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Pesquisa feita com moradores do G10 mostra aumento no consumo de vinhos nas favelas

  • Sexta, 30 Julho 2021 12:06
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Guimarães
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Indo na contramão da elitização da bebida, o fermentado é o segundo mais consumido pelo grupo de moradores das comunidades com maior potencial econômico do país

Pesquisa inédita realizada pelo Outdoor Social Inteligência®, instituto de pesquisas especializado na classe C, traz indício de que os vinhos estão ganhando espaço nas maiores favelas do Brasil. Segundo o levantamento, o vinho está na prioridade de compra de bebidas alcóolicas, correspondendo a 34% dos entrevistados, tornando-se o segundo lugar no rol de bebidas mais consumidas. A cerveja, lidera, com 76% de preferência dos entrevistados.

"Cada vez mais, o vinho tem ganhado o paladar dos brasileiros. A tendência, que é forte nas classes A e B, começa a ter adeptos na classe C. A população que mora nas favelas está separada por uma questão habitacional, mas a cultura de consumo, em alguns pontos, é similar aos outros públicos”, conta Emília Rabello, fundadora do Outdoor Social e especialista em comunicação com a classe C.

A vodca também figura na lista, ocupando o terceiro lugar, representado por 27% dos entrevistados. Em seguida, o uísque, com 13%. Metade dos entrevistados (50%) afirmaram que compram bebidas alcóolicas eventualmente, ou seja, sem uma frequência definida. Quanto ao local de compra, 59% dizem fazer as compra em bares e mercados da comunidade. Em seguida, o local de compra são as adegas, que estão cada dia mais populares nas periferias: 19% dos entrevistados afirmaram ser consumidores deste perfil de estabelecimento comercial.

A pesquisa foi aplicada a 435 pessoas maiores de 18 anos de comunidades dos municípios de Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza, São Luís e Belém. O perfil dos entrevistados é misto: 50% homens e 50% mulheres. A maior faixa etária é dos 30 aos 39 anos, correspondendo a 35%, em seguida, 27% têm entre 18 e 29 anos; 22% possuem entre 40 e 49 anos, 16% estão a faixa dos 50+.

Pesquisa de opinião pública: comportamento relacionado a educação

Realização: Outdoor Social Inteligência®

Metodologia: Pesquisa presencial, realizada em junho de 2021, quantitativa por amostragem. Foram ouvidas 435 pessoas.

Sobre o Outdoor Social®

Criado em 2012, o Outdoor Social® é um negócio de impacto que atua no mercado brasileiro de publicidade como uma mídia OOH para a comunicação com a periferia e no desenvolvimento de pesquisas de opinião e consumo com este público. Presente em 6.200 comunidades em todo o país, a empresa conta com 150 agentes comunitários, responsáveis pela análise do local, cadastramento e contato junto a moradores de comunidades que cedem seus muros para a colação de painéis publicitários, grafites ou promoções, de forma remunerada. Com uma economia circular e gerando renda dentro das favelas, o sistema já beneficiou mais de 30 mil famílias. 


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