Logo
Imprimir esta página

Interesse do brasileiro pelo Mercado Livre de Energia é impulsionado por preços baixos e previsibilidade na conta

Imagem: Rawpixel Imagem: Rawpixel

Consumidores demonstram cansaço com alta de tarifas e buscam liberdade de escolha

Segundo anúncio recente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a conta de luz ficará mais cara em 2022 e subirá até 16,22%. Atualmente enfrentamos um início de crise energética pela falta de chuvas e bandeira tarifária na fase vermelha, a mais cara de todas.

O movimento contínuo de alta nos preços de energia elétrica no Brasil somado a uma maior consciência ambiental faz com que, cada vez mais, o público consumidor brasileiro demonstre interesse em formas alternativas de energia e no chamado Mercado Livre de Energia.

André Cavalcanti, CEO da Elétron Energy, afirma que este é um caminho que não tem volta: “Evidente que a alta de preços do mercado de energia estimula muito a busca por alternativas, mas não acredito que seja só esta a motivação do consumidor. O mercado está maduro o suficiente para que o consumidor tenha plena consciência de que a alta de tarifas é passageira e faz parte de um fluxo de mercado normal. Nossa matriz energética tem a sazonalidade como característica. O consumidor está motivado a buscar alternativas por motivos que ultrapassam essa questão. Eles querem liberdade e matrizes energéticas mais limpas”, conclui com convicção.

Mesmo com os 6.159,34 quilômetros de novas linhas de transmissão concluídas no Brasil em 2020, além da adição ao Sistema Interligado Nacional de 14.485,33 megavolt-ampères (MVA) em transformadores de subestações, instalados em 17 estados, vivemos em clima de pré-crise energética. Por conta disso, a discussão de alternativas ao sistema da ANEEL atualmente implantado ganhou força nos últimos meses.

“O consumidor quer a mesma liberdade que as grandes empresas já desfrutam, escolhendo de quem comprar energia e de que matriz energética ela sai. Consciência ambiental e o hábito que o ambiente de liberdade que a abertura econômica proporcionaram fizeram o consumidor brasileiro ansiar por novidades”, diz André Cavalcanti.

O que é o Mercado Livre de Energia?

Negociar energia a custos competitivos, onde as empresas competem livremente por todas as condições comerciais, tais como fornecedor, preço, quantidade de energia contratada, período de suprimento, pagamento e etc. Que consumidor não gostaria de contar com esta opção? Ainda mais quando se tem a liberdade de mudar de contrato da mesma maneira como trocamos de banco, de operadora de celular ou de internet.

Esta possibilidade de escolha já é real para grandes consumidores de energia em média ou alta tensão, tais como parques industriais, desde que se formalizou a existência do Mercado Livre de Energia.

No Mercado Livre você sabe exatamente quando vai pagar pela energia no momento da compra e garante que ele se mantenha assim por anos, tendo total previsibilidade orçamentária e segurança para planejar investimentos. A compra de energia no Mercado Livre geralmente é 100% digital, com muita praticidade e rapidez, com a vantagem adicional de poder comprar energia de fontes limpas como a da biomassa, a dos ventos ou a do sol.

André Cavalcanti fala sobre a limitação do Mercado Livre de Energia hoje: “O comum é fornecer a liberdade de escolha total aos consumidores somente a partir de um consumo de 1500kW, o que limita demais o número de consumidores envolvidos com o Mercado. A reivindicação de que todos os consumidores possam contar com essa possibilidade parece justa.” afirma o CEO da Elétron Energy.

Elétron Energy

Presente no mercado desde 2012, a Elétron Energy oferece a seus clientes as melhores opções na comercialização, gestão e geração de energia, proporcionando eficiência e previsibilidade aos negócios, com profissionalismo, transparência e ética. Com sede em Recife-PE e filiais em São Paulo-SP, Belém-PA, Maceió-AL e Manaus-AM, o GRUPO ELÉTRON ENERGY é formado pela Elétron Gestão, Elétron Power, Elétron Energy e Mercúria Comercializadora, sendo essas últimas as Comercializadoras de energia elétrica.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto