Falando com todo mundo e com cada um: sucesso na ativação das marcas exige habilidade para ações abrangentes ou customizadas
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Beatriz Cavalcanti
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Cases da Estalo para Stella Artois e Pepsi mostram que mercado busca não só uma agência full service, mas que consiga também aliar infraestrutura para megas interações e expertise regional
Entre as estratégias de maior repercussão estão conteúdo em vídeo, gamificação e marketing de influência que, sozinho, deve movimentar globalmente cerca de 13,8 bilhões de dólares até o final deste ano
Ter habilidade para alcançar o Brasil todo e, ao mesmo tempo, a competência para se relacionar com cada cliente como se fosse único. Essa já é uma demanda real hoje das empresas quando buscam uma parceria de longa duração com uma agência 360. Mais do que full service, é preciso ser também “full strategy”, ou seja, capaz de elaborar e implementar ativações de marca que sigam os objetivos estratégicos de negócios por região, por nicho de público, gerais, a curto ou longo prazo. Tudo isso considerando a aceleração da digitalização e o poder dos influenciadores virtuais, segmento do marketing que, sozinho, deve movimentar cerca de 13,8 bilhões de dólares em todo o mundo em 2021. Ações da agência de marketing 360 Estalo para a Stella Artois e para a Pepsi são exemplos do desafio de conciliar com êxito essas necessidades.
Promover engajamento e interação em ampla escala era a meta da Stella Artois. A solução desenvolvida pela Estalo para a marca nas redes sociais trouxe então uma série de influenciadores de todo o Brasil, unindo o prazer de saborear uma cerveja geladinha, bom papo, gente querida e muita comida gostosa. Para apoiar esse conteúdo foi escolhida a plataforma de vídeo, unanimidade na preferência dos brasileiros. Estudo da Kantar Ibope Media apontou que quase todos os internautas por aqui consomem vídeo – 99% - nos mais diversos meios e dispositivos.
A ativação contempla uma série de vídeos no @stellaartoisbrasil, com diferentes recursos. Em Stella Convida, personalidades gastronômicas de todo o país “recebem” o consumidor em casa e preparam uma receita de sua escolha, sempre de forma descontraída, contando um pouquinho de sua vida. Entre os nomes que já participaram estão Rafael Gomes, Dandara Batista, Geronimo Athuel e Henrique Rossanelli, com postagens que batem mais de quatro mil visualizações cada. Já em Stella Indica, chefs como Monique Gabiatti recomendam um restaurante do coração e apreciam seu prato preferido. Por fim, em Stella Receita & Game, que deve ir ao ar em breve, dois convidados recriam uma receita que faz parte da sua história em comum, ao mesmo tempo que participam de um divertido jogo para incrementar a interação.
Em outra direção, para a Pepsi, a ideia era reforçar o vínculo da marca e seu relacionamento com os consumidores especificamente na Bahia. “Nesse caso, aproveitamos a oportunidade do feriado estadual da Independência para realizar uma ação diferenciada e específica para quem conhece as tradições e vive a Bahia”, conta Maíra Holtz, sócia-diretora da Estalo. “Como o feriado caiu em uma sexta-feira, dia em que muitos baianos têm o costume de se vestir de branco segundo suas crenças religiosas, ‘vestimos’ digitalmente a latinha de Pepsi de branco também nessa ocasião, em um layout especial que marcava a data comemorativa”, aponta. “Exibido especificamente para essa praça, o vídeo fez grande sucesso e já inclusive trouxe novas ideias para o cliente, complementadas por posts coloridos que ressaltam a harmonia entre o produto e receitas típicas famosas”.
Maíra concorda que o desafio de aliar todas essas demandas é gigante, mas conta com um diferencial na Estalo para conseguir entregar ativações sob medida para cada objetivo. “Nossa vantagem é que nascemos regionais, em Salvador, e fomos crescendo aos poucos nesses últimos 14 anos, ampliando para novos mercados e conseguindo uma projeção nacional”, acredita. “É isso que permite que tenhamos, ao mesmo tempo, um profundo conhecimento das praças de interesse das empresas e uma infraestrutura preparada para ações nacionais, construindo parcerias de longo prazo”, completa.
Sobre Estalo
Sendo uma agência de marketing 360, a Estalo desenvolve todos os pontos de contato que influenciam na conversão para construir uma experiência completa por meio de ideias criativas e mensuráveis. Há mais de 14 anos promove experiências únicas para os clientes de marcas como Ambev, Sadia, Natura, BRF, IFood, Ypê, Cica, Pepsico, Perdigão, H2OH!, Pepsi, entre muitos outros.
Com atuação nacional e escritórios em São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro, a agência cria, planeja e executa soluções relevantes para alcançar a meta dos clientes. Com foco em interatividade, constrói propostas singulares que traduzem o desejo das marcas e conecta pessoas a experiências inovadoras. Cada ação é pensada e realizada estrategicamente a partir das demandas dos clientes, entre os serviços que a agência oferece estão: Estratégia, Conteúdo, PR Stunt, Brand Activation, Promo, PDV Transformation, Talks e Congressos, Lançamentos e Eventos.
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