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Líderes C-Level revelam grau de maturidade das empresas, quanto à automação de gestão de documentos fiscais

  • Quinta, 02 Setembro 2021 10:28
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cláudia Lima
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Pesquisa conduzida pela brasileira Arquivei, em parceria com Dootax, reúne informações de executivos C-Level sobre a adoção de tecnologias para automação dos processos que envolvem a gestão de documentos fiscais nas empresas.

Em pesquisa realizada pela Arquivei - referência em captura, estruturação e gestão de documentos fiscais para empresas -, em parceria com a Dootax - startup que simplifica as rotinas fiscais -, os executivos C-Level da área Fiscal/Tax revelaram a maturidade da adoção de tecnologias para a automação de processos que envolvem a gestão de documentos fiscais dentro de suas organizações.

O levantamento reúne a opinião de executivos C-Level, sendo a maioria do setor de serviços (61,19%), seguido pela indústria (19,4%), e varejo (14,93%) no Brasil. Sobre os processos fiscais automatizados, a pesquisa revela que:

Recebimento automático de NFe: 73% dos líderes C-Level disseram que sua empresa conta com recebimento automático de notas fiscais eletrônicas; enquanto 16,42% dos entrevistados apenas afirmaram não ser automatizado; e 10,45% disseram não ser, mas gostariam que fosse.

Apuração de impostos: Quanto à apuração de impostos, 43,28% dos entrevistados confirmaram trabalhar com processos automatizados, enquanto 38,81% disseram não ser, porém gostariam que fossem automáticos; e 17,91% apenas afirmaram não ser.

Cálculo de tributos: 47,76% dos entrevistados disseram usufruir de automação para o cálculo de tributos em suas empresas; enquanto 32,84% afirmaram não possuir, porém gostariam que este processo fosse automático; e 19,4% apenas disseram não ser automatizado.

Geração automática das obrigações acessórias: Pouco mais de 3 em cada 10 entrevistados (34,33%) disseram contar com automação para a geração automática das obrigações acessórias; enquanto a maioria (46,27%) afirmou não ser automático, mas que gostariam que fosse; e 19,4% apenas afirmaram não contar com automação para este processo.

Pagamentos de tributos: O número de empresas que contam com automação para o pagamento de tributos ainda é baixo (28,36%), de acordo com os líderes C-Level que responderam à pesquisa. Cinco em cada dez (50,75%), afirmaram não ter processos automáticos para este tema, mas que gostariam que fosse automatizado; enquanto 20,9% apenas afirmaram não ser automatizado.

"Considerando que grande parte dos executivos C-Level entrevistados (74,6%) disseram em nosso levantamento, que farão investimentos em tecnologias de automação ainda em 2021, certamente, muitos deles poderão comprovar a relevância do uso de tecnologias de automação para gestão de documentos fiscais, dentro de suas empresas, especialmente para estruturar informações, otimizar custos e esforços operacionais visando elevar a produtividade, além de tornar o negócio mais ágil e competitivo", destaca Isis Abbud, cofundadora e COO da Arquivei.

Quanto aos benefícios dessa automação, Isis Abbud ainda completa que "o uso inteligente de dados estruturados, provenientes de documentos fiscais como o XML, torna-se um diferencial competitivo à empresa por apoiar seus líderes na tomada rápida e eficiente de decisões, bem como promover a integração das operações de diferentes departamentos que necessitam dessas informações fiscais para acelerar os seus processos", completa.

Metodologia

A pesquisa TAX Trends 2021 da Arquivei e Dootax reúne a opinião de 67 executivos C-Level da área Fiscal/ Tax e envolvidos com tarefas relacionadas a tributos das áreas de Contabilidade, Financeiro, Jurídico Tributário e Administrativo de empresas de diferentes regiões do país, entrevistados no mês de outubro de 2020.

Sobre a Arquivei

A empresa Arquivei é referência em captura, estruturação e gestão de dados de documentos fiscais para empresas no Brasil. Sua plataforma SaaS possui integração direta com a Sefaz Nacional via webservice, permitindo consultas de notas fiscais e outros documentos fiscais eletrônicos, como CTe e MDFe. Fundada em 2014, com sede em São Carlos (SP), a Arquivei atende mais de 90 mil empresas em todo o País. Foi eleita por dois anos consecutivos uma das "100 Startups to Watch", além de ser uma das empresas selecionadas pelo Google para a imersão no Vale do Silício, nos EUA. É ainda uma das empresas apoiadas pela Endeavor. 


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