Especialista do Senac revela as tendências e novas oportunidades na área da fotografia
A arte de fotografar se tornou uma profissão dinâmica, inovadora e com muitas oportunidades de crescimento. Segundo o Anuário da Fotografia 2020, os principais segmentos do setor são: casamentos, ensaios, fotos autorais, eventos, publicidade, formatura, imóveis e pets. Além disso, 83,2% dos fotógrafos são empreendedores, enquanto 16,8% atuam como freelancer ou funcionários de empresas.
“A fotografia como profissão está alta, essa demanda é reflexo do consumo de imagens pelas pessoas em todo o mundo. Em uma sociedade na qual a comunicação acontece por meio da imagem, a necessidade de belas fotos cresce a cada dia”, diz a professora Bebete Viégas, do curso de Tecnologia em Fotografia do Centro Universitário Senac - Santo Amaro.
Para quem deseja seguir na carreira de fotógrafo, vale procurar cursos de ensino superior, livres ou técnicos que ensinem todas as etapas - da pré à pós-produção -, as diferentes técnicas e vertentes da fotografia. Também é preciso investir em inovações tecnológicas e bons equipamentos como, por exemplo, câmeras, lentes, ferramentas de iluminação e softwares de edição.
Tendências e oportunidades
Porém, o profissional deve ter estilo próprio, domínio da linguagem fotográfica, ampliar o repertório artístico, cultural e histórico para obter sucesso em um mercado competitivo. Para tanto, convidamos a professora Bebete Viégas, do curso de Tecnologia em Fotografia do Centro Universitário Senac - Santo Amaro, para revelar algumas tendências e novas oportunidades de trabalho na área da fotografia.
· Durante a pandemia, o aumento do comércio digital alavancou a demanda por fotógrafos de still (produtos), moda e estilo de vida. Também vem crescendo a procura por fotógrafos de arquitetura e interiores, principalmente por empresas ou plataformas de aluguéis de hospedagem.
· As redes sociais, como o Instagram, são os canais de conexão com o mundo, seja no âmbito comercial ou social. Para aumentar as oportunidades de trabalho, use as redes sociais como um portfólio e publique muitas imagens por dia, quanto mais bela e atraente, melhor!
· Foto natural, sem pose e sem filtros estão em alta. A ideia da fotografia menos posada está muito presente na atualidade e surge com a intenção de se contrapor a fotografia publicitária. Essa naturalidade cresceu com as redes sociais e os influencers, que passaram a produzir as próprias imagens para se aproximar de seus seguidores.
· A fotografia 360 é muito utilizada na venda de imóveis de luxo, pousadas e hotéis. Esse estilo apresenta como um complemento da imagem tradicional, permitindo com que seja possível experimentar os espaços.
· Com o avanço das redes sociais, as pessoas valorizaram a importância de ter boas fotos em situações cotidianas. É uma maneira de registrar fragmentos das vidas para guardar, com carinho, os momentos da sua história.
· As fotos realizadas por drone são um grande avanço tecnológico e muito presente no mercado. No passado, as fotos aéreas eram clicadas em helicóptero e eram caríssimas, mas, agora, com os drones, ficaram acessíveis. Esse estilo é bem requisitado em trabalho para arquitetura, cidade, jornalismo, paisagismo, ensaios em geral.
· Fotos retrô, clicadas com máquinas antigas, no estilo Polaroid, são charmosas e podem ser um destaque em álbuns de família ou porta-retratos. Essas imagens trazem o peso histórico e o resgate da memória.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>