Encontrou a casa dos sonhos? Saiba quais são as etapas para concluir a compra do seu imóvel
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Ana Clara Hauy
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Alcançar o tão estimado sonho da casa própria é um percurso árduo. Quando finalmente escolhemos o imóvel, encontramos diversos obstáculos para a aquisição. Grande parte dos compradores optam pelo financiamento imobiliário por ser uma opção para aqueles que não possuem todo o valor em mãos. Com as taxas de juros mais baixas, o volume de crédito financiado tem crescido muito nos últimos anos.
A missão das imobiliárias é guiar seu cliente ao melhor e mais vantajoso financiamento, assumindo toda a complexidade e acompanhando a evolução do processo. Parece ser simples, mas não é.
Para facilitar ainda mais a experiência do comprador, uma boa estratégia é criar um passo a passo para que ele fique por dentro de todas as etapas, que são:
Simulação com os bancos
O primeiro passo é fazer uma análise comparativa com os bancos para encontrar a melhor opção de financiamento possível, considerando prazo, taxa de juros e montante total ao fim do contrato. É possível fazer essa simulação de forma totalmente digital, inclusive pelo smartphone.
Análise de crédito
Nesta etapa, o cliente recebe uma lista simplificada dos documentos necessários para a análise de crédito com os bancos, a fim de buscar a carta de aprovação.
Análise jurídica
A análise jurídica é a validação final dos três pontos que compõem o financiamento imobiliário: aprovação de crédito, avaliação do imóvel e validação dos documentos dos vendedores.
Após a conclusão desta análise feita pelo banco, acontece a emissão do contrato. Toda a documentação dos compradores, vendedores e do imóvel passa por uma análise jurídica a fim de garantir a segurança da transação e a preservação das partes envolvidas. Vale lembrar que, se o comprador quiser utilizar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), todo o processo pode ser feito junto à instituição financeira escolhida.
Avaliação do Imóvel
Concluída a etapa de escolha do melhor financiamento, é agendada a vistoria com um engenheiro eleito aleatoriamente pela instituição financeira. Isso garante as condições mínimas de habitabilidade do imóvel e garante que o valor esteja dentro dos praticados pelo mercado. Se estiver tudo correto, é emitido um laudo autorizando o aceite da propriedade como garantia do financiamento.
Emissão do contrato
Depois que a documentação é aprovada, o processo de financiamento imobiliário passa para a etapa seguinte e confirma os valores para garantir que todas as informações incluídas no contrato estejam corretas.
Agendamento de assinatura do comprador e do vendedor
O processo burocrático no banco está praticamente no final. Nesta etapa, é realizado o encontro com as partes, comprador, vendedor e banco, para assinar o contrato de financiamento. É aqui que o cliente realiza o pagamento do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), emitido junto à prefeitura.
Entrada no registro em cartório
Os contratos assinados são encaminhados ao cartório para dar início ao processo de registro. Este serviço tem uma taxa que pode variar em cada cidade e é de responsabilidade do comprador.
Análise do cartório e processo de registro
As documentações necessárias devem ser enviadas para o registro e para a emissão do boleto de pagamento da taxa.
Retirada do contrato registrado no cartório
Deve-se retirar o contrato e enviar uma cópia para cada uma das partes: banco, comprador e vendedor.
Pagamento ao vendedor
Nesta última etapa, os documentos devem ser protocolados e enviados ao banco. Com isso, é feita uma última análise para que o crédito seja liberado e o vendedor receba seu pagamento.
Com o contrato registrado, o processo de financiamento é finalizado!
O financiamento é assim, extenso e cheio de particularidades. Por isso, é tão importante ter uma boa assessoria de crédito imobiliário que guie o comprador em todas essas etapas do processo.
Roberto Nascimento, fundador e head de crédito para imobiliárias da Kzas Krédito
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