SEGS Portal Nacional

Demais

Primavera: Ceaflor comemora alta no consumo das flores de corte com a retomada dos eventos sociais

  • Quarta, 22 Setembro 2021 18:08
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rosa Guedes
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Variedades mescladas, em cores e formatos diversos, ampliam mix das Kalanchoes - Divulgação

Após de um ano e meio, recuperação já representa entre 50 e 60% do habitual na pré-pandemia, com forte tendência de elevação

O Ceaflor, o grande entreposto de flores, plantas e acessórios para floricultura, paisagismo e decoração, localizado do Circuitos das Flores, na região de Holambra (SP), está otimista com a chegada da estação das flores, sobretudo porque esta primavera, em particular, chega junto com um momento muito aguardado por produtores, atacadistas e decoradores: a retomada do consumo de flores de corte, com a volta dos eventos e festas.

Muito empregadas na decoração de casamentos, festas de aniversário e eventos corporativos e institucionais, as flores de corte foram, seguramente, um dos produtos mais diretamente impactados pela pandemia. Em função do distanciamento social, o segmento de eventos, festas e comemorações coletivas foi o primeiro a parar e um dos últimos a voltar, 18 meses depois, agora que a pandemia dá sinais de melhora, com a vacinação em massa da população.

Os eventos e festas têm um peso muito relevante no setor da floricultura, que é composto também por flores envasadas, plantas ornamentais para paisagismo e jardinagem e acessórios para decoração. “A retomada que já representa quase 60% do consumo registrado antes da pandemia, é excelente, sobretudo porque a tendência é de forte elevação, algo muito esperado pelo setor que amargou grandes perdas no começo da pandemia”, afirma o presidente do Ceaflor, Antônio Carlos Rodrigues.

Decorador de eventos, artista floral e professor da Academia Brasileira de Arte Floral (ABAF), o arquiteto e paisagista Tanus Saab também está otimista neste momento em que as celebrações e festas para até 300 convidados voltam a acontecer.

Apesar de os eventos de grande porte, como as festas de formaturas, ainda estarem suspensos, o segmento de festas, em especial casamentos, até o limite permitido de pessoas, está bastante aquecido. Mas até que a produção se normalize por completo, é importante que os profissionais da decoração sejam criativos e utilizem hastes variadas para alcançar volume na composição dos espaços ornamentados, fazendo uso de flores campestres, rosas, flores desidratadas, folhagens e até flores envasadas, que têm maior oferta e preços melhores.

“A volta dos eventos sociais é uma ótima notícia. Depois de quase dois anos de adiamentos, é natural que as celebrações, dentro do limite possível de convidados, estejam acontecendo em maior número que o habitual neste momento em que a vacinação em massa chegou e a pandemia dá sinais de melhora”, afirma.

Primavera

A chegada da estação das flores traz ao mercado brasileiro produtos com mais cor, qualidade e variedade. Ao mesmo tempo, a estação das flores estimula a prática de jardinagem em casa, uma tendência que se destacou durante o isolamento social imposto pela pandemia, com as pessoas mais tempo em casa.

A Mix Flores, por exemplo, ampliou seu portifólio com as kalanchoês mescladas, oferecendo combinações variadas de cores e formatos. Com preço acessível, as kalanchoês vêm sendo bastante utilizadas na ornamentação de espaços verdes e em arranjos de mesa para eventos sociais e familiares.

Aproveitando a tendência do cultivo de flores, plantas e hortaliças em casa, a empresa de adubos e substratos orgânicos, Bosta em Lata apresenta o KIT PLANTAR. Nas versões Tomate Cereja, Manjericão, Pimenta Biquinho, Morango e Kids, o KIT disponibiliza todo o necessário para o próprio plantio: uma lata, que pode ser utilizada como vasinho, pedra para drenagem, substrato orgânico, semente e um sachê de adubo orgânico. “É uma forma para as pessoas se iniciarem no mundo da jardinagem e da horta orgânica, estimulando, inclusive, as crianças a se interessarem pelo cultivo”, comenta Leonardo de Matos, sócio da empresa.

Já a Biogreen aposta em produtos 100% ecológicos para florir o jardim, ofertando ao mercado peças sustentáveis, como o Xaxim de Palmeira, em substituição ao xaxim de samambaiaçu, que teve a extração proibida por ser uma espécie em extinção. O Palmeira Biogreen tem maior capacidade de receber nutrientes e está disponível nos tamanhos PP, P, M, G e Meia-Lua, além da versão em forma de coração.

Sobre o CEAFLOR

Mercado de flores, plantas e acessórios para floricultura, paisagismo e decoração que reúne 350 empresas e atende todo o país, o CEAFLOR completa 2 anos neste 24 de setembro. Localizado no Circuito das Flores, na região de Holambra (SP), foi inaugurado em 2019, e já em 2020 iniciou a primeira ampliação, a fim de atender à crescente demanda do setor e acolher novas empresas interessadas em fazer parte do entreposto. Quando a expansão estiver concluída, a nova estrutura do Ceaflor abrigará 946 boxes (40% a mais), 670 vagas para caminhões, sendo 362 em docas, o que representa uma ampliação de 71%, e mais de mil vagas para estacionamento, o dobro da estrutura original. A previsão é que o novo galpão seja entregue ainda neste ano e a conclusão total da reforma ocorra em fevereiro de 2022. O Ceaflor está localizado na Rodovia Prefeito Aziz Lian (SP 107), km 29,3, em Jaguariúna – SP.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version