SEGS Portal Nacional

Demais

Instituto Brf Reforça Parcerias Com Foco em Educação Para Combater o Desperdício de Alimentos

  • Quinta, 30 Setembro 2021 09:22
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  BRF
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Projetos englobam produção científica, desenvolvimento de conhecimentos, ações de cultura e engajamento

Para marcar o Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos, que acontece nesta quarta-feira (29/09), o Instituto BRF (IBRF), associação que direciona de forma estratégica os investimentos sociais da Companhia, reforça suas diversas iniciativas focadas na educação e inovação para contribuir com essa causa. Com a frente “Alimento que Transforma”, o Instituto apoia cinco grandes projetos realizados nas principais regiões do País que contam com a parceria de organizações, como a Fundação José Egydio Setúbal, Gastromotiva, Prosas e Quintessa, Comida Invisível e Sesc.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO/ONU), 17% de todos os alimentos disponíveis para consumo são desperdiçados no mundo. Em nível global per capita, 121 quilos de alimentos são perdidos a cada ano.

“Preocupados com esse cenário e em linha com os compromissos ESG da BRF, iniciamos parcerias com a premissa de gerar conhecimento e promover conscientização em prol da redução do desperdício, de forma a contribuir para o desenvolvimento social e o combate à fome”, comenta Bárbara Azevedo, gerente do Instituto BRF.

Os projetos abordam a educação sob diferentes perspectivas que incluem a produção científica, incentivo à inovação, desenvolvimento de conhecimentos e habilidades e ações de cultura e engajamento de públicos-chave.

Um deles é o apoio ao Núcleo de Pesquisa em Filantropia, da Fundação José Egydio Setúbal (FJLES), que fomenta a pesquisa científica em torno das causas do desperdício e busca soluções no tema dentro do âmbito do investimento social. O objetivo da pesquisa, que considera os diferentes agentes envolvidos na cadeia produtiva de alimentos, é sistematizar, analisar e relacionar as principais causas do desperdício no Brasil. Dessa forma, é possível contribuir para o esclarecimento e aprimoramento de ações de inovação social, tendo em vista a superação dos desafios da fome e da vulnerabilidade social no Brasil e no mundo.

Em outra frente, o Instituto BRF trabalha em parceria com a Gastromotiva, uma organização sem fins lucrativos que promove o projeto Cozinha Solidária. Além de incentivar o uso do alimento como ferramenta de transformação social e oferecer refeições para quem tem fome, a iniciativa reforça a importância do combate ao desperdício de comida e proporciona formação profissional, educação alimentar e nutricional, promovendo o empreendedorismo e a geração de renda. Com o apoio do Instituto BRF, são mantidas as operações de doze cozinhas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Salvador, além da doação mensal de 5 toneladas de proteínas que abastecem 36 Cozinhas nas quatro cidades. Até o final deste ano, a expectativa é doar mais de 150 mil refeições.

Junto com as organizações Prosas e Quintessa, o IBRF desenvolveu o projeto Ecco Comunidades, com o objetivo de apoiar soluções inovadoras que atuam na redução de perdas e desperdícios de alimentos em municípios onde a BRF está presente, como Dourados (MS), Lucas do Rio Verde (MT), Nova Mutum (MT), Rio Verde (GO) e Uberlândia (MG). A iniciativa será dividida em duas fases: aceleração e investimento de até R$ 90mil em startups com soluções para atuar nos desafios de Perdas e Desperdícios de Alimentos e fortalecimento de OSCs locais (organizações da sociedade civil) para que possam acompanhar e apoiar o desenvolvimento dos projetos, trazendo legitimidade e articulação local.

Em agosto, o IBRF passou a patrocinar a plataforma Comida Invisível, que conecta pessoas e empresas que têm alimentos para doar com organizações que recebem esses alimentos, ampliando o impacto positivo em prol da redução do desperdício de alimentos. A parceria se estende ainda ao lançamento da plataforma Comida Invisível Educa, a parte educacional do projeto. Sintonizando estratégia e propósito, o Instituto BRF desenvolverá os primeiros treinamentos de Boas Práticas de Alimentação voltados para as organizações e os restaurantes que realizam doações por meio da plataforma. Esse ambiente fica disponível a 100% das organizações que acessam o ambiente virtual do Comida Invisível e conta com uma série de cursos, receitas, informações e dicas de redução de desperdício.

Outra iniciativa importante apoiada pelo Instituto é o Mesa Brasil, realizado pelo Sesc. Há 5 anos, o IBRF faz doações de alimentos que, por meio do programa, são repassadas para instituições sociais de diversas regiões do País. O programa também contempla um trabalho de educação com organizações sociais sobre tema desperdício e uso integral de alimentos.

“Acreditamos e reforçamos o poder que o alimento tem como ferramenta de transformação social. Por meio de uma alimentação sustentável, diversa, rica e equilibrada, conseguimos reduzir desigualdades, gerar oportunidades e melhorar a vida das pessoas”, conclui Bárbara.

Sobre o Instituto BRF:

O Instituto BRF é uma associação privada para direcionar de forma estratégica os investimentos sociais da BRF. Fundado em 2012, seu objetivo é promover comunidades sustentáveis, fomentando inclusão socioeconômica, inovação social e cidadania corporativa, a partir da alimentação e da redução do desperdício de alimentos.

Desde a sua criação, por meio das ações de voluntariado e projetos de investimento direto, o Instituto BRF já impactou mais de 400 mil pessoas, mobilizou 30.000 voluntários e realizou mais de 2 mil ações sociais em 60 cidades ao redor do país.

Sobre a BRF

Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a BRF está presente em mais de 117 países. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas e seus pets em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa. Dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy, a Companhia pauta suas ações nos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade. A empresa baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 100 mil colaboradores no mundo, mais de 350 mil clientes e aproximadamente 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version