SEGS Portal Nacional

Demais

Dormitório do bebê: como criar um ambiente seguro e aconchegante para a chegada do pequeno?

  • Quinta, 14 Outubro 2021 18:59
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mayara Grosso
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Neste dormitório assinado pela profissional Cristiane Schiavoni, o estilo clássico norteou as escolhas: tons claros – incluindo no mobiliário, papel de parede e enxoval. Em toda especificação, a certeza de um ambiente seguro e confortável para a convivência em mamãe e bebê | Foto: Gustavo Scatena

A arquiteta Cristiane Schiavoni relaciona o que deve ser observado e o que não pode faltar no quartinho que receberá a criança desde os seus primeiros dias em casa

A chegada de um bebê é sempre muito especial e aguardada! E durante a espera, mamães, papais e familiares próximos se envolvem e se dedicam ao planejamento e execução do dormitório que acolherá, com todo cuidado e caminho, o mais novo membro da casa. No decorrer deste percurso, fraldas e roupinhas precisam de um dormitório planejado e funcional que oferecerá o espaço para que tudo fique bem-organizado. Além disso, o projeto deve trazer dois atributos primordiais: funcionalidade e segurança no atendimento de todas as necessidades de uma criança que chega recém-nascida e que crescerá nesse ambiente.

Entre tantos atributos, o que não pode faltar e o que deve ser observado para que seja executado da maneira correta? Segundo a arquiteta Cristiane Schiavoni, à frente do escritório que leva o seu nome, um décor afetivo e pensado não apenas com a questão estética, mas conduzido por detalhes que asseguram a praticidade no dia a dia com a criança.

“Não adianta nada definir uma temática no décor, se todo o layout e os móveis não proporcionarem segurança para os cuidados com o bebê e ergonomia para quem está cuidando de atividades tão cotidianas como a amamentação, troca de fraldas e o banho. Junto com isso, o conforto é acompanhado pela boa ventilação, projeto luminotécnico e iluminação natural. Esse é um conjunto que impacta diretamente no bem-estar”, explica Cristiane.

Com ampla experiência em projetos infantis – e com o adendo de também ser mãe – a profissional listou suas análises e dicas que facilitarão a rotina durante este período tão bonito, importante e delicado na vida de uma família. Acompanhe:


No projeto deste dormitório, tons claros em uma composição entre o branco e o bege claro presente em detalhes da parede e do piso amadeirado. No mobiliário, a cômoda com trocador, poltrona de amamentação e uma caminha extra, que também faz as vezes de sofá, para quando for necessário dormir próximo ao bebê | Foto: Gustavo Scatena

Segurança

A segurança é o ponto principal que deve reger o projeto deste ambiente. Para isso, tudo o que se diz respeito às quinas e alturas de móveis, além de outros itens que possam atrapalhar a circulação do espaço, precisam ser repensados. De acordo com a profissional, pensar em como será o formato dos móveis é muito importante, desde calcular a distância das grades para que a criança não se machuque, quantidade de almofadas que serão colocadas no berço para não causar sufocamentos e até o tipo de tapete que será colocado no chão para não causar tropeços e acidentes. “Sabemos que encher o quarto de peças é um sonho de muitas mães, mas pode não ser a solução. É necessário tomar muito cuidado nessa equação entre sonho e o espaço, além de conciliar com as normas que regem o desenho do mobiliário”, orienta.

Outro fator está relacionado à questão da higiene e salubridade do dormitório. Portanto, escolher um piso que seja fácil de limpar, móveis que não acumulem muita poeira e um ângulo que priorize a insolação e ventilação são primordiais no processo de decisão.

No dormitório do Bernardo, Cristiane Schiavoni investiu em um berço e nichos arredondados, que não machucam a criança. Quanto as cores, a seleção foi conduzida por uma paleta cromática que acompanhou a da personalidade e gosto da família. Para o banho, a cômoda conta com uma chuva higiênica, que facilita o enchimento da banheira | Foto: Carlos Piratininga

Funcionalidade e organização

Além de um ambiente confortável e decorado, o dormitório infantil não pode ser motivo de dor de cabeça e incômodos para a mamãe e quem a ajuda nos cuidados. Portanto, ter tudo sempre a mão é essencial enquanto ela faz o filhote dormir, amamenta e troca a fralda, entre outras atividades rotineiras.

