Logo
Imprimir esta página

Larissa Luz traz a fé e a arte como fontes de força em "Cante Pra Chamar", novo single em colaboração com o projeto Rumpilezzinho

“Quando esse mundo palpável está pesado, denso demais, crer que existem forças para além deste plano que fazem as coisas acontecer é a saída”. Essa é a concepção que Larissa Luz propõe em seu novo single, “Cante Pra Chamar”. Em parceria com o laboratório musical Rumpilezzinho, do maestro Letieres Leite, a cantora, compositora, curadora, produtora, ativista, atriz e empresária evoca o sentimento de fé para atravessar tempos difíceis na canção composta “no auge da pandemia”, como ela conta. A nova canção (ouça aqui), que conta com trecho de uma fala da líder religiosa, educadora e ativista Makota Valdina, também ganhou um videoclipe, já disponível no canal de Larissa no YouTube

O encontro entre fé e arte foi o impulso de Larissa Luz para a composição da letra de “Cante Pra Chamar”. Nos versos da faixa, a artista busca forças em suas crenças e traz o próprio fazer artístico como válvula de escape de suas percepções e também como fonte de persistência. “O isolamento social trouxe um momento de olhar muito mais para dentro de mim e tentar achar caminhos para atravessar essa fase de uma forma um pouco mais tranquila”, comenta Larissa sobre a sensação que despertou a necessidade de unir o universo que alimenta suas crenças à arte. “Essa música é a junção dessas duas coisas. A minha devoção em relação à arte veio como uma parceira para que eu me mantenha saudável mentalmente e também com a fé, que não me deixa sucumbir”, conta. A força do acreditar se faz presente também a partir de uma fala de uma ilustre figura que foi inserida na obra: Makota Valdina, uma das principais ativistas contra o racismo e intolerância religiosa no Brasil. Durante sua vida, a pensadora e ativista recebeu prêmios como o Troféu Ujaama, do Olodum, Troféu Clementina de Jesus, da União de Negros pela Igualdade (UNEGRO), e foi condecorada como Mestra Popular do Saber pela Fundação Gregório de Matos.

Para adicionar ritmo à faixa que reúne saberes e expressões culturais populares, Larissa Luz contou com a colaboração do projeto Rumpilezzinho na construção da sonoridade de “Cante Pra Chamar”. “Eu já sou parceira de Letieres há um tempo. A gente se conheceu, musicalmente, há muitos anos. Ele já fez participação em um show meu, eu já cantei com a Rumpilezzinho e com a Orkestra Rumpilezz, fui a muitos shows e me emocionei muito com eles”, declara a cantora sobre a relação com Letieres, idealizador dos projetos destacados por ela e companheiro de Larissa no espetáculo teatral Elza, musical em que foi diretor musical.

A inspiração surgida em contexto de isolamento social também se traduziu no registro audiovisual da faixa, que contou com uma equipe de mulheres, liderada por Juh Almeida. A fim de refletir possibilidades visuais realistas e fiéis ao momento em que “Cante Pra Chamar” nasce, a artista baiana aprofunda sua pesquisa em relação a formas de produzir conteúdo visual com recursos reduzidos. Os elementos de religiões de matriz africana que permeiam o videoclipe, unidos à estética mais cotidiana, são o caminho pelo qual Larissa busca despertar no público o sentimento de fé que ela mesma carrega e que desperta a obstinação. “Nem tudo é sobre recursos ou sobre ferramentas em si. Muitas coisas são sobre o olhar e a percepção e a música é uma delas”, finaliza Larissa.

Ouça “Cante Pra Chamar”
Assista “Cante Pra Chamar”

Ficha técnica - música:
Composição: Larissa Luz
Produção artística: Letieres Leite
Direção Musical: Jordi Amorim e Letieres Leite
Arranjos de base e sopros: Jordi Amorim
Programação: Larissa Luz
Produção executiva: Humberto Curujito e Emílio Mwana
Coordenação técnica: Humberto Curujito
Gravação, mixagem e masterização: Tadeu Mascarenhas

Ficha Técnica - vídeo:
Direção, direção criativa, roteiro: Juh Almeida
Colaboração de roteiro: Larissa Luz
Stills analógicos: Juh Almeida
Still: Flora Negri
Assistente de câmera: Flora Negri
Produção: Xulia
Arte: Jessica Maeda
Personagem: Adejatay
Montagem, finalização e cor: Natália Farias
Cabelo: Adejatay


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto