Prolata firma parceria com a Sincomavi para revalorização de latas de aço
Acordo entre a associação e o sindicato fortalecerá o sistema de logística reversa na indústria de embalagens de aço em São Paulo
Em agosto, a Prolata, associação sem fins lucrativos dedicada à cadeia de logística reversa das embalagens de aço, firmou parceria com o Sincomavi (Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo). O objetivo é garantir o descarte correto e a valorização das latas de aço que condicionam materiais de construção, tintas entre outras vendidas pelos 15 mil associados da entidade que atuam nesse segmento do varejo.
O acordo ampliará ainda mais o sistema de logística reversa do segmente do aço, conforme definido na lei 12.305/2010, que estabeleceu que embalagens vazias devem ser descartadas corretamente e recicladas, evitando a degradação do meio ambiente. De acordo com Thais Fagury, presidente da Abeaço e diretora executiva da Prolata, a novidade é valiosa para o melhor gerenciamento dos resíduos do estado de São Paulo, uma vez que o sindicato representa o comércio varejista em 30 cidades da Região Metropolitana de São Paulo. “Temos responsabilidades de cunho social, de preservação do meio ambiente e de maximização do aproveitamento dos recursos naturais”, completa.
Reinaldo Pedro Correa, presidente do Sincomavi, explica que o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) se mostra uma realidade bastante desafiadora para o comércio varejista de micro e pequeno portes. “O Sincomavi tem buscado soluções para que a categoria atenda as determinações da legislação e a Prolata se mostra um parceiro estratégico nesse sentido”, ressalta.
O convênio firmado entre Prolata e Sincomavi tem como metas alavancar o número de pontos de recebimento de latas de aço e o enquadramento do varejo em sistemas de logística reversa de acordo com a PNRS.
Sobre o Prolata
A Prolata é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2012, pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço no Brasil. Iniciativa da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e coordenação e patrocínio em conjunto com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI) para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas públicas de âmbitos federal, estadual e municipal, o Prolata obtém recursos de seus associados e parceiros investidores, os quais são integralmente aplicados na manutenção e desenvolvimento de seus objetivos.
Sobre a Sincomavi
O Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo foi fundado em 18 de outubro de 1934 e representa mais de 35 mil lojistas em 30 cidades da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). As empresas do setor respondem por um faturamento anual superior a R$ 34 bilhões (2020) e por quase 90 mil postos de trabalho (junho/2021).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>