Quartinho dos sonhos
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Letra Comunicação
- SEGS.com.br - Categoria: Demais
Arquiteta dá dicas de como adequar o cantinho do seu filho da melhor forma
O dia das crianças está chegando e uma boa dica de presentear os pequenos é um quarto personalizado. Mas para isso, é importante contar com a ajuda de um profissional. “Ele saberá captar o que é importante pro seu filho e planejar um quarto que possa atender às várias fases dessa criança, e o principal é que nossos projetos tem foco na organização”, explica a arquiteta Germana Lara.
Além disso, é preciso saber como aproveitar cada espaço, principalmente, em ambientes pequenos. “Evitar móveis no meio quarto, que deixam o ambiente obstruído, com a sensação de menor, usar as paredes para fixar alguns itens são alguns exemplos. Mas atenção à altura, pois as crianças tendem a subir para pegar os brinquedos e podem se machucar”, sugere.
A boa notícia é que há possibilidade de reaproveitar objetos e móveis já existentes. “Principalmente com objetos de valor afetivo. Se o quarto foi planejado pensando no futuro, as adaptações são mais simples de serem feitas. Por exemplo, uma mesinha baixa para uma criança de 5 anos, pode virar uma mesa de cabeceira”, acrescenta Germana.
Dicas
A arquiteta deixa algumas sugestões de como tornar o ambiente agradável sem deixar de atender o que a criança espera com o quarto novo. “Pense no que você quer estimular na criança. Uma criança maior, por exemplo, que precisa de concentração para os estudos, é necessário pensar na organização dos cadernos e livros, e ter um lugar para colocar um quadro com horários para que ela possa se planejar com autonomia. Já uma criança menor, na fase de dois a cinco anos, deve ter mais estímulos no quarto, o que chamamos de quarto lúdico. Por isso os brinquedos com fácil acesso e cores mais alegres são importantes nessa fase. E, além disso, é importante pensar na organização. Baús com rodízio são mais simples do que caixas organizadores, por exemplo”, evidencia.
Em relação aos papéis de parede, a profissional aconselha cautela. “O indicado é usar papel de parede neutro, sem temas, pois os gostos mudam muito. E vale ressaltar também a qualidade no material usado, para que possam ser limpos sem ser danificados. A orientação que eu sempre passo aos meus clientes é buscar por papéis laváveis no mercado”, esclarece.
De qualquer forma, o quarto deve ser planejado pensando no futuro. A criança muda os hábitos e gostos muito rápido, então evite quartos temáticos. Opte por usar os temas em quadros decorativos, por exemplo. Eles podem ser trocados com mais facilidade e com um custo mais baixo. “Opte também por móveis que possam se adaptar, a criança menor precisa de mais espaço, então uma mesa no quarto não será tão útil nesse momento, mas é importante reservar o espaço sem precisar mudar o quarto”, frisa.
Fonte: Germana Lara é arquiteta, há 15 anos está à frente do escritório Larc Arquitetura em Belo Horizonte. Sua equipe desenvolve projetos residenciais com objetivo de realizar os desejos e sonhos de seus clientes com excelência, além de projetos comerciais focados no público e propósito das empresas (@larcarquitetura).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>