Inclusão: Cognizant está entre as melhores empresas no ranking de Etnias do GPTW
Com comitê dedicado ao tema, empresa foi classificada como a 15ª de 2021
A consultoria Great Place To Work (GPTW) anunciou recentemente a lista de empresas que compõem o ranking brasileiro Étnico-Racial do Brasil em 2021 e a Cognizant, uma das empresas líderes mundiais em tecnologia e negócios, ficou entre as 15 certificadas. O GPTW escolhe as organizações que mais fomentam a diversidade étnica em seu quadro de colaboradores e considera ações internas realizadas no último ano, bem como a quantidade de funcionários de diferentes etnias atuando na empresa e em cargos de liderança, além de questionário respondido pelos colaboradores sobre conduta interna.
A ideia da inscrição surgiu por meio do comitê Etnias, formado especialmente durante a pandemia para jogar luz sobre questões raciais e étnicas na comunicação com os funcionários. O Etnias faz parte de uma iniciativa global da Cognizant para fomentar a inclusão e diversidade, bem como o Women Empowered, que amplifica as causas feministas, o Embrace, que aborda temas da comunidade LGBTQIA+ e o Unite, que dá espaço de fala a pessoas com deficiência. Criado em 2020, o Etnias desenvolveu diversas ações de conscientização e webinários para discussões sobre raça, diversidade e religião.
Para Tatiana Romero, líder de Recursos Humanos da Cognizant no Brasil, a certificação do GPTW foi uma surpresa: “Achamos que poderia ser cedo para participar, visto que a iniciativa é recente no Brasil. De toda forma, já conseguimos colher frutos das ações provocadas pelo comitê e ficamos orgulhosos de ocupar o 15° lugar no ranking. Sentimos que o Etnias está pronto para dar passos ainda maiores dentro da empresa”, afirma.
Dentre as atividades promovidas, estão treinamentos sobre Diversidade Racial e empatia para gerir um time diverso. Também foram realizados webinários sobre diversos temas, como expressões inapropriadas que são comumente usadas ao se referir a pessoas negras, a importância da história negra no Brasil, mulheres negras no trabalho e Black Lives Matter. Outro painel celebrou o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha.
Semanalmente, são publicados posts na rede social interna da empresa e no LinkedIn sobre assuntos relevantes na luta contra a discriminação e preconceito, como a origem da Blackout Tuesday, ações que podem ser feitas para combater o racismo, como fomentar a inclusão nos esportes, a celebração de datas importantes como o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil e o Dia do Imigrante, e muito mais.
Priscila Rosa encabeça o grupo de voluntários que compõem o comitê Etnias e organiza toda sua programação. Ela entende que seu papel, além de fazer refletir, é inspirar: “Uma das primeiras coisas que eu ouvi foi que era muito legal ter uma liderança negra como eu. Na semana da Consciência Negra, divulgamos uma série de ações, como a composição de murais, indicações de filmes e vídeos interessantes e também educativos. Se conseguimos abordar esses assuntos com leveza, e sem julgamentos, as pessoas ficam mais receptivas e se engajam. Aos poucos, mudam hábitos antigos porque sabem que expressões ou atitudes podem estar ferindo um colega. É excelente criarmos um espaço aberto também para esse compartilhamento, só assim eliminamos os preconceitos”.
Sobre a Cognizant
A Cognizant (Nasdaq-100: CTSH) é uma das principais empresas de serviços profissionais do mundo, transformando os modelos de negócios, operacionais e de tecnologia dos clientes para a era digital. Nossa abordagem consultiva baseada na indústria ajuda os clientes a imaginar, construir e administrar negócios mais inovadores e eficientes. Com sede nos Estados Unidos, a Cognizant está classificada em 185º lugar na Fortune 500 e consistentemente listada entre as empresas mais admiradas do mundo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>