Logo
Imprimir esta página

PD Engenharia traça metas para aumentar a equidade de gênero na companhia

Em um setor ainda dominado por homens, construtora e incorporadora quer aumentar em ao menos 10% o número de colaboradores e líderes mulheres até 2023

Apesar de ainda ser minoria no setor, a construção civil tem testemunhado um crescimento da presença feminina nos últimos anos, desde funções em canteiros de obras até diretorias de empresas da área. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que, em 2018, o número de mulheres registradas nesse mercado beirava 240 mil. Em comparação, em 2007, não havia nem mesmo 110 mil profissionais em todo o país. Um aumento próximo a 120% em 11 anos, e que teve como um dos fatores a evolução da indústria de construção civil.

Mesmo com esse expressivo crescimento, o setor continua sendo dominado por homens, e buscando contribuir para a redução das diferenças de oportunidades entre os gêneros nesse mercado, a MPD Engenharia traçou importantes metas. Até 2023, a construtora e incorporadora tem como objetivo, considerando como base os números desse ano, aumentar em pelo menos 10% a participação feminina em seu quadro geral, e nos cargos de liderança da companhia.

Dos colaboradores diretos da empresa, 30% são mulheres, que já formam a maioria do quadro no ambiente corporativo da companhia. Além disso, quando consideramos apenas os cargos de gestão - como coordenadores, gerentes e diretores -, essa proporção já é a mesma entre homens e mulheres, com importantes posições ocupadas por profissionais como Débora Bertini, Diretora de Incorporação da empresa. Nesse mesmo seguimento, a MPD também tem observado, cada vez mais, a presença de estudantes mulheres em seu programa de estágios, o Fábrica de Talentos. A última turma de estagiários contou com 18 estudantes, dos quais 12 eram do sexo feminino.

Assim como no mercado profissional, esse movimento pode ser observado no ensino superior também, onde a distância entre os gêneros vem se estreitando cada vez mais. De acordo com pesquisa do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), em 2019 as mulheres já correspondiam 37,3% dos graduandos na área de Engenharia, Produção e Construção. Mesmo sendo uma média inferior a presença feminina no Ensino Superior como um todo, dados mostram que desde 2012 essa porcentagem vem crescendo de maneira regular, mesmo que lenta.

"A valorização de nossos colaboradores sempre foi uma das marcas e pilares da MPD. E seguir trabalhando para aumentar a equidade de gênero dentro da companhia, e assegurar a presença de candidatas femininas nos processos seletivos, melhorando a proporção homens/mulheres em suas fases finais, é mais uma forte demonstração disso", explica Rubia Moreira, Gerente de Recursos Humanos da MPD. "Como empresa de um ramo mais conservador, a MPD sempre teve uma atuação progressista, além de se preocupar com temas sociais que afetam todos nós. Estamos confiantes que esse é um passo importante numa questão em que ainda temos muito a avançar como sociedade".

Sobre a MPD

A MPD atua há 39 anos na construção de indústrias, hospitais, universidades, galpões de logísticas, shopping centers e na incorporação de apartamentos e escritórios de médio e alto padrão, prezando pela qualidade de acabamento, entrega 100% no prazo e pelo respeito aos seus clientes e colaboradores. Além disso, investe em desenvolvimento tecnológico e boas práticas construtivas, sem deixar de lado as responsabilidades social e ambiental. Para a MPD, seus colaboradores são seu principal pilar, sendo primordiais para que alcance seus objetivos de negócio. Pela constante valorização de sua equipe, a empresa já foi reconhecida duas vezes com o Prêmio Valor Carreira como uma das Melhores Empresas na Gestão de Pessoas, sete vezes como uma das Melhores Empresas para Você Trabalhar da revista Você S.A, além de já ter sido eleita a 3º maior construtora do país pelo Ranking INTEC 2021.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto