SEGS Portal Nacional

Demais

Dia Mundial de Combate à Raiva acende alerta para incidência da doença no Brasil

  • Quarta, 29 Setembro 2021 18:51
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fábio Martins
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

A data celebrada no dia 28/09 fortalece a discussão sobre a importância da prevenção por meio da vacinação dos pets e campanhas de saúde pública veterinária

Neste dia 28/09 celebra-se o “Dia Mundial de Combate à Raiva”, enfermidade conhecida desde a antiguidade, que ainda não tem cura e continua fazendo vítimas, pois sua taxa de letalidade é próxima de 100%. A doença é uma zoonose transmitida pelo contato com a saliva de animal infectado pelo vírus, que compromete o Sistema Nervoso Central (SNC). No Brasil, o morcego é o principal responsável pela transmissão da doença, que também acomete cães, gatos, cavalos, bois, macacos e o homem.

De acordo com o Ministério da Saúde, no período de 2010 a 2021, foram registrados 39 casos de raiva humana¹. Desses, nove tiveram o cão como animal transmissor e quatro felinos, uma taxa de 33%. Por isso, é fundamental a conscientização da população por meio de campanhas governamentais, discussões com a sociedade, orientação correta e frequente por parte dos médicos-veterinários e proatividade por parte dos tutores. “A raiva pode ser prevenida e evitada e a vacinação dos pets é fundamental para evitar a contaminação. Apesar de ser uma vacina comum entre os cães, os tutores de gatos também devem ser alertados, pois eles são animais com instinto caçador e também ficam expostos ao risco de contaminação. Além disso, a vacinação deve ser anual”, observa Karin Botteon, Consultora de Assuntos Veterinários da Boehringer Ingelheim Animal Health Ltda..

Apesar dos resultados relevantes nas últimas décadas em busca da erradicação da doença, o Brasil ainda apresenta casos de raiva humana. Se em 1980, por exemplo, o país registrou 155 casos, em 2014, não houve nenhum registro. Os números, contudo, aumentaram nos anos posteriores: dois em 2015 e 2016, seis em 2017, 11 em 2018, um em 2019 e dois em 2020. Outra informação relevante é que em julho de 2021, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA anunciaram uma suspensão temporária da entrada de cães no país vindos de países classificados como de alto risco para a raiva canina, entre eles, o Brasil.

Por isso, há um grande esforço para que a doença seja erradicada de forma global até o ano de 2030, por meio de um projeto elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e a Aliança Global para o Controle da Raiva (Garc)². A raiva é endêmica em 150 países e estima-se que 3,3 bilhões de pessoas no mundo estejam expostas ao risco de infecção. Além disso, todo ano ao menos 59 mil pessoas morrem, sendo 40% crianças.

A Boehringer Ingelheim Animal Health Ltda. está engajada no objetivo de erradicar a raiva no Brasil. Além da realização de palestras, disseminação de conteúdos informativos e uma plataforma própria online chamada B-Connect, que promove capacitação e disseminação de conteúdo científico para médicos-veterinários, a empresa oferece em seu portfólio a vacina Rabisin® – I, recomendada para a prevenção da raiva em cães e gatos a partir dos quatro meses de vida.

A aplicação em dose única deve ocorrer anualmente para manter o pet sempre protegido.

Oferecer soluções que contribuam com o ciclo da vida e o bem-estar de todos, faz parte do DNA da empresa: “Acreditamos no conceito ‘One Health’, ou ‘Saúde Única’, em que seres humanos e animais coexistem e dependem uns dos outros. Portanto, a saúde dos animais está diretamente ligada à saúde dos humanos, por meio do convívio harmonioso com os pets, da segurança alimentar e da saúde pública veterinária. Para nós, é um dever contribuir com o bem-estar de todos”, finaliza Karin.

Referências
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/r/raiva¹
https://www.oie.int/fileadmin/Home/eng/Media_Center/docs/Zero_by_30_FINAL_online_version.pdf²


http://www.saude.sp.gov.br/resources/instituto-pasteur/pdf/manuais/manual_08.pdf

Boehringer Ingelheim Animal Health Ltda.

A vida de animais e humanos estão cada vez mais interligadas de maneira profunda e complexa. Nós sabemos que quando os animais estão saudáveis, os humanos também estão. Em todo o mundo, nossos 9.700 funcionários estão dedicados a entrega valor por meio da inovação, enquanto melhoram o bem-estar de ambos.  

O respeito pelos animais, pessoas e meio ambiente está no coração do que fazemos. Desenvolvemos soluções e serviços para proteger os animais de doenças e dores. Nós apoiamos nossos clientes no cuidado da saúde de seus animais e protegemos nossas comunidades contra enfermidades que ameaçam a vida e a sociedade.  

A Boehringer Ingelheim Saúde Animal é a segunda maior empresa de saúde animal do mundo, com vendas líquidas de € 4,1 bilhões de euros em 2020 e presença em mais de 150 países.  


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version