SEGS Portal Nacional

Demais

Reciclagem de vidro colabora com redução de energia e emissão de CO2

  • Segunda, 23 Agosto 2021 10:16
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nídia Bomtempo
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

O material é 100% reciclável, o que permite a diminuição na sobrecarga em aterros sanitários e propagação de doenças

Composto essencialmente por areia, barrilha e calcário, o vidro pode ser reciclado infinitamente. O material vem da natureza, mas é um lugar que o mundo sustentável luta para não o deixar voltar. Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o Brasil gera mais de 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano.

O vidro possui características bem típicas: conservação adequada de alimentos e bebidas, tanto em relação à temperatura e permanência de sabor, odor, cor quanto durabilidade; produtos acondicionados no vidro levam menos conservantes e estabilizantes; 100% reciclável, sem perder a qualidade ou a pureza do produto.

Benefícios para o meio ambiente

A vantagem de ser totalmente reciclável faz com que contribua na diminuição da poluição ambiental, preserve o meio ambiente, alivie a sobrecarrega de lixões e aterros sanitários, diminua a quantidade de vetores de doenças, além de contribuir para geração de empregos. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 400 mil pessoas vivem da reciclagem de resíduos do lixo.

Para reciclar, não é preciso que o vidro esteja intacto. Apenas com a utilização de cacos para a produção de novas embalagens já são reduzidos o consumo de energia no processo de fusão, extração de recursos naturais e a emissão de CO2. A Verallia, terceiro maior produtor de embalagens de vidro para alimentos e bebidas do mundo, tem como objetivo mundial atingir uma redução de emissão de carbono de 27,5% até 2030.

Somente em 2019, a Verallia utilizou 53% de caco externo reciclado na produção. A meta agora é atingir perto de 59% até 2025, globalmente. “A cada 10% de cacos que adicionamos no nosso processo, são aproximadamente 5% a menos de CO2 que emitimos e 2,5% a menos de consumo de energia no processo de fabricação”, afirma Etienne Laine, diretor de Compras e Supply Chain na Verallia América Latina. Em três anos, a empresa investiu € 15 milhões em seus centros de tratamento de cacos ao redor do mundo.

Para colaborar ainda mais com o meio ambiente e ampliar o portfólio para seus clientes, a Verallia disponibiliza uma linha de produtos chamada Ecova, desenvolvida dentro de padrões diferenciados de sustentabilidade, cujo nome é inspirado na união das siglas ECO (Ecologia) e VA (Valor). As garrafas da linha ECOVA são até 30% mais leves do que as tradicionais, ou seja, consomem menos matéria-prima em sua produção e geram 15% menos emissão de CO2 durante a produção.

Com o propósito de “reimaginar o vidro para um futuro sustentável”, por meio dos pilares de aumento da circularidade das embalagens de vidro, redução significativa das emissões de CO2 nas operações e propiciar um local de trabalho seguro e inclusivo, a Verallia se dispõe a abordar seis dos 17 objetivos das Nações Unidas, trabalhando constantemente para atingir o número máximo.

Sobre a Verallia - Na Verallia, nosso objetivo é reinventar o vidro para um futuro sustentável. Queremos redefinir como o vidro é produzido, reutilizado e reciclado, para torná-lo o material de embalagem mais sustentável do mundo. Trabalhamos em uma causa comum com nossos clientes, fornecedores e outros parceiros em toda a cadeia de valor para desenvolver novas soluções saudáveis e sustentáveis para todos. Com cerca de 10 mil colaboradores e 32 fábricas em 11 países, somos o líder europeu e o terceiro maior produtor global de embalagens de vidro para alimentos e bebidas, fornecendo soluções inovadoras, personalizadas e ecologicamente corretas para mais de 10 mil empresas em todo o mundo. A Verallia produziu mais de 16 bilhões de garrafas e potes e obteve receitas de € 2,5 bilhões em 2020. A Verallia está listada no compartimento A da bolsa de valores Euronext Paris (Ticker: VRLA - ISIN: FR0013447729) e está incluída nos índices SBF 120, CAC Mid 60, CAC Mid & Small e CAC All-Tradable. No Brasil, a Verallia tem três fábricas localizadas nas cidades de Campo Bom (RS), Porto Ferreira (SP) e Jacutinga (MG) e ainda disponibiliza aos seus clientes um Centro de Criações para o desenvolvimento de novos produtos. Para mais informações acesse www.verallia.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version