Foodtech lança solução para evitar desperdício de alimentos
De acordo com o “Índice de Desperdício de Alimentos 2021”, relatório apresentado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e a organização britânica de resíduos WRAP, 913 milhões de toneladas de alimentos foram desperdiçados em 2019, o que sugere que 17% da produção total de alimentos do mundo foram para o lixo. A maior parte, 61%, foi produzida de casa. Outros 26% pelo setor de serviço de alimentos. E o restante, 13%, pelo comércio, como supermercados ou pequenas lojas.
Tendo como um de seus objetivos evitar o desperdício de alimentos, a chef Karina Spiers criou uma foodtech, a ProntoChef, que funciona como uma solução inteligente para empresas e escritórios. Os colaboradores escolhem as refeições que querem comer a cada dia através de uma plataforma digital, minimizando radicalmente as perdas, e as empresas contratantes pagam somente pelas refeições solicitadas. Trata-se de um modelo chamado "pay-per-meal".
A foodtech entrega tudo pronto e não monta cozinha dentro das empresas. Com isso, além do melhor aproveitamento dos alimentos, também diminui o uso do espaço e de energia.
Utilizando embalagem especial com tecnologia de atmosfera modificada, que consiste em retirar oxigênio e injetar uma mistura de gases para manter o frescor do alimento por até 10 dias sem conservantes e sem congelar, as refeições são oferecidas no conceito “Grab and Go”, com pratos que podem ser aquecidos em poucos minutos no microondas, com zero manipulação.
Variado e saboroso, o cardápio da ProntoChef atende diferentes tipos de públicos, de bancos e startups a centros de distribuição e fábricas, oferecendo desde carne moída refogada com arroz e feijão até baião de dois com queijo coalho e salmão grelhado com couscous marroquino. Nenhum preparo usa frituras, açúcar refinado ou conservantes. Há ainda opções fit, veganas e vegetarianas.
As refeições da ProntoChef estão presentes em mais de 100 pontos em São Paulo, com operações próprias ou via parceiros com micro-mercados, incluindo empresas como XP Investimentos, BTG, Duratex, Band, Link School of Business e Delpak Embalagens.
Sobre a ProntoChef
Fundada em 2015 pela chef Karina Spiers, formada na Le Cordon Bleu e com passagens pelo restaurante Aizomê e pela consultoria norte-americana McKinsey & Company, a ProntoChef é uma startup de alimentos (foodtech) focada em soluções variadas de alimentação corporativa. Para isso, adota tecnologias inovadoras no processo de produção, embalagem com atmosfera modificada e plataformas digitais para se diferenciar na oferta de refeições coletivas para empresas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>