Para Cristiane Schiavoni, adequações para essas tantas tarefas envolvem tanto a saúde da mamãe – uma vez que a rotina é intensa, tanto para o físico, quanto o mental. Soma-se a isso a preservação da integridade da criança, uma vez que um piscar de olhos pode se configurar em um acidente que poderia ser evitado. “Se o lenço umedecido estiver longe e for necessário se deslocar para pegá-lo, um pequeno movimento do bebê deitado no trocador pode ser suficiente para uma queda. E ninguém deseja uma situação dessas”, preocupa-se. Ainda sobre a ergonomia, ela reafirma sua dedicação para proporcionar o máximo conforto para quem está à frente dos cuidados. “A poltrona de amamentação precisa oferecer design e ergonomia para uma amamentação sem dores de coluna ou no braço. Uma mesinha de apoio, bem próxima, faz a diferença para dispor o que precisa estar sempre à mão”, completa.

Ainda sobre a altura do trocador, a arquiteta salienta que altura não pode interferir em uma postura sempre inclinada do adulto. O mesmo se aplica à cômoda, que deve ser posicionada próxima ao berço.

No quartinho da bebê, a arquiteta inseriu a cômoda ao lado do berço com o objetivo de facilitar a rotina quando as país precisarem trocar fraldas ou pegar qualquer item da criança nas gavetas | Foto: Carlos Piratininga

Versatilidade

Muitas pessoas planejam um quarto flexível e que acompanhe o crescimento, que acontece num piscar de olhos. Para isso, a versatilidade no mobiliário é primordial! “O mercado moveleiro dispõe de peças que se transformam no decorrer dessas etapas. Temos berços que viram mini camas, móveis ‘3 em 1’... Na decoração, o papel de parede configura-se como uma excelente opção, pois pode ser e substituído com o passar dos anos, sendo mais econômico que uma pintura, por exemplo”, exemplifica a arquiteta. Em ambientes com metragens reduzidas, trabalhar com esses itens de dupla função e que otimizam as medidas é um caminho interessante que resultará em mais espaço de circulação.

 

 

Nestes dois dormitórios para meninos, também assinados por Cristiane Schiavoni, a arquiteta trabalhou o azul no clássico papel de parede! Além de trazer personalidade para o espaço, pode ser retirado e substituído por outro, quando solicitado. Tanto no primeiro, do João Pedro, como no segundo, do Rafael, a cor segue em unidade com os demais elementos trazidos na composição | Foto: Raul Fonseca/Carlos Piratininga

Décor aconchegante

Quando os pais estão nessa fase de montar o quarto do baby, a maioria sonha com um ambiente mágico e repleto de muitas pelúcias. Mas há de se considerar que, na maioria das vezes, esses ‘bichinhos inocentes’ são verdadeiros acumuladores de pó!

Para Cristiane, a aplicação de cores e as formas geométricas são algumas dessas opções que muito bacanas em projetos infantis e podem ser introduzidos desde cedo! “Além disso, a mistura de acessórios como nichos, quadros, retratos e pôsteres também criam um ambiente afetivo e gostoso. Com moderação, tudo é muito bem-vindo”, analisa.

Detalhes que fazem a diferença no décor de quarto de bebê | Foto: Carlos Piratininga

Atente-se:

1. Invista em luzes mais fracas, tanto na lâmpada central como também em abajures e luminárias;

2. Observe a qualidade do ar;

3. Mantenha aparelhos eletrônicos fora do quarto, para não interferiram no sono da criança;

4. Pensando no conforto acústico, dê preferência para a montagem do projeto no quarto mais silencioso da casa e preferencialmente longe do barulho da rua;

5. Na hora da limpeza, selecione, com cautela, produtos de limpeza sem cheiro, priorizando a água.

Neste quarto infantil, arquiteta apostou em elementos de valor afetivo para família, criando mais um ambiente fofo e terno | Foto: Carlos Piratinga.

Sobre a arquiteta Cristiane Schiavoni:

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), Cristiane Schiavoni atua na área de arquitetura, decoração e reforma desde 1996 e hoje, o escritório que leva seu nome, tem mais de 20 anos de história, reunindo centenas de projetos dentro e fora do Estado de São Paulo. Em suas criações residenciais e comerciais, publicadas em importantes veículos brasileiros, elementos-surpresa e toques de cor se misturam aos recursos que garantem o conforto e o aconchego dos moradores.

Acabamentos aplicados de maneira incomum e materiais versáteis também são presenças constantes nos trabalhos de Cristiane Schiavoni. O resultado se reflete na concepção de ambientes modernos, humanizados e dinâmicos, que convidam ao bem-estar e, principalmente, traduzem a essência de cada cliente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version