Logo
Imprimir esta página

Na contramão da pandemia, setor de embalagens prospera com foco em PMEs

Por Paulo Medeiros, Gerente Industrial da Printi

Quando falamos da indústria gráfica, embalagens normalmente figuram com altas porcentagens no ranking de produção do setor. Em março de 2021, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF), estes produtos foram responsáveis por 49% de toda a manufatura da indústria e a tendência é que o setor avance mais 1,6% até 2024 pelas previsões da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE).

Apesar da pandemia de COVID-19 que fez com que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil caísse 4,1% e que o setor gráfico como um todo produzisse 17,3% a menos - o maior tombo da história, segundo o IBGE -, o setor de embalagens conseguiu crescer 1%. O resultado foi impulsionado pelo aumento na abertura de pequenas e micro empresas (PMEs), que bateu recorde em 2020 com 2,6 milhões de novos microempreendedores individuais, e que continua a crescer, com mais de 1 milhão de novas PMEs entre janeiro e abril de 2021.

Entre os novos negócios abertos neste ano, mais de 80 mil deles atuam na indústria alimentícia. Com muitas pessoas apostando na venda de alimentos como fonte ou complemento de renda e com restaurantes dependendo do delivery para sobreviverem durante este período economicamente difícil, a demanda por embalagens para alimentos disparou de forma nunca antes vista e a tendência é que permaneça em alta, uma vez que os consumidores adotaram hábitos de consumo mais digitais durante o período de isolamento social.

Desta forma, notamos que existe espaço para fabricantes de embalagens que entendam as necessidades destes novos negócios e sejam capazes de atendê-las, seja com a possibilidade de adquirir embalagens personalizadas em pequenas e médias tiragens ou oferecendo atendimento de qualidade e produtos com valor competitivo a um público que até então não os tinham.

Outro ponto importante é garantir a responsabilidade no processo produtivo, atendendo todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), órgão responsável por regulamentar, controlar e fiscalizar produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública, para as diferentes embalagem, de forma que o novo negócio possa ter certeza de que está usando o tipo certo, seja ele de contato primário ou secundário, e se dedicar completamente ao seu crescimento.

No segmento gráfico, embalagens têm o potencial de ser a principal oportunidade de negócio pelos próximos anos e, por isso, é especialmente importante oferecer atendimento e produtos diferenciados para os novos empreendedores para que eles possam prosperar e continuar fomentando o desenvolvimento da indústria.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto