SEGS Portal Nacional

Demais

Nem pandemia diminuiu fluxo migratório de brasileiros para o exterior

  • Sexta, 17 Setembro 2021 10:57
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Arlindo Júnior
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

 

Especialista comenta os caminhos abertos para quem busca deixar o país

Estudo recente, divulgado pelo Itamaraty, revelou que nunca tantos brasileiros moraram no exterior: entre 2010 e 2020, o número saltou de 3,1 milhões para 4,2 milhões de pessoas. Nem mesmo a pandemia impediu o movimento: entre 2018 e 2020, houve um aumento de 625 mil cidadãos brasileiros que se mudaram para outros países. Extraoficialmente, é claro, o número pode ser bem maior.

“O brasileiro sempre foi benquisto como imigrante em diversos países do mundo, por sua versatilidade e fácil adaptação a culturas e climas, e, de fato, o número de jovens qualificados que deixam o Brasil tem aumentado consideravelmente”, diz Renata Amaral, especialista em Direito Empresarial do escritório Godke Advogados, que atua em processos de imigração. Segundo Renata, os brasileiros que partem para o mundo tendem a buscar países que necessitam de profissionais capacitados, como Canadá, Austrália, Espanha, Irlanda, Rússia, Estados Unidos e Nova Zelândia.

Para os que estão pensando em seguir o mesmo caminho, ela enumera os países que considera os destinos mais acessíveis a imigrantes brasileiros, hoje.

“Em primeiro lugar, a Irlanda: o país é um dos preferidos dos jovens que deixam o Brasil, pelo baixo custo de vida comparado a outros países europeus; por prover uma boa qualidade de vida e por ser uma porta de entrada para a União Europeia. O processo de imigração pode levar algum tempo, mas não é complexo. Em segundo, a Espanha, devido ao idioma, ao clima ameno – parecido com o do Brasil –, à qualidade de vida, a boas oportunidades de trabalho e ao acesso à rica cultura do país.”

Em terceiro lugar vem a Austrália, segundo a especialista. “O governo australiano tem investido cada vez mais em programas imigratórios, buscando trazer profissionais qualificados para preencher a demanda de mão de obra qualificada.” Em quarto lugar, Renata cita o Canadá. “Embora seja conhecido por suas baixas temperaturas e invernos longos, nos últimos anos o número de imigrantes brasileiros em solo canadense tem aumentado. Cidades como Vancouver e Toronto são chamarizes de imigrantes, devido à sua boa infraestrutura, qualidade de vida, segurança pública, educação e salários atrativos. O Canadá possui um déficit populacional grande e falta de mão de obra qualificada”. Segundo ela, são mais de cem tipos de processos imigratórios naquele país, o que facilita a vida inclusive daqueles que não dominam o inglês em sua totalidade.

Em quinto lugar estão os Estados Unidos. “É o país para onde, em geral, os brasileiros mais desejam imigrar, conhecido pelo sonho americano de liberdade, qualidade de vida, economia forte e inúmeras oportunidades de trabalho – mas cujo processo imigratório é demorado e extremamente criterioso”, lembra a advogada.

Em geral, são quatro as possibilidades para se obter a cidadania em outros países: pelo jus sanguinis; pelo jus solis; via matrimônio; ou por tempo de residência legal, de acordo com as determinações de cada país. “No jus sanguinis, basta possuir ascendência para ter o direito a pleitear a dupla cidadania, como é o caso da Alemanha, Japão, Itália, Reino Unido e Portugal. No jus solis, basta ter nascido no país para ter direito ao reconhecimento da cidadania, como acontece no Brasil, Paraguai, Peru, Uruguai, Estados Unidos, Canadá, Chile e Argentina, por exemplo.”

No que diz respeito ao matrimônio, “o cônjuge estrangeiro poderá requerer a cidadania pelo casamento ou união estável, se preencher alguns requisitos, a depender do reconhecimento do estado civil no novo país, da nacionalidade do casal, se algum deles é nascido em um país pertencente à União Europeia, por exemplo”, diz Renata.

Já a cidadania por residência legal irá depender de quanto tempo a pessoa está residindo legalmente no país. É possível proceder com a requisição de cidadania desta forma na Itália, em Portugal e no Reino Unido, de acordo com o prazo determinado em lei própria de cada país. “Como alguns países possuem mais de uma opção para o reconhecimento da cidadania, é necessário verificar qual delas melhor encaixa no caso em questão”, recomenda a especialista.

E como fica o status do brasileiro que emigra? “Todo e qualquer brasileiro pode possuir a dupla nacionalidade de acordo com a legislação nacional”, diz Renata, lembrando, porém, que alguns países – entre eles Paraguai, Países Baixos, Emirados Árabes, Eslováquia, Japão, Ucrânia, por exemplo – não o permitem.

A especialista dá uma última dica àqueles que pretendem sair do Brasil. “Se o brasileiro, ao deixar o país, não realizou a declaração de saída definitiva, deverá reportar todo e qualquer rendimento auferido em terras estrangeiras; as regras variam de caso a caso, mas em toda e qualquer remessa, seja no recebimento ou envio de moeda estrangeira, deve-se atentar a questões tributárias que envolvem os países de origem e destino, como eventuais acordos internacionais de tributação.”

Fonte:
Renata Amaral, advogada do Godke Advogados e especialista em Direito Empresarial, com graduação em Direito pela Universidade São Judas Tadeu (USJT), São Paulo; e pós-graduação em Business Administration pela Toronto School of Management, Canadá.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version