Logo
Imprimir esta página

Histórias inspiradoras: como ideias e projetos podem transformar vidas e contribuir com o enfrentamento da violência contra mulheres e meninas

Como ideias e projetos podem transformar vidas e contribuir com o enfrentamento da violência contra mulheres e meninas

Projetos liderados por Representantes da Beleza Avon reforçam o poder da informação, do suporte e do acolhimento a mulheres em situação de violência

O Instituto Avon, organização não-governamental e braço social da Avon, que atua em causas voltadas às mulheres, promove pelo quarto ano consecutivo o Prêmio Juntas Transformamos. A ação tem como objetivo identificar, dar visibilidade e reconhecer iniciativas criadas pelas mais de 1,3 milhão de Representantes da Beleza e Executivas de Vendas da Avon que contribuem para o enfrentamento da violência contra as mulheres e meninas.

Para exemplificar a diferença e o poder de transformação que uma ideia colocada em prática pode ter na vida de pessoas e suas comunidades, o Instituto Avon reconheceu em outras edições do prêmio a história de duas mulheres inspiradoras.

Empoderamento feminino

Incentivar mulheres e meninas a mudarem suas vidas é o objetivo de Luzitânia de Jesus Silva, nascida em Presidente Tancredo Neves, interior da Bahia, e representante da beleza Avon há 15 anos, que encontrou no Prêmio Juntas Transformamos o incentivo para desenvolver a ideia "Meninas e Mulheres Empoderadas". O projeto tem o objetivo de informar e conscientizar sobre as diversas formas de violência a que meninas e mulheres estão submetidas, por meio de palestras e oficinas criativas em escolas públicas de sua região.

O contato com as realidades dessas garotas mostrou a necessidade de envolver também os meninos, educando, incentivando o reconhecimento do espaço na mulher na sociedade e debatendo identidade de gênero, machismo, autoestima e projetos de vida.

O projeto foi crescendo e, com a mentoria que recebeu do Instituto Avon, o "Meninas e Mulheres Empoderadas" foi indicado para participar do edital Ela Decide, do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), em parceria com o Fundo Elas. Entre 2019 e 2020, a ação oferecia apoio para o desenvolvimento de oito projetos sobre saúde sexual e reprodutiva para mulheres, especialmente mulheres negras, na Bahia. Com o "Projeto Empoderar: A escolha é da garota", mais de 1.500 adolescentes foram impactados com oficinas criativas, aulas, leituras e dinâmicas. As etapas de oficinas renderam frutos, com diversas histórias escritas pelas meninas da rede pública de ensino, compiladas no livro de poesias "Histórias D’Elas.

"Todas as etapas de mentoria que recebi do Instituto Avon me trouxeram diversas ideias, novas sugestões e dinamismo ao projeto. O ‘Meninas e Mulheres Empoderadas’ foi crescendo e, em 2020, ganhou um novo nome, que tornou nossa identidade mais forte e, ainda, homenageou a primeira mulher empreendedora do nosso município: passamos a chamá-lo de "Coletivo Liberinas", afirma a idealizadora do projeto.

O trabalho desenvolvido pela servidora pública conta hoje com um grupo de 38 pessoas. Algumas delas prestam auxílio e apoio nos atendimentos a mulheres e meninas. Luzitânia destaca a mudança que observa em cada uma das pessoas que participam do projeto. "No início de cada oficina percebemos que o grau de conhecimento de algumas adolescentes é muito raso, nas conversas que iniciamos há uma confusão sobre os tipos de infecções sexualmente transmissíveis, o que é empoderamento feminino e autoestima. Ao final de cada rodada, notamos a mudança na forma de expor ideias e comentar os assuntos debatidos", explica.

Em 2020, diante da pandemia, o Coletivo Liberinas migrou suas atividades para as redes sociais, o que expandiu o alcance do projeto para outras regiões do país. Em lives que chegam a alcançar 12 mil pessoas, o Coletivo Liberinas recebe especialistas e debate sobre diversos temas focados no empoderamento feminino. Para as pessoas que precisam de escuta ativa e de auxílio, a iniciativa também disponibiliza atendimento telefônico e direciona os casos para os centros municipais de apoio.

O desenvolvimento do projeto também mudou os rumos da carreira de Luzitânia, que atualmente é presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher. "A cada nova etapa de atendimentos do Coletivo Liberinas entendo a importância de empoderar meninas e mulheres, porque esse é um processo de construção. Em diversos momentos, noto que eu também preciso avançar e nesses momentos tenho mais certeza da necessidade de agir para que todas tenham um futuro melhor", conclui.

Mudar o mundo contando a própria história

Veronique Alves Ribeiro é também um grande exemplo de Representante da Beleza Avon que atua como agente transformadora de sua realidade. Mais do que isso, ela encontrou em suas próprias experiências de abusos e exploração, durante a infância e adolescência, o caminho para transformar também a vida de outras mulheres e meninas.

Veronique frequentava a igreja evangélica na cidade de Cárceres (MT) e, por meio de seus testemunhos, surgiu a ideia de trabalhar em uma ação de enfrentamento à violência contra mulheres e meninas, começando no ambiente de fé. Veronique conseguiu espaço para contar sua história e, principalmente, falar sobre as mudanças que observou ao entender que sua realidade também era a mesma vivenciada por muitas outras mulheres. A missão do seu projeto "Mudar o Mundo" é ajudar a construir um mundo onde mulheres e meninas que sofreram abuso ou qualquer outra forma de violência, tenham uma vida plena e livre de traumas.

"Ao contar a minha experiência nos cultos e reuniões de pequenos grupos, sentia que poderia fazer mais por outras pessoas, mudar a vida de meninas e mulheres que vivem situações de trauma, como a violência e a exploração", explica Veronique.

Há cerca de dez anos, Veronique realiza palestras em comunidades evangélicas, empresas, escolas, conferências, dentre outros espaços, com o objetivo de conscientizar adultos e adolescentes, por meio de sua história de vida e das marcas que a violência deixou. Com os seus testemunhos, ela tem indicado apoio psicológico e orientado outras mulheres em situação parecida e, principalmente, encontrando no projeto formas para trabalhar os próprios traumas. "O exercício da empatia por meio da fala, liberta. Ao enxergar em outras pessoas as nossas dores, encontramos coragem para pedir ajuda e ajudar também", destaca Veronique.

Além do reconhecimento pelo trabalho que realiza, o Prêmio Juntas Transformamos colaborou ainda para que Veronique pudesse concluir o curso universitário em Ciências Contábeis, outro sonho que alimentava. Agora, seu desafio é aplicar todo o projeto executado em Cáceres (MT) na cidade de Londrina (PR), para onde se mudou. Desde 2020, por causa da pandemia, Veronique dá continuidade ao projeto pelo telefone, meio pelo qual recebe e atende mulheres e meninas vítimas de violência de várias regiões.

O Prêmio Juntas Transformamos

As inscrições para o Prêmio Juntas Transformamos foram prorrogadas até o dia 06 de junho e podem ser realizadas gratuitamente pelo site https://www.premiojuntastransformamos.com.br. As ganhadoras serão relevadas no mês de agosto de 2021, nas redes sociais do Instituto Avon. Além da premiação em dinheiro, elas serão reconhecidas como Embaixadoras da Causa e receberão, também, capacitações virtuais e acompanhamentos individualizados para suporte ao projeto vencedor.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto