Logo
Imprimir esta página

O futuro é analítico

Konstanz Winter (*)

Konstanz Tonegawa WinterApesar de tantas incertezas que a pandemia trouxe no mundo inteiro, algo é certo: o mundo será cada vez mais dos dados. Sua utilização é estratégica em diferentes áreas de negócios e pode ser o grande diferencial competitivo das empresas, especialmente daquelas que atuam no comércio exterior. Não basta ter um grande volume de informações, mas saber extrair o que realmente interessa delas, ou seja, gerar insights a partir dos dados que são capturados por meio de ferramentas de Analytics e IA.

Se antes o foco principal das marcas era o produto, hoje a prioridade é a experiência do cliente. E para investir numa jornada que compreenda o que o cliente necessita e deseja, é fundamental ter acesso a dados que poderão ajudar no atendimento. Uma experiência diferenciada é capaz de encantar, fidelizar e gerar novos negócios.

Atualmente, existem empresas que não utilizam nem 3% dos dados que passam pelos seus sistemas. Imagine o potencial que está sendo desperdiçado sem analisá-los da maneira correta. O advento dos algoritmos, a utilização de regras extraídas de análises avançadas de dados e Machine Learning e as plataformas de Big Data permitem que as empresas tirem proveito da quantidade e variedade de dados que possuem em sua base e, também, das informações disponíveis em outras empresas, plataformas e Internet. Ignorar esse cenário é mais ou menos como ir na contramão das principais tendências de mercado.

Segundo o Gartner, até 2023, mais de 33% das grandes empresas terão analistas praticando inteligência de decisão (Decision Inteligence), que reúne várias disciplinas, incluindo gerenciamento e suporte à tomada de decisões. Ela fornece uma estrutura para ajudar os líderes de Data & Analytics a projetar, modelar, alinhar, executar, monitorar e ajustar modelos e processos de decisão no contexto de resultados e comportamento dos negócios.

O MIT Technology Review destaca que o movimento de transformação digital deverá circular, por ano, algo em torno de US$ 20 trilhões, o equivalente a mais de 20% do PIB global, sendo que os dados seguirão como um ativo de grande valor. Todas essas previsões contribuem para fortalecer dentro das empresas a cultura data-driven, capaz de gerar decisões mais assertivas, a partir da captação, extração e análise das informações capazes de transformar os negócios e a competitividade das empresas.

Já se tornou um mantra entre executivos e especialistas que os dados são o novo petróleo do mundo. E a importância deles tende a aumentar com a implementação de projetos de Internet das Coisas (IoT), que serão impulsionados pela tecnologia 5G. Com tudo conectado, a informação se tornará mais fluida, os processos mais inteligentes e o futuro mais analítico. Definitivamente, os dados são os protagonistas da vez.

(*) Konstanz Winter é gerente de Data Strategy da Asia Shipping, a maior integradora de cargas da América Latina.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto