Natura vence a maior premiação sustentável da Câmara Americana, que aponta recorde engajamento ESG no setor privado brasileiro
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Beatriz Helena Arias Avila
- SEGS.com.br - Categoria: Demais
A multinacional brasileira foi a grande vencedora do Prêmio ECO da Câmara Americana. Pesquisa da entidade aponta início de engajamento ESG em 95% das companhias
Após avaliar 129 projetos em edição com recorde de projetos inscritos, o Prêmio ECO da Amcham elegeu a Natura como a grande vencedora do ano da premiação que, há 38 anos, é o mais importante reconhecimento de sustentabilidade empresarial do país. Ao lado da multinacional brasileira de cosméticos, outros 24 cases e projetos ESG foram reconhecidos na premiação, entre startups, PME’s e grandes empresas, de 15 estados brasileiros.
"A edição 2020/21 do ECO Amcham reconheceu uma lista de iniciativas inovadoras e inspiradoras em sustentabilidade empresarial. Um marco com 25 empresas que estão fazendo práticas de transformação e reinvenção do mercado por meio de investimentos ESG, aprofundando sua relação com a sociedade e outros stakeholders", comenta Daniela Aiach, diretora de Sustentabilidade da Amcham Brasil.
Foram vencedoras desta edição iniciativas das seguintes marcas: Avon, Banco BV, BASF, Brasilseg/BB Seguros, Bristol Myers Squibb, Claro, Copasa/MG, Eco Panplas, Estância Mimosa Ecoturismo, França Women Health, Grupo Sabará, Itaú, Mars Petcare, Natura, Navegações Unidas Tapajós, Neoway, Olibi Azeites Artesanais, Órigo Energia, Química Amparo/Ypê, Renault, Rhodia, Santander, Schneider Electric, Suzano Papel Celulose e Weber Consultoria e Engenheira Ambiental. Conheça aqui todos os vencedores e projetos no premioeco.com.br .
A forte alta no tema no Brasil, especialmente no mundo empresarial, também foi identificada em pesquisa inédita com 178 líderes de companhias e startups em operação no Brasil. A maioria dos respondentes (95%) informou já ter iniciado algum nível de engajamento e ações sustentáveis da companhia, sendo que 68% já reconhece benefícios diretos dessa agenda no seu negócio. Leia aqui a pesquisa completa neste arquivo.
"A pauta ESG está a cada dia mais influenciando as estratégias e modelos de negócios e criando novas oportunidades para empresas e para a sociedade como um todo", contextualiza a CEO da Amcham Brasil, Deborah Vieitas, que na ocasião lançou a agenda estratégica da entidade com o título "ESG, A SIGLA QUE REPRESENTA OPORTUNIDADE", com acesso complete aqui no endereço amcham.com.br/agendaesg .
A Agenda ESG da Câmara Americana traz uma pauta de advocacy, promoção de melhores práticas empresariais, ações de capacitação e publicações relevantes. "Em síntese, é a contribuição da Amcham Brasil para preparar nossos associados para a revolução sustentável em curso e para influenciar um ambiente de negócios mais próspero e competitivo", complementa a CEO da Amcham Brasil.
25 cases vencedores
Nesta edição, além das iniciativas de sustentabilidade, a Amcham reconheceu também iniciativas ESG e práticas de enfrentamento à COVID-19, em junção à outra iniciativa da entidade, o movimento Soma, criado para combinar esforços de diferentes frentes (empresas, governos e sociedade), no enfrentamento aos impactos da pandemia.
A Natura recebeu nota máxima dos projetos e especialistas selecionados pela Amcham para avaliar os projetos inscritos. Ao todo, 59 jurados compõem a banca avaliadora do Prêmio Eco, entre especialistas, acadêmicos, consultores e líderes do tema no Brasil.
A empresa, através da causa ‘Cada Pessoa Importa’, desenvolveu em tempo recorde funcionalidades digitais que impulsionaram ainda mais a venda on-line, possibilitando que o trabalho da rede de consultoras fosse totalmente remoto, além de honrar os contratos com fornecedores e comunidades agroextrativistas.
Também foi criado o Fundo Natura para ações preventivas e compra de EPIs para os que foram diagnosticados com covid-19 ou perderam familiares em virtude da pandemia.
E foram também além: "promovendo iniciativas nacionais e internacionais em apoio ao combate da violência doméstica, lançando o movimento global #IsoladasSimSozinhasNão, além de se comprometerem a doar US﹩ 1 milhão a instituições de apoio a vítimas", detalhou Valéria Café, Diretora executiva do IBGC, jurada do ECO, que entregou o troféu ao lado de Helio Mattar.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>