3 Passos Para Voce Melhorar Sua Conversa Com As Outras Pessoas
José Luiz França – Advogado Trabalhista
A situação de pandemia trouxe alterações significativas nas relações de trabalho. A oportunidade de trabalho remoto, que começou como algo repentino, impositivo, mostrou-se ao longo do tempo, oportunidade de novos horizontes, tanto para as organizações quanto para os colaboradores.
Inicialmente, de forma talvez confusa, com o tempo a situação ajustou-se, levando empregadores e empregados a descobrirem novas formas de comunicação laboral. As dificuldades iniciais foram sendo superadas gradualmente, revelando para uns e outros, horizontes interessantes e produtivos.
Estando agora um pouco mais distante do impacto inicial do primeiro trimestre de 2020, percebe-se que se descortinou um horizonte novo, produtivo e criador de boas práticas nas relações de trabalho.
Diferente do ambiente presencial, onde colaboradores e responsáveis estão frente à frente, o desafio do diálogo à distancia, por meio de WhatsApp, chat, email ou ligação, requer algumas atitudes que poderão contribuir para as mudanças oportunas nos processos de trabalho.
Por isso é muito importante o recurso à empatia no diálogo, tanto entre colaboradores, quanto entre esses e seus superiores, pois o resultado poderá trazer benefícios palpáveis aos objetivos pessoais e da organização.
Isso requer uma atitude de escuta ativa, consequência de um diálogo empático, com a finalidade de se alcançar as mudanças necessárias nos processos de execução do trabalho.
Tanto as empresas, quanto os colaboradores que assimilarem a cultura do diálogo produtivo, poderão observar os benefícios nos resultados de seu próprio trabalho e nos objetivos empresariais.
O que significa diálogo produtivo? Significa ouvir o outro de tal forma que se saiba exatamente o que ele disse, qual o horizonte das idéias apresentadas por ele e quais os objetivos a serem alcançados através desse diálogo.
Para que isso ocorra é necessário que cada um se coloque no lugar do outro e procure identificar a situação em que ele se encontra. Isso vai proporcionar a compreensão das palavras, das idéias e do que elas significam. A consequência será, com certeza, o aumento do bem estar no próprio trabalho, a melhoria da produtividade e o alcance das metas estabelecidas pela empresa, tanto em relação ao grupo de trabalho, quanto em relação àquilo que produz (produtos ou serviços) e, por consequência, a satisfação de seus clientes, objeto de sua existência.
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