Logo
Imprimir esta página

Dürr desenvolve conceito de montagem flexível para a Lotus

Marca britânica de carros esportivos escolhe tecnologia da Dürr para modernizar linha de produção

A Lotus reforma a planta de Hethel e encarrega a CPM, subsidiária italiana da Dürr, de implementar uma linha de produção aberta e inovadora para renovar suas estações de montagem final. Para isso foi projetada uma solução flexível, com o uso de AGVs ProFleet.

Em 2020, a icônica marca britânica de carros esportivos Lotus alocou grandes investimentos para modernizar sua fábrica em Hethel, próximo de Norwich, no Reino Unido, incluindo o edifício onde é feita a montagem final.

Com o desenvolvimento de uma solução extremamente inovadora e flexível, a Dürr venceu a concorrência para desenvolver e instalar os equipamentos na nova estação de montagem final da Lotus, que será feita no sistema ProFleet, da Dürr. A inovação começará com o novo Emira, carro esportivo da Lotus recentemente apresentado.

Produzido pela CPM, o ProFleet é um veículo guiado automatizado (AGV), especialmente projetado para estações de montagem final. Graças à sua tecnologia inovadora, o ProFleet já foi selecionado por grandes fabricantes de automóveis no mundo todo.

Montagem final na Dürr

Para os negócios de montagem final, a Dürr preparou uma estratégia global: a NEXT.assembly. A estratégia integra todo o espectro de tecnologias e consultoria da Dürr em uma solução completa cujo objetivo é permitir que os fabricantes montem veículos da maneira mais eficiente possível. Os componentes básicos são as tecnologias de transportadores, colagem, casamento, enchimento e testes, além de soluções digitais para controle inteligente da produção geral. A Dürr oferece o portfólio como um sistema modular de componentes individuais ou como uma solução completa.

Alta eficiência, excelente usabilidade e um ambiente de trabalho seguro

A fábrica de Hethel está equipada com um total de 34 AGVs de médio porte, cada um deles contando com navegação natural. Isso significa que é possível alterar o caminho do AGV e, consequentemente, o layout de produção a qualquer momento sem grandes impactos. Os AGVs ProFleet serão usados para operações finais e de acabamento. Os ProFleet da Lotus são fornecidos com cinemática bidirecional e controlados por um sistema interno de gerenciamento de frota baseado em uma arquitetura de software aberta. Uma vantagem clara é a possibilidade da equipe operacional da fábrica intervir diretamente nas operações de cada AGV, sem necessariamente ter que aguardar suporte externo. Os AGVs também dispõem de uma plataforma de elevação eletro-hidráulica que permite levantar ou abaixar a carroceria do automóvel até a posição ideal com alta precisão. Isso significa que as operações manuais podem ser executadas com o máximo de respeito pela ergonomia, garantindo os mais altos padrões de segurança.

Tecnologias stop-and-go e de última geração

Os grandes fabricantes estão repensando os conceitos tradicionais das linhas de produção, sempre buscando maior eficiência e mais flexibilidade, além de diminuir o número de paradas e minimizar as perdas de produção. O uso de soluções de última geração, como o ProFleet, ajuda a alcançar esse objetivo.

Na fábrica da Lotus, os AGVs carregam as carrocerias no início da linha de montagem e as transportam ao longo de toda a estação no modo stop-and-go: param em uma estação de trabalho pelo tempo exigido para realizar as operações necessárias e, em seguida, continuam até a próxima e até chegar ao final da linha, onde são realizados testes e verificações de qualidade.

Tecnologia Dürr para o final da linha

No final da linha, a Lotus também conta com a experiência em testes da Dürr. O escopo de fornecimento incluiu o suporte para alinhamento de rodas x-wheel, que utiliza tecnologia de medição 3D sem contato para medir e ajustar a geometria do chassi em minutos de angulo. Além do mais, o alinhador de rodas foi combinado com o sistema de regulagem de faróis x-light e o sistema de calibração ADAS (Advanced Driver Assistance Systems, sistemas avançados de assistência ao motorista) x-DASalign, utilizado para calibrar o FRM (Front Radar Module, módulo do radar dianteiro) e a FLC (Forward Looking Camera, câmera de visão frontal). O final da linha é concluído com o sistema de testes x-road, relacionados ao modo de rolamento, funcionamento dos freios e ABS.

Figura 1: AGV ProFleet para montagem final na planta da Lotus projetado pela CPM – Grupo Dürr

Sobre a Dürr

O Grupo Durr tem marcado presença direta desde 1964 no Brasil, atualmente emprega 300 funcionários. Durr Brasil Ltda com sede em São Paulo, comercializa a maioria dos produtos do portfolio do grupo. Entre suas principais atividades estão sistemas completos de Pintura em regime chave na mão, mas também serviços, modificações e modernizações de instalações existentes não somente na indústria automobilística mas também outros setores industriais na América do Sul. Seus clientes incluem fabricantes automotivos, sua cadeia de fornecedores, e também indústria em geral. Na Durr Brasil também são oferecidos treinamentos e ensaios no centro de testes de aplicação de pintura, colagem, e vedação. Adicionalmente a Durr Brasil é responsável pela Schenck RoTec com tecnologia de balanceamento. O grupo HOMAG produz máquinas e equipamentos para a indústria madeireira. Opera a fábrica, escritórios de vendas e assistência técnica (HOMAG Indústria e Comércio de Máquinas para Madeira Ltda) em São Paulo. AGRAMKOW do Brasil produz sistemas de enchimento e equipamento de testes para refrigerantes, ar condicionado e bombas de aquecimento fabricadas em São Paulo e pertence ao grupo Durr.

O Grupo Dürr está entre os líderes mundiais em engenharia mecânica e industrial com vasta experiência em Automação e digitalização / indústria 4.0. Seus produtos, sistemas e serviços permitem processos de produção altamente eficientes e economia de recursos em diversos setores industriais. O Grupo Dürr fornece para setores da indústria como, automotiva, mecânica, química, farmacêutica, tecnologia médica e indústria de madeira. Em 2020, gerou receitas de vendas de € 3,32 bilhões. A empresa conta com 17.000 funcionários e está presente em 121 localidades, situadas em 33 países. Desde Fevereiro de 2021, a empresa Teamtechnik, especialista em automação também faz parte do grupo. O grupo atua no mercado com as marcas Dürr, Schenck, e HOMAG, por meio de cinco divisões:

Paint and Final Assembly Systems: Linhas de pintura ,instalações de montagem final, equipamentos de testes e enchimento de fluídos para a indústria automotiva, sistemas de montagem e teste para aparelhos médicos.
Application Technology: Tecnologia de robôs para a aplicação automática de tinta, selantes e adesivos
Clean Technology Systems: Sistemas de purificação de gases de exaustão, sistemas de redução de ruídos e linhas de protetivos para baterias
Measuring and Process Systems: Sistemas de balanceamento e diagnóstico
Woodworking Machinery and Systems: Máquinas e equipamentos para processamento de madeira


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto