetivamente este direito.

Em caso de negativa do benefício no âmbito administrativo, aquele que postula a pensão previdenciária poderá interpor ação judicial para ver o seu direito atendido. Porém, nestes casos, deverá a pessoa ser representada por um advogado da sua confiança, ou se não tiver recursos financeiros, poderá postular o seu pedido através de um defensor público. Importante lembrar que cada caso deve ser avaliado individualmente devido a suas peculiaridades, mas vale a pena. A pensão previdenciária para os pais é um direito e deve ser reconhecido!


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version