Logo
Imprimir esta página

Petrobras supera marca de 100 mil mudas em ações de reflorestamento em São Paulo

Ações de preservação ambiental são realizadas próximas das unidades da companhia no estado

No mês do meio ambiente, celebrado em junho, a Petrobras reforça o seu compromisso de investir em projetos e ações para ampliar o conhecimento, a conservação e a recuperação da biodiversidade. As unidades da Petrobras no estado de São Paulo - as refinarias Presidente Bernardes (RPBC), de Capuava (Recap), de Paulínia (Replan), Henrique Lage (Revap) e a Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba (UTGCA), já plantaram juntas mais de 100mil mudas de espécies nativas e exóticas. As iniciativas colaboram para a recomposição da vegetação, prevenindo assoreamento de rios, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e criando ambientes para desenvolvimento da fauna.

Ao longo dos anos, a RPBC vem trabalhando para restauração de ecossistema e recuperou mais de 20 mil m² de áreas degradadas com o plantio de 30 mil mudas de árvores nativas. O Morro do Cruzeiro, às margens do córrego das Pedras e do rio Cubatão, são exemplos de áreas localizadas no interior da própria refinaria que foram reflorestadas.

Entre 2011 e 2016, a Replan plantou mais de 22 mil mudas de espécies nativas em áreas localizadas dentro da unidade, próximas aos córregos Ponte Funda e Lajeado, lagoa Pedro Guerra, sítio Tambaú e também nas margens dos rios Jaguari e Atibaia. A mata ciliar é a vegetação localizada nas proximidades de cursos d'água que tem como função conservar o ambiente ao redor de rios e redes de drenagem. Entre os seus papéis ecológicos estão a contenção de enxurradas, retenção de sedimentos e poluentes e colaboração na proteção da rede de drenagem.

A Revap também fez o plantio compensatório e enriquecimento vegetal de cerca de 13.000 mudas de árvores nativas próximo à margem do Rio Alambari, entre 2008 e 2018. A refinaria elaborou o Plano de Manejo do Parque Estadual de Campos do Jordão e do Parque dos Mananciais de Campos do Jordão, além de destinar recursos para a prefeitura de São José dos Campos elaborar o Plano de Manejo do Parque Natural do Banhado e adquirir terras para regularização fundiária, bem como tem recurso reservado para a elaboração do Plano de Manejo de outra Unidade de Conservação de Proteção Integral da cidade, o Parque Natural Municipal Augusto Ruschi, como medidas compensatórias da Modernização da Revap.

Progressos importantes na recuperação de ecossistemas também foram realizados na Recap nas últimas duas décadas. Desde 2008, a refinaria já promoveu o plantio de mais de 45 mil mudas e até 2025 pretende plantar mais 5.500. Em termos de fauna, a recuperação desse ecossistema auxiliará o fluxo migratório das aves, reafirmando a Recap como mais um ponto de descanso e alimentação, além de promover a manutenção das espécies que lá habitam.

Já a Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), em parceria com o Centro de Pesquisa da Petrobras e a Universidade de São Paulo (USP), reflorestou uma área de 78 mil m² em Caraguatatuba (SP) durante quase uma década. O projeto foi considerado reflorestamento modelo e laboratório natural, com a aplicação de várias metodologias ecológicas e plantio de mais de 20 mil mudas de diferentes espécies nativas. O projeto tem sido objeto de estudo para algumas teses de mestrado, doutorado e trabalhos de iniciação científica, além de publicações em revistas nacionais e internacionais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto