SEGS Portal Nacional

Demais

Condomínios buscam medidas para conter alta na conta da luz

  • Quinta, 02 Setembro 2021 10:26
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Clarimundo Flôres
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Manutenção contra desperdício e instalação de luz solar entram no radar dos síndicos

Diante de uma da maior crise hídrica da história, que vem impactando no aumento das tarifas de energia elétrica e elevando o risco de racionamento e apagões, muitos condomínios vêm tomando medidas para conter os gastos, que podem afetar seus orçamentos. A Cipa, uma das maiores administradoras de condomínios do país, fechou parceria com a startup gaúcha Edsun, especializada em instalação de luz solar em áreas habitacionais. O percentual de economia média anual pode começar em até 30% da conta de luz.

- Não há custo algum para a instalação desses equipamentos. A ideia é apresentar uma solução de energia limpa, que ajude a reduzir os custos dos condomínios, ainda mais diante de uma crise como essa que tende a ser prolongada - explica o gerente de Novos Negócios da Cipa, Bruno Queiroz.

A startup analisa os condomínios, identifica o quanto de energia solar eles precisam para zerar a conta e faz o investimento - que fica em torno de R﹩ 250 mil a R﹩ 300 mil para montar toda infraestrutura. Se o equipamento gerar uma economia de energia para o condomínio de R﹩ 10 mil, por exemplo, a startup cobrará R﹩ 7 mil até pagar o investimento. Depois deste período, serão R﹩ 700,00 por mês para manter o sistema funcionando e segurado.

- Entregamos 30% de redução na conta de luz dos condomínios de imediato, sem que eles precisem investir nada. E ainda fomentamos energia limpa - ressalta o CEO da Edsun, Cristiano Meditsch.

O coordenador Cipa Síndica, Bruno Gouveia, aponta que os condomínios devem estar cada vez mais atentos às exigências de autorizações e vistorias para evitar problemas que podem não apenas significar valores astronômicos nos boletos de luz, mas colocar em risco a vida e o patrimônio dos moradores. Dados da Associação Brasileira de Conscientização dos Perigos da Eletricidade (Abracopel) apontam que, em 2020, 54% dos incêndios ocorridos em casas ou apartamentos se deram por causa da sobrecarga no sistema elétrico

- A manutenção preventiva é a melhor solução nestes casos. Moradores e síndicos devem estar atentos a esta necessidade. Contratar empresas especializadas que façam este tipo de trabalho é bem mais seguro e pode evitar tanto o desperdício na conta quanto um incidente bastante amargo para todos - afirma Gouveia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Abr 17, 2026 Demais

Propriedade como fonte de renda amplia necessidade de…

Abr 17, 2026 Demais

Com crescimento de +61% na marca Cuide-se Bem em 2025,…

Abr 17, 2026 Demais

Warner Bros. Discovery celebra o Superman Day com…

Abr 17, 2026 Demais

Dia do churrasco: descubra quais são os estilos de…

Abr 17, 2026 Demais

OMO Lavanderia acelera estratégia digital com novo…

Abr 17, 2026 Demais

Pedido no INSS parado há meses? Veja quando a demora…

Abr 17, 2026 Demais

'Maldição Da Múmia' chega aos cinemas brasileiros após…

Abr 17, 2026 Demais

Terceirização em condomínios cresce, mas falhas na…

Abr 15, 2026 Demais

Paisagismo estratégico: soluções naturais para…

Abr 15, 2026 Demais

O poder coletivo da alimentação: dividir a mesa se…

Abr 15, 2026 Demais

Por que viajantes são barrados na imigração mesmo com…

Abr 15, 2026 Demais

Urbanização descontrolada causa invasão de…

Abr 15, 2026 Demais

Do mar à cidade: como levar o beachwear do verão para o…

Abr 15, 2026 Demais

Por que estamos tão esgotados?

Abr 15, 2026 Demais

Evento no Butantã Shopping destaca o papel dos cães de…

Abr 15, 2026 Demais

Inteligência artificial assume decisões operacionais e…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version