Retrofit pode ser uma excelente alternativa para edifícios comerciais com alta taxa de vacância
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Henderson Arsênio
- SEGS.com.br - Categoria: Demais
NEWPROPERTIES acredita em empreendimentos que tragam soluções de escritório, residência e entretenimento em um só lugar
Imagine você estar num edifício que é, ao mesmo tempo, seu local de trabalho, com seu apartamento andares acima, e um super restaurante ou uma charmosa galeria no térreo? Esta realidade é uma das tendências em arquitetura e urbanismo que grandes centros brasileiros e internacionais estão adotando.
Uma das grandes tendências em arquitetura, o retrofit propõe a modernização e adaptação de edificações, transformando tais espaços com foco em seu melhor aproveitamento, ou seja, em imóveis multifuncionais ou em conceito híbrido, que reúne uma locação ao mesmo tempo empresarial, residencial e de entretenimento. A NEWPROPERTIES acompanha as tendências do mercado e realizou alguns estudos com foco nessa oportunidade de transformação.
Em termos arquitetônicos, o retrofit traz inúmeras vantagens. A principal delas está no orçamento: é mais vantajoso revigorar um ativo imobiliário do que iniciar-se uma obra do zero. Na maioria dos casos, o aproveitamento das estruturas é precioso, e as modificações, se autorizadas por Lei Municipal, acontecem nas instalações hidráulicas, elétricas, pisos, alvenaria, utilidade e outros acabamentos ou tecnologias que proporcionem mais conforto, segurança e bem-estar.
Para dar início ao processo de modernização ou substituição do uso e funcionalidade de uma edificação, é necessário regularizar o imóvel junto a prefeituras, enquadrando-o na legislação vigente. O valor nessa técnica hoje é você tornar útil e valorizado, produtivo, um espaço que tem alto custo e está parado ou obsoleto, ou ficando com uso defasado por causa da alta taxa de vacância, especialmente com a pandemia.
A técnica do retrofit surgiu nos Estados Unidos entre os anos 1980 e 1990. A solução foi elaborada por conta das rígidas normas que preservam a memória e o patrimônio histórico-arquitetônico dos antigos edifícios norte-americanos e europeus. Sem a alternativa de demolir tais construções ou criar outras obras, a opção que surgiu foi restaurar os edifícios existentes. Segundo estimativas, cerca de metade dos projetos arquitetônicos europeus lançados nos últimos tempos utilizam essa tecnologia.
O retrofit tem um enorme impacto na questão habitacional também no Brasil. Segundo levantamento da Fundação João Pinheiro, o país tem um déficit de habitação na ordem de mais de 5,8 milhões de moradias. Praticamente, 8% dos domicílios brasileiros estão desocupados por motivos diversos. Sem falar na crescente taxa de vacância dos empreendimentos comerciais, como escritórios e shoppings, diretamente afetados pela pandemia e novos estilos de vida dos cidadãos.
Essas restaurações ou modernizações e conversão de edificações possibilitadas pelo retrofit são uma alternativa para os grandes edifícios localizados em regiões que já não apresentam tanta atratividade como antigamente. É o caso do centro antigo da capital de São Paulo, por exemplo. A transformação dos imóveis nessa região representaria melhores acomodações, solução para empresas e negócios, além de uma grande oportunidade para o mercado imobiliário.
A nova tendência foi também acelerada com a chegada da pandemia, que impossibilitou o trânsito de muitas pessoas e colaborou para que muitos possam trabalhar em casa ou a poucos metros de sua residência. A NEWPROPERTIES, que tem como missão inovar e transformar o mercado imobiliário, mediante o planejamento, criação, desenvolvimento, edificação e gestão de empreendimentos de valor nas melhores regiões, une sua grande expertise para transformar tais locais, revitalizando e reutilizando-os como espaço de compartilhamento entre lazer, negócios e residência.
A revitalização ainda soluciona a questão da mobilidade nos grandes centros urbanos, um desafio para muitas prefeituras. Com menores demandas de deslocamento, reduz-se o tráfego e trânsito as grandes capitais e cidades polo, com o benefício de qualidade de vida e ganho de tempo, algo muito apreciado pela sociedade.
Para alcançar esses objetivos e transformar grandes estruturas presentes nas principais capitais e grandes regiões metropolitanas, é fundamental que as prefeituras tenham legislações atualizadas e leis específicas que permitam tal revitalização ou conversão. Algumas regiões já revisitam seus planos diretores de urbanismo para promoverem as melhorias necessárias à boa mobilidade. A NEWPROPERTIES disponibiliza todo o seu conhecimento técnico para dialogar com os órgãos públicos e iniciativas privadas a fim de trazer a melhor solução com o melhor custo-benefício para todos os atores envolvidos.
* Alcides Gonçalves Junior é engenheiro, atuando há quatro décadas no setor de Edificações; possui graduações em Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Administração de Empresas. É sócio-diretor da FASTDI Desenvolvimento Imobiliário, empresa focada em Modelos de Negócios e Viabilidades Econômicas para Incorporações, sempre com ênfase na criação do Produto, Gestão do Funding, Marketing, Vendas; também é socio diretor do Hub Empresarial NEWPROPERTIES.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>