SEGS Portal Nacional

Demais

Com foco em iniciativas digitais, Braskem lança o Digital Challenge

  • Quinta, 07 Outubro 2021 09:27
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vanessa Cunha
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Ação global, que teve 117 ideias inscritas e a participação voluntária de 215 colaboradores, faz parte do guarda-chuva de ações de transformação digital da companhia

De 117 ideias enviadas por colaboradores em todo o mundo a dez novos modelos de negócio em quatro semanas. Sendo que cinco se tornarão startups internas, com potencial para virarem negócios independentes no futuro. Este foi o resultado do Digital Challenge, um programa de inovação aberta e intraempreendedorismo lançado pela Braskem para seus oito mil colaboradores que buscou soluções aos desafios da empresa e da indústria química e petroquímica, por meio do compartilhamento de ideias oriundas de todas as regiões onde a empresa atua.

A iniciativa está em linha com a jornada de transformação digital da Braskem, iniciada há três anos com a integração de seu roadmap de estratégias digitais globalmente. A companhia tem aplicado tecnologias de ponta — como machine learning, advanced analytics e sensores — e metodologias inovadoras de trabalho — como metodologias ágeis, ferramentas de design e Gestão de Mudança — em diferentes partes de sua cadeia de valor. Estas novas estratégias têm revolucionando a forma como a companhia otimiza seus processos operacionais com foco em eficiência energética, realiza a manutenção de seus ativos e controla a qualidade de seus produtos de forma preditiva, o que garante à Braskem posição de vanguarda na indústria 4.0.

Além de investir em inovação em seu core business, a Braskem também está diversificando seu portfólio de investimentos, criando novos modelos de negócio e incubando startups internas, desenvolvidas pela própria companhia. Essas iniciativas, chamadas ventures digitais, estão atreladas aos compromissos da empresa com o desenvolvimento sustentável, que enxerga na inovação a adaptabilidade e o caminho central na busca por um futuro mais sustentável. Além disso, esses negócios internos possuem como missão solucionar algumas das dores mais urgentes que impactam a empresa e a indústria em geral.

“Em 2018, iniciamos o processo de transformação digital e hoje ele se apresenta como uma de nossas prioridades. Ao incorporarmos tecnologias em áreas estratégicas, como operação e manutenção das nossas plantas industriais, controle de qualidade, assistência técnica e logística, geramos valor para a companhia, nossos colaboradores e clientes, reforçando nossa posição global como referência na indústria em que atuamos. O intuito é aumentar nosso protagonismo em inovação e na utilização de novas metodologias de trabalho e de tecnologia de ponta, alavancando nossa competitividade, e gerando impacto e resultados sustentáveis nos próximos anos com metas ambiciosas”, afirma Roberto Simões, CEO da Braskem.

O Digital Challenge foi criado para alimentar o programa de incubação de ventures digitais da Braskem. Ele foi proposto como um convite aberto para todos os colaboradores presentes nas regiões onde a Braskem opera (Brasil, México, Estados Unidos, Europa e Ásia) para identificar os desafios e encontrar possibilidades por meio de novas soluções, potenciais clientes e diferenciais em relação ao mercado. Ao todo, o programa contemplou 117 ideias, com um total de 215 profissionais envolvidos, onde foram avaliados os critérios de criação de valor (o tamanho do mercado potencial para a solução proposta e a relevância do desafio a ser resolvido) e maior alinhamento com as prioridades da empresa (aderência com os objetivos e os temas estratégicos da Braskem e a oportunidade de alavancagem da solução por parte da companhia).

As dez ideias com maior potencial para se tornarem um novo negócio foram selecionadas para receber mentorias e capacitações teóricas com o Centro Digital e a Innoscience, consultoria corporativa de inovação e parceira da Braskem nesse projeto. Ao longo de quatro semanas, os colaboradores responsáveis por essas ideias desenvolveram um business case que foi apresentado para a liderança da companhia em formato de pitch, buscando recursos para desenvolver a solução. Na sequência, as cinco ideias melhor avaliadas foram aprovadas e, no futuro, se tornarão startups internas. Entre os temas dos projetos, o de maior adesão foi sustentabilidade, com 70% das propostas vinculadas.

A expectativa é criar novas fontes de receita, transformar fricções ou riscos de mercado em oportunidades, fortalecer a companhia e aumentar sua competitividade. Além disso, a iniciativa visou resolver problemas do setor, criando soluções para desafios internos, os quais ainda não há uma solução adequada no mercado, e empoderar os colaboradores para explorar novas competências e formas de trabalho.

Para Ana Paula Lobo, coautora de uma das dez ideias selecionadas e parte da equipe de Inovação & Tecnologia, a oportunidade foi uma experiência transformadora em todos os momentos, desde a seleção da ideia até a apresentação com a alta liderança da companhia. “Viver essa jornada mudou demais a minha visão de como empresariar uma ideia, além de permitir o meu desenvolvimento em habilidades essenciais para quem quer empreender, como acreditar no potencial da ideia, exercer empatia para entender as dores do público-alvo, ter resiliência para ajustar o projeto original, lidar com as frustrações e ser assertiva na comunicação. Foi uma experiência única e motivadora em minha carreira!”, completa Lobo.

Além de ratificar o compromisso com a inovação digital, o Digital Challenge possibilitou o crescimento profissional e pessoal dos participantes, ampliando sua visão de negócios, fornecendo uma experiência on the job em novas formas de trabalho e reforçando a cultura da companhia, em prol da criatividade, da inovação, do empreendedorismo e da liderança, de forma democrática e inclusiva.

Sobre a Braskem

Com uma visão de futuro global, orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha e receita líquida de R$ 58,5 bilhões (US$ 11,3 bilhões), a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 100 países.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Abr 17, 2026 Demais

Propriedade como fonte de renda amplia necessidade de…

Abr 17, 2026 Demais

Com crescimento de +61% na marca Cuide-se Bem em 2025,…

Abr 17, 2026 Demais

Warner Bros. Discovery celebra o Superman Day com…

Abr 17, 2026 Demais

Dia do churrasco: descubra quais são os estilos de…

Abr 17, 2026 Demais

OMO Lavanderia acelera estratégia digital com novo…

Abr 17, 2026 Demais

Pedido no INSS parado há meses? Veja quando a demora…

Abr 17, 2026 Demais

'Maldição Da Múmia' chega aos cinemas brasileiros após…

Abr 17, 2026 Demais

Terceirização em condomínios cresce, mas falhas na…

Abr 15, 2026 Demais

Paisagismo estratégico: soluções naturais para…

Abr 15, 2026 Demais

O poder coletivo da alimentação: dividir a mesa se…

Abr 15, 2026 Demais

Por que viajantes são barrados na imigração mesmo com…

Abr 15, 2026 Demais

Urbanização descontrolada causa invasão de…

Abr 15, 2026 Demais

Do mar à cidade: como levar o beachwear do verão para o…

Abr 15, 2026 Demais

Por que estamos tão esgotados?

Abr 15, 2026 Demais

Evento no Butantã Shopping destaca o papel dos cães de…

Abr 15, 2026 Demais

Inteligência artificial assume decisões operacionais e…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